Pergunta

Gostaria de saber o valor de mercado, quais suas vantagens e desvantagens da VW Parati,

Grato,

Marcio Poleto.

Resposta

Prezado Marcio,

Você não passou o ano e modelo de seu veículo ou do pretendido e neste sentido vamos a algumas cotações de acordo com publicações especializadas:

Revista Motor Show:

Parati 1.0 MI Plus 16V GIII 5 portas gasolina
Ano 2001 R$ 19.900,00
Ano 2002 R$ 20.900,00
0 KM R$ 24.900,00 (não acredito nesta cotação)

Jornal do Carro:

Parati 1.0 MI Plus 16V GIII 5 portas gasolina
Ano 2000 R$ 17.992,00
Ano 2001 R$ 20.600,00
Ano 2002 R$ 23.900,00
0 KM R$ n/d

Jornal Diário de São Paulo (Tabela FIPE):

Parati 1.0 MI Plus 16V GIII 5 portas gasolina
Ano 2000 R$ 17.799,00
Ano 2001 R$ 20.342,00
Ano 2002 R$ 24.237,00
Ano 2003 R$ 26.484,00
0 KM R$ 31.293,00

Pelos números acima já da para se ter uma idéia de quanto vale o seu veículo ou sua pretensão de compra. Caso as cotações acima não atendam a sua expectativa ou erramos nos modelos de veículos, você pode fazer uma cotação online em dois importantes institutos de pesquisas muito utilizados por financeiras e seguradoras. São eles:

www.molicar.com.br
www.fipe.com.br

Durante a pesquisa você deve entrar com alguns dados (opcionais, km, localidade, ano / modelo, etc, etc) adicionais garantindo ainda mais um valor mais apurado de mercado.

Vantagens e desvantagens:

Estamos falando da segunda Sport Wagon mais vendida em nosso mercado. Por muito tempo foi a campeão absoluta neste segmento e infelizmente a VW perdeu a posição para a Fiat devido à estratégia de lançamentos.

A Fiat foi a primeira a lançar a Palio Weekend na versão de 4 portas. A VW demorou bastante para responder a este recurso e acabou perdendo parte de seu market share. A Fiat lançou a Palio Week Adventure que fora programada para responder por 15das vendas de sua família Week. O sucesso do modelo foi tão grande que hoje representa mais de 30% do volume de vendas do mesmo.

Recentemente a VW lançou uma versão mais off road da Parati, denominada como Cross Over. Ainda que não tenha os apelos de Off Road traz alguns acessórios que a deixaram bem mais bonita.

Na verdade o segmento das peruas pequenas diminuiu em muito e até outras grandes montadoras deixaram de atender este segmento. A GM por ocasião do lançamento de sue novo Corsa em 2002, deixou de fabricar o modelo Corsa Wagon e atenderá esta demanda de compradores com o seu novo monovolume GM Meriva.

A Ford também deixou de oferecer a Escort Wagon e supostamente tem seu foco neste segmento via o novo EcoSport.

São estratégias distintas e somente o futuro irá dizer se as Peruas famílias sobreviverão a estes novos lançamentos e tendências da industria.

Vejamos os volumes de vendas da Parati e Fiat Week nos últimos três exercícios, pois este número mostra bem o resultado do mercado. Vale lembrar que a Palio Week é apresentada somente como referência de segmento, e não como melhor opção de compra. Se a pergunta fosse sobre o modelo, as considerações seriam as mesmas, excetuando-se o fato de uma possível mudança na linha Palio a ser introduzida até o final de 2003 ou início de 2004. Neste sentido a prudência seria a melhor estratégia de compra.

Ano 2000:

Palio Weekend: 27.152 unidades vendidas
VW Parati: 28.171 unidades vendidas
Corsa Wagon: 7.669 unidades vendidas
Escort Wagon: 7.042 unidades vendidas

Ano 2001:

Palio Weekend: 37.247 unidades vendidas
VW Parati: 24.697 unidades vendidas
Corsa Wagon: 5.542 unidades vendidas
Escort Wagon: 3.299 unidades vendidas

Ano 2002:

Palio Weekend: 32.740 unidades vendidas
VW Parati: 22.527 unidades vendidas
Corsa Wagon: n/d (não aparece na lista dos 50 mais vendidos, mas o modelo foi descontinuado por ocasião do lançamento da nova família Corsa)
Escort Wagon: 2.429 unidades vendidas

Ano 2003 (até maio / 03)

Palio Weekend: 9.984 unidades emplacadas
VW Parati: 5.971 unidades emplacadas

Pelos números acima dá para perceber que o modelo VW continua vendendo bem apesar da perda de posição para o modelo da Fiat.

Devemos também informar que nestes números de vendas estão todos os modelos e motorizações disponíveis e neste cenário, seria esperado, que o modelo da Ford tivesse um menor participação nas vendas, pois a mesma não oferecia a motorização 1.0 para o seu modelo. Num mercado onde 70% dos novos veículos possuem tal motorização, isto acaba representando uma grande diferença na participação de vendas.

VW Parati: vale lembrar que estamos falando de um veículo consagrado de mercado, de ótima motorização, baixa manutenção, bom valor de revenda, etc, etc,.

Por ocasião do lançamento do novo VW Pólo e agora com a chegada do novo VW Tupi (projeto 249) especulou-se o termino da família VW BX (Gol, Parati e Saveiro). A montadora garante que leva o Gol e seus derivados até 2010 e que em 2007 devemos ter uma nova família da linha. É evidente que esta seria a posição de qualquer montadora, considerando ainda que seu portifólio de vendas está todo ainda focado neste segmento.

Em parte recentes acordos comerciais da VW podem levar a produção do modelo para mais longe. A VW exportará o Gol para a China até 2007 e hoje o Gol brasileiro já é o veículo de maior volume de vendas no mercado mexicano. Todo este sucesso de vendas do modelo Gol poderá com certeza estender a manufatura do mesmo em nosso mercado, considerando ainda a continuidade de suas derivações (Saveiro / Parati).

São apenas suposições e considerações, mas devemos estar atentos aos novos lançamentos e estratégias da industria.

Se sua intenção for por um compra de um veículo 0 km, talvez faça sentido considerar uma outra opção de compra (novo lançamento da industria, novas tendências, etc, etc). Se sua intenção for por uma compra de um usado, não existem receios. Pode ir de cabeça que a compra faz todo o sentido.

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.
No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existem, etc, etc, etc, etc…….

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

A consultoria atendeu as minhas expectativas, sou grato pelo serviço, tive conhecimento da consultoria através de uma busca feita pela internet,

Obrigado,

Marcio Poleto