Pergunta

Olá , equipe da automoveldicas.com.br !

Minha dúvida e consequente pergunta provém do fato de a FIAT estar lançando em breve os novos modelos da família Palio, que inclui também o meu carro.

Gostaria de saber que reação tem o mercado sobre o preço dos veículos que passam a ser modelos “antigos”, apesar de novos, como o meu que é 2003, por exemplo.

Será que depende do preço do novo modelo, ou não?

Desde já agradeço a atenção e parabenizo-os pelo trabalho.

Cordialmente,

Sandro Cordeiro

Resposta

Prezado Sandro,

Desconheço se você nos consultou sobre a compra de seu veículo, mas há tempos que vínhamos comentando sobre esta possibilidade de mudança na linha Palio. Nitidamente a Fiat já precisava de algo para se manter na liderança.

Em 2002 a montadora lançou apenas o Fiat Stilo e o Dobló. O resto da linha foi oferecida ao mercado numa melhor relação de custo / benefício. Infelizmente o que mais move o mercado automotivo são as novidades e esta estratégia Fiat não perduraria por mais tempo frente aos recém lançamentos da industria. (novo Pólo, novo Fiesta, novo Corsa, Citroen C3, novo Clio, entre tantos). Ainda em 2002 e no início deste ano os veículos da marca passaram a se utilizar dos novos motores provenientes da empresa Power Train (joint venture entre Fiat / GM).

Atualmente você possui um modelo Siena.

Inicialmente a mudança irá ocorrer somente no Palio Hatch, pois a briga pela liderança está acirrada ainda mais. A Fiat adiantou o seu lançamento, previsto para o ano de 2004, tentando brecar potencias compradores de novos produtos da concorrência. Este final de ano vai ser pra valer. A GM está sorteando 60 carros junto com Sr. Silvio Santos e divulgando os seus novos produtos.

A Fiat irá seguir a mesma estratégia com sorteio de 24 veículos no horário nobre da Globo, junto ao fantástico.

O apelo de numero um no volume de vendas é fundamental na estratégia das montadoras, que se certa forma acabam atestando a escolha do consumidor em seus produtos.

Vamos agora ao seu caso:

A Fiat já declarou que irá manter o novo Palio Hatch, convivendo com o modelo antigo. Na verdade a montadora precisa de um veículo no segmento de entrada (de 15 a 20 mil reais) e nitidamente o Uno Mille apesar de que cumprir o seu papel, não atende a expectativa dos potencias compradores. O novo Fiat Palio deve partir de R$ 20 mil reais e o antigo ficará abaixo disto. Em relação ao Siena ainda não temos o cenário, mas é bem provável que a montadora conviva com os dois modelos em segmentos e faixas de preços distintas.

Esta história de que vai manter em linha é tudo dependente de quanto continuará vendendo. A GM mantem os dois modelos de Astra Sedan com diferencias distintos a ambos. A tendência é que o modelo antigo seja descontinuado.

Não sabemos quais os volumes de vendas que justificam uma linha de produção. Com certeza para cada montadora o cenário é completamente diferente. A Fiat faz dinheiro até hoje com o seu Uno que supostamente deveria ser descontinuado com a chegada da família Palio. A VW deita e rola com o seu Santana. A Ford vendia bem o seu Fiesta antigo, mas atualmente este cenário já não é mais o mesmo.

Existem também os acordos de vendas externas, ou seja, o seu veículo atual também é exportado para outros mercados. São números que contribuem ainda mais na permanência de uma linha de produto ou na oferta dos veículos. Nosso Gol atual será exportado até 2007 para a China. Com certeza é este cenário que justificará a possível introdução de uma nova geração do modelo. Se isto não acontecesse e havendo o sucesso do Pólo e do novo Fox, já estaríamos prevendo um final da linha VW BX (Gol, Saveiro e Parati).

Perda financeira:

Quando um modelo é descontinuado (exemplo Fiat Brava) a desvalorização é bem maior em relação à chegada de um novo modelo da mesma família. Ainda assim este existe, pois conforme mencionamos acima o mercado automotivo vive de novidades, ou seja, potencias compradores de seu veículo sempre buscarão o modelo mais novo e mais moderno. Também existe o cenário financeiro, ou seja, as montadoras aproveitam o momento e posicionam o seu produto numa faixa mais alta de preço, ou seja, quer um novo terá que pagar por este. Compare os preços dos dois modelos Astra Sedan (geração nova e geração antiga).

Não adianta desesperar…….

No mercado de veículos, quanto mais tempo você ficar com o veículo e este estando em condições de uso, melhor para o seu bolso. O seu veículo é muito novo e neste sentido seria o pior negócio tentar negocia-lo. Lembre-se ainda destas promoções que estão aparecendo, com financiamentos subsidiados, preços de fábricas, mega feirões, etc, etc. Compete direto com a sua venda e o potencial comprador acaba optando por um modelo 0 km, ainda que um pouco mais caro.

Lembre-se daquele ditado que o melhor veículo é o 0 km.

Um veículo normalmente desvaloriza cerca de 20% ao primeiro ano e nos próximos uns 15% ao ano. O lançamento de um novo modelo pode piorar este cenário, mas ainda assim haverá potencial compradores para o mesmo. O Siena é um bom veículo em seu segmento e para o seu consolo as primeiras fotos publicadas na internet do novo Siena, já na agradaram a todos. Até o novo Palio é meio questionável, pois se olharmos na lateral do mesmo percebemos algo muito parecido com o modelo atual. À frente e a traseira realmente apresentam maiores mudanças.

Se observarmos os recém lançamentos da industria (novo Pólo, novo Fox, novo Citroen C3, novo Fiesta, novo Corsa) percebemos que estamos diante novos produtos, novos projetos, novos horizontes. Particularmente até acredito que isto pode representar um menor interesse pela nova família Fiat Palio, quando comparado com os recém chegados. Ainda assim é muito cedo para uma avaliação e já estamos dando palpites.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Agradeço a resposta recebida.

Por alguns momentos tive a impressão de estar lendo um artigo de revista especializada escrito especialmente para mim.

Além de responder às minhas perguntas, também clareou alguns assuntos sobre os quais eu teria perguntado em uma próxima oportunidade.

Tomei conhecimento deste site através de sites de busca e já um dos meus favoritos, assim como de alguns dos meus amigos a quem eu indiquei.

Mais uma vez obrigado e um pedido: continuem por aí.

Cordialmente.

Sandro Cordeiro