Pergunta

Baseado nas considerações feitas do GM Tracker, gostaria de explorar um pouco mais o assunto e saber sobre:

a) A fatal de incentivo da montadora pode significar falta de perspectivas futuras da GM neste veículo.
b) Por se encaixar na faixa de R$ 76k e não haver promoções para incentivar sua venda não significa desinteresse da montadora neste veículo?
c) Assim como a Suzuki, este veículo irá deixar o nosso mercado.
d) Existem planos da GM de continuar a investir neste veículo, face o inexpressivo volume de vendas.
e) Quais são os seus principais concorrentes?
f) Qual a melhor opção no mercado para esta categoria?
g) Qual é a sugestão do “Automoveldicas” nesta categoria para atender uma mulher com um recêm nascido?

Desculpe se me extendi demais. Deve-se pois a cada resposta de vocês fico mais interessado a aprofundar meus conhecimentos.

Grato,
João Zaidan

Resposta

Caro Zaidan,

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas. São apenas considerações e suposições. Infelizmente só o Board da Companhia é que poderia responder a estes teus questionamentos com procedência, ainda assim vamos lá.

Baseado nas considerações feitas do GM Tracker, gostaria de explorar um pouco mais o assunto e saber sobre:

a) A faltal de incentivo da montadora pode significar falta de perspectivas futuras da GM neste veículo.

Não acredito. Percebo que em 2002 a GM estava focada na linha Corsa, Celta e o lançamento do Meriva. O veículo Tracker é um veículo de nicho e pouco volumes de vendas, ou seja, se coloca mais esforço nos veículos de maior volume de vendas. Como em nosso mercado 70% dos novos veículos ainda possuem motor 1.0, e este segmento que precisa ser priorizado.

b) Por se encaixar na faixa de R$ 76k e não haver promoções para incentivar sua venda não significa desinteresse da montadora neste veículo?

As promoções são válidas e trazem resultados para os grandes volumes de vendas. O veículo em questão tem motorização a diesel e só isto já encarece o modelo. Desconheço os números mínimos de volume que faça com que a montadora mantenha o volume em comercialização. Se não fazem promoções de vendas é porque estes resultados são satisfatórios para a montadora local.

c) Assim como a Suzuki, este veículo irá deixar o nosso mercado.

Não acredito. A Suzuki como Organização deixou o mercado e com esta toda a sua linha de produtos que era mais focada na linha Vitara. A GM possui um portifólio bastante extenso e o GM Tracker vem complementar uma linha de 4×4 a diesel, contando ainda com os modelos S10 e Blazer. Com certeza estes modelos vendem muito mais que o veículo Tracker, até porque a concorrência era um pouco menor nestes outros segmentos. Agora a S10 começa a sofrer uma maior concorrência (l200, Nissan Frontier, Toyota Hilux, Ford Ranger), enquanto que a Blazer ainda está sozinha no segmento dos Sport Utilities. Recentemente a Nissan lançou o seu modelo Xterra que com certeza irá tirar potencias compradores da Blazer tração 4×4 com motor a diesel.

d) Existem planos da GM de continuar a investir neste veículo, face o inexpressivo volume de vendas.

Só a montadora para responder a estes questionamentos. O veículo é produzido na Argentina e com certeza os volumes de vendas em nosso País melhoram ainda mais os resultados da unidade fabril no País vizinho. É difícil imaginar que um mercado onde a procura de veículos na faixa de R$ 20 mil reais tenha espaço para um modelo cotado há mais de R$ 75 mil com maior volume de vendas.

e) Quais são os seus principais concorrentes?

Além do baixo volume de vendas, a concorrência é bem acirrada neste mercado.

Temos o Mitsubishi TR4 fabricado em Catalão Goiás. O modelo tem motor a gasolina de 4 cilindros, e design Pininfarina. Passou a ser fabricado localmente, pois o importador não conseguia oferece-lo ao mercado com preços competitivos, sendo importado do Japão. Veja como são diferentes as estratégias das montadoras. A Mitsubishi resolve produzir um modelo, para supostamente atender o mesmo mercado do Tracker com faixas de preços na cada dos R$ 65 mil.

Toyota RAV 4: é outro importante player neste setor. Como é importado do Japão tem preço sugerido na casa dos R$ 105 mil e motorização a gasolina. Nitidamente deve vender muito menos do que o GM Tracker.

Honda CR-V: outro modelo que sofre com o problema da importação do Japão. Possui motor a gasolina e preço de R$ 116 mil.

Kia Sportage: Tem uma oferta mais próxima do GM Tracker e dependendo do modelo parte de R$ 61 mil (Sportage Diesel pequeno) até R$ 66 mil Gran Sportage. Ambos os modelos possuem motorização a diesel. A princípio nos parece uma melhor relação de custo / benefício em relação ao GM tracker, mas com certeza a incerteza da continuidade da Operação Kia no Brasil acaba representando uma menor chance de compra.

Nitidamente aquele que focar os seus negócios e depender de veículos importados somente estará com os dias contados. Somente aquelas marcas que vendem poucos veículos e elevados preços é que conseguirão manter-se no mercado, pois as estruturas são baseadas nestes cenários e baixos volumes de vendas (Ferrari, Porsche, Jaguar, Masserati, etc, ).

f) Qual a melhor opção no mercado para esta categoria?

Gosto muito da linha Land Rover Defender, mas com certeza não atende as expectativas de sua esposa. O veículo é um clássico da industria e segmento dos 4×4, mas deixa a desejar em termos de conforto, dirigibilidade e segurança. O modelo Defender 90 era oferecido no mercado americano com relativo sucesso de vendas, mas deixou de ser ofertado, pois não possui air bag motorista e a legislação local obriga a todos os fabricantes a oferece o item como item obrigatório em todos os veículos 0 km. Como o projeto é um pouco antigo, esta adaptação custaria muito caro, inviabilizando tal adaptação. A Land Rover passou a oferecer um modelo menor no mercado americano (Land Rover Free Lander) e já colhe os frutos desta nova estratégia.

No Brasil a Land Rover fabrica a linha Defender nas instalações da Ford. Lembre-se que em 2000 a Land Rover saiu das mãos da BMW e passou a ser da montadora americana. Há quem diga que a Ford já teria um novo modelo Defender em mãos, mas até agora não vimos nada.

g) Qual é a sugestão do “Automoveldicas” nesta categoria para atender uma mulher com um recêm nascido?

Diante de tudo o que foi dito, com certeza o modelo GM Tracker nos parece uma das melhores opções do mercado. Se a opção pela motorização diesel não representar uma premissa para o negócio, o modelo Mitisubishi TR4 também pode ser uma importante opção de compra, representando um menor investimento, quando comparado ao modelo GM.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados,

A cada consulta fico mais impressionado com a profundidade e consistência das informações recebidas.
Muito obrigado pelo pronto atendimento.
Abraços,

João Zaidan Nouer Filho