Pergunta

Prezados Srs.:

Estou pensando em dar um salto de qualidade e trocar o meu Ka (1,3) por um carro que eu gosto que é o Audi A3.

Há várias opções no mercado (usados) inclusive uma que, descobri, é o A3 1.6 com chip de potência.

O que os Srs. acham desse perfil de veículo, face ao seu peso e características embarcadas como ar condicionado de série, etc?

Obrigado pela atenção.

Antonio Neves

Resposta

Caro Antonio,

Com certeza sua opção de compra representa um dos veículos de maior sucesso, não só em nosso mercado local, mas como em outros mercados onde o modelo Audi A3 está disponível.

Ainda assim existem algumas ressalvas:

Somos contrários a este tipo de mudança na originalidade do veículo. Realmente o Audi A3 começa a ser oferecido com motor 1.6 de 101 CV e esta motorização não representa a melhor opção de desempenho da família Audi. Em contrapartida este motor representa o que existe de mais moderno a industria automotiva mundial, mesmo sendo uma solução de 8 válvulas e é amplamente utilizados em vários veículos e modelos da Holding VW (Audi, Gol, Seat, Skoda, etc).

Alterar o chip do mesmo para aumentar a sua potencia nos parece uma opção um tanto amador. Somos bastante conservadores em relação a este tipo de situação, ou seja, em nosso entender as condições originais do veículo devem ser mantidas.

Outro ponto que valida nossa posição. Se você pretende comprar um Audi usado nossa sugestão seria pela opção daqueles veículos comercializados pela rede autorizada acompanhados de um certificado de garantia Qualified. São 120 itens revisados e garantidos pela revenda autorizada. Representa uma maior segurança em sua opção de compra, pois existem premissas para este tipo de certificação. Acreditamos que um carro “chipado” na receba este tipo de garantida limitada e só isto já atesta a nossa posição de alterações da originalidade do veículo.

Se você precisa de mais potencia a linha Audi A3 é com certeza a que mais oferece opções para todos os bolsos e gostos. Existe uma opção de um motor 1.8 de 125CV, 1.8 Turbo de 150CV, 1.8 Turbo de 180CV e o esportivo importado S3 de 210CV.

Com certeza o motor 1.6 de 101 CV atende bem as premissas de desempenho, potencia e economia de combustível. Nada se compara com a versão de 180CV, mas representa um maior investimento, e uma apólice de seguros bem mais cara.

Importante: a informação aqui apresentada seria mais válida se sua opção de compra fosse para um modelo 0 km. Ainda assim vale a ressalva. Tudo indica que até o final deste ano a Audi esteja mudando o design da linha A3. O que é pior. È provável que o modelo não seja mais fabricado em São José dos Pinhais – Paraná. Nesta unidade são fabricados o Audi A3 e o Gol sob a mesma plataforma e a produção do Golf geração V será realizada no México.

O Audi a ser modificado representa o modelo de 3 portas e nosso mercado é comprador do modelo de 4 portas. Recentemente uma publicação especializada publicou uma foto de um modelo Station Wagon derivado do modelo A3. Há quem diga que seria o substituto nato do modelo A3 de 4 portas, mas a confirmação desta só mesmo do pessoal que trabalha nas estratégias do fabricante. Como não temos estas informações fiam apenas as especulações.

Como sua intenção de compra diz respeito a um modelo usado a “síndrome do vai mudar de modelo” pode não representar uma maior preocupação.

Excetuando-se estes fatores a família Audi A3 representa o verdadeiro representante do segmento definido recentemente pela industria como “compact premium”. Tem tudo que uma pessoa espera, é um veículo pequeno com relativo espaço interno, desempenho, confiabilidade e o status da marca das 4 argolas. Tudo isto acaba justificando o sucesso da montadora em nosso mercado.

Em 2000 foram 8.539 unidades vendidas.

Em 2001 foram 11.509 unidades vendidas.

Em 2002 foram 9.133 unidades vendidas.

Em 2003 até abril já foram licenciadas 3.142 unidades do modelo.

São números expressivos para um veículo que parte de algo próximo dos R$ 50 mil reais e oferecido num mercado onde, 70% dos novos veículos são comercializados com motorização 1.0.

Vamos nos falando.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados Srs.:
Obrigado pela qualidade e agilidade da resposta à minha pergunta.

Ela satisfez tudo o que eu gostaria de saber e até um pouco mais, ajudando-me muito na formação de convicção da troca pelo Audi A3.

Obrigado e parabéns pelo site,

Antonio