Pergunta

Prezados,

Gostaria de conhecer a avaliação do automóvel GM Tracker motorizado à diesel. Ele se aplica ao público feminino? E o valor do seguro, é muito alto?

Obrigado,
João

Resposta

Caro Zaidan

Vejamos as considerações em relação ao modelo pretendido:

A GM tem uma parceria e uma participação acionária no fabricante Suzuki, oferecendo a sua linha de veículo 4×4 no mercado americano sob a marca GEO.

Quando a montadora resolveu importar o mesmo veículo oferecido pela Suzuki, com certeza já conhecia a estratégia futura do fabricante Japonês que num determinado momento resolveu se retirar do Brasil.

A saída da Suzuki foi recente mais as tratativas junto a revendas autorizadas já datam de mais tempo.

A princípio a GM passou a importar o seu modelo da Argentina onde é fabricado na planta de Rosário.

A motorização escolhida inicialmente representava um motor de 2 litros, 4 cilindros, turbo diesel intercooler de potencia máxima de 87CV a 4.000 rpm. O troque era de 22 kgfm a 2.000 rpm.

Com certeza este era o grande problema do veículo, pois não atendia as expectativas dos consumidores em termos de potencia e desempenho.

A Suzuki oferecia ale de sua versão diesel um motor de 2 litros a gasolina e uma versão 2.5 V6.

A estratégia de lançamento da versão diesel pela GM visava um espaço de mercado junto com suas outras duas opções de veículos 4×4 (S10 e Blazer).

O grande diferencial Suzuki x GM seria a sua maior rede de assistência técnica permitido aos usuários um melhor pós-venda (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada) quando comparado com o produto Suzuki. Enquanto o fabricante japonês oferecia ao mais de 30 revendas autorizadas, a rede GM totaliza mais de 400 concessionários no País.

Recentemente a GM passou a oferecer o seu modelo Tracker com um motor turbo diesel de maior potência de 108CV. Esta solução oferece uma velocidade máxima de 163 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13 seg.

Principais equipamentos de série: alarme, air bag duplo, ar condicionado, CD player, direção hidráulica, ABS, EBD, travas e vidros elétricos, rodas de liga leve.

De acordo com o Jornal do Carro – Edição de 16 de julho o modelo têm preço sugerido de R$ 76 mil reais. Num momento de baixas vendas e pátios repletos de veículos é possível que você encontre uma condição melhor de compra, apesar do modelo são representar o grande problema do fabricante em termos de volumes de vendas. Recentemente vi uma reportagem de um concessionário autorizado da marca, questionando a falta de incentivo da montadora na venda do veículo. Não existe uma campanha promocional em cima do veículo e nem são todas as revendas que possuem um modelo em seu stand de vendas.

Acreditam que existe potencial mercado para o veículo e seu sucesso de vendas poderia ser maior do que o volume atual.

Publico feminino: com certeza os veículos da marca Suzuki sempre tiveram uma identidade maior com o publico feminino. Representam veículos 4×4 com bastante apelo Off Road, oferecendo ainda uma dirigibilidade muito parecida com automóveis de passeio. Existem opções mais rústicas e talvez até mais apropriadas para uma situação mais adversa, mas os veículos da marca (Suzuki e GM) atendem bem estas premissas. No caso GM este cenário não seria diferente. Aquele que deseja uma aventura mais radical e está preocupado com robustez optará por um modelo Land Rover linha Defender. Já as mulheres têm mais identidade com o modelo Tracker GM.

Seguro: estamos falando de um veículo importado, motorização diesel. Tudo isto já seria justificativas para uma apólice de seguros mais cara. Talvez em função de um baixo volume de vendas o modelo ainda esteja taxado com uma baixa sinistralidade e isto representa muito na formação de custos das seguradoras. Uma cotação de seguros junto ao seu corretor seria uma medida prudente, antes do fechamento do negócio. A utilização do perfil do usuário principal nesta cotação, também pode representar um menor custo.

Infelizmente não temos os volumes de vendas do modelo, tanto neste ano, como em 2002. Em 2002 as publicações especializadas traziam informações obre os 50 veículos mais vendidos. O mesmo não aparecia nesta linha. Em 2003 esta lista passou a informar somente os 30 veículos mais licenciados e sua presença seria ainda mais difícil.

Excluindo estes aspectos de baixo volume de vendas não vejo problemas na compra. Os riscos em relação a um compra de um Suzuki há dois anos atrás são bem menores, ainda que o veículo não seja o objetivo principal da montadora GM em seu mercado local.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

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2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

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Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento