Pergunta

Gostaria de saber qual as caracteristicas do pagerinho 97 V6 3000 aut. ;

O carro estar em excelente condicoes a um preço tentador e como gosto deste tipo de carro tenho vontade de possuir um, gostaria da ajuda de vocês que ja solicitei e é sem igual.

Grato.

Paulo Tavares

Resposta

Caro Paulo,

Inicialmente nos estranha um pouco o fato de você possuir um veículo 99 e estar considerando a compra de um veículo 97. Talvez seja o fato da Suzuki ter encerado as operações em terras locais e com certeza o fato trará mais problemas relacionados ao pós-venda do veículo (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

Também não dá para comparar um veículo Mitsubishi linha Pajero com um Suzuki Vitara. Apesar de ambos representarem bons produtos do segmento dos Sport Utilities Japoneses, o Pajero tem mais tradição, confiabilidade e carisma da marca.

O Slogan do veículo é:

Mitsubishi Pajero, The Car, The Legend……

O veículo pretendido é a versão de duas portas e algumas pessoas reclamam um pouco da dificuldade operacional de se sentar nos bancos traseiros. Este dilema você já vive hoje, talvez até com maior intenção, pois o seu Vitara também representa o modelo de duas portas.

Já fui proprietário de um Pajero Full (4 portas) com esta motorização pretendida (V6 de 150CV) e o mesmo não atendia muito o propósito do veículo. Carregado e em regime maior de utilização deixava um pouco a desejar. Como a modelo pretendido é o de duas portas, este cenário pode ser um pouco melhor.

Tanto é verdade que na seqüência a Mitsubishi lançou a linha Pajero com um motor de 6 cilindros, 3,5 litros e 202 CV de potência. É bem verdade que a concorrência (Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder, Jeep Cherokee, Ford Explorer, entre outros) já oferecia motores de maior potência e este novo lançamento atendia uma solicitação de usuários, bem como um melhor posicionamento da família em seu segmento de atuação.

Vejamos abaixo algumas características técnicas do veículo pretendido:

Mitsubishi Pajero GLS 2 portas 3.0:

Motor: longitudinal dianteiro, V6
Cilindrada: 2.972 cm3
Potência: 150Cv a 5.000 rpm
Torque: 20,1 kgfm a 4.000 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multipoint seqüencial
Transmissão: automática
Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida (super select)
Combustível: gasolina
Direção: hidráulica
Freios dianteiros: disco ventilado
Feios traseiros: disco rígido
Suspensão dianteira: independente por barras de torção
Suspensão traseira: eixo rígido com molas helicoidais
Rodas: liga leve de 15″
Pneus: 265/70R15
Comprimento: 4,145 m
Largura: 1,785 m
Altura: 1,845 m
Peso: 1.760 kg (o modelo grande pesa 2.030 kg, ou seja, representa uma grande diferença em relação à potência do motor).
Carga útil: 590 kg
Tanque: 75 l
Ângulo de entrada: 40,5 graus
Ângulo de saída: 37,5 graus
Inclinação lateral máxima: 45 graus
Rampa máxima: 42 graus
Travessia de água: 0,5 m
Vão livre do solo: 0,215 m
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo médio: 7,5 km/l (Revista Motor Show – Edição 177 Dezembro 97)

Fonte das especificações: Revista 4×4 & Cia – Edição Especial numero 2 – Compre o seu 4X4 – Ano 1998

Pelos dados acima dá para se perceber que estamos falando de um verdadeiro veículo para a utilização do fora de estrada. Talvez esta seja a maior preocupação em relação à compra do mesmo. Tente perceber o estado de conservação do veículo, perfil do antigo proprietário, manual das manutenções preventivas com o plano de serviços, realizado em revenda autorizada, seria itens importantes para checar.

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida. No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc. Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Se o veículo pretendido estiver, realmente em bom estado de conservação, vá em frente com sua intenção de compra. Representa um “upgrade” em relação ao seu veículo atual, ainda que o mesmo seja dois anos mais antigo.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento