Pergunta

Gostaria de saber dos senhores a opinão à respeito da aquisicao de um Golf Gl 97 completo, pois me apareceu uma boa oportunidade e eu gostaria de saber se seria “mico “.

Desde já agradeço!!!!

Luiz

Resposta

Caro Luiz,

Vejamos algumas considerações:

Em relação à qualidade do veículo tencionado não existem ressalvas. O veículo pretendido pertence à geração III da família Golf e o atualmente comercializado em nosso País já é da geração IV. Revistas especializadas apontam o lançamento de uma nova geração da família Golf (geração V) para o final deste ano ou começo do ano de 2004.

Lembramos que o modelo Golf é o veículo mais vendido da montadora em todos os mercados onde atua e por isso sofre muito a concorrência de outros modelos e tem peso estratégico muito grande na Corporação.

No mercado Europeu que representa o segundo mercado mundial em termos de volumes de vendas, o mesmo já sofre uma forte concorrência do Fiat Stilo, Peugeot 307 e outros modelos a serem lançados (novo Ford Focus, novo GM Astra e Citroen C4).

Vale um ressalva em relação o veículo pretendido: até 1998 os Golf disponibilizados em nosso mercado representam produtos importados. Os de modelo GTI vieram do México e os modelos GL e GLX foram importados da Alemanha. Isto pode representar um custo maior nas atividades de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

O seguro também é um item que merece preocupação. Uma cotação com o seu corretor de confiança talvez represente uma medida de prudência. A linha Golf sempre teve custos de seguros acima da media de mercado. Como o modelo pretendido pertence à geração dois importados, este cenário tem uma tendência a piorar um pouco mais.

Excluindo estas ressalvas de representar uma geração já defasada, tendendo a passar a duas gerações, posterior ao lançamento do novo modelo e o fato do veículo ser um modelo importado, pode comprar sem receios.
Não sei quanto tempo você pretende ficar com o veículo, mas resta saber se daqui a 3 anos o mercado ainda estará comprador por um modelo com duas gerações de defasagem.

Aqui vão algumas informações adicionais ao modelo pretendido:

Infelizmente nosso projeto é um ponto recente e não temos muitas informações mais específicas sobre os carros mais antigos. Ainda assim encontramos em uma publicação especializada de Outubro de 97 (Revista Carro – Edição 48) as seguintes informações:

Golf GL 1.8:

Equipamentos de série: direção hidráulica dom coluna regulável, pneus 185/60R14

Opcionais:

Pacote 1: básico + ar condicionado,
Pacote 2: pacote 1 + roda de liga leve + trio elétrico
Pacote 3: pacote 1 + trio elétrico + pintura metálica ou perolizada

Golf GLX 2.0L:

Equipamentos de série: alarme, direção hidráulica com regulagem de altura, trio elétrico, rádio toca fitas, pneus 185/60R14

Opcionais:

Pacote 1: básico + rodas de liga leve + ar condicionado
Pacote 2: pacote 1 + teto solar + ABS + air bag duplo (este pacote era cotado a US$ 4 410)
Pacote 3: pacote 1 + câmbio automático
Pacote 4: pacote 2 + câmbio automático + pintura metálica ou perolizada.

O modelo Golf GTI também tinha o teto solar como acessório no pacote 2.

Vejamos os números dos modelos:

Golf GL:

Motor: 1.8, 4 cilindros em linha, gasolina, 5 marchas, tração dianteira
Potência: 90CV a 5.500 rpm
Torque: 14,8 kgfm a 2.500 rpm
Velocidade máxima: 168 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,4 seg
Consumo cidade: 9,0 km/l
Consumo estrada: 13,8 km/l

Golf GTI:

Motor: 2.0, 4 cilindros em linha, gasolina, 5 marchas, tração dianteira
Potência: 114CV a 5.400 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 3.200 rpm
Velocidade máxima: 187 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 seg
Consumo cidade: 11,1 km/l
Consumo estrada: 13,9 km/l
Fonte: Revista Auto Esporte número 385 – junho 97

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.

Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.
Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc.
Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Recentemente a Folha de São Paulo, caderno de veículos (13 de julho) publicou um guia na compra de seu usado.

Segue abaixo o que ser verificado, segundo o jornal:

1) Carroceria:
Passe um imã envolto num pano fino para verificar se a carroceria foi reparada com massa plástica. Ondulações e diferenças nas quinas das portas e capô mostram que o veículo já sofreu uma batida.

2) Pintura:
Examine o carro a seco a luz do dia e procure bolhas na pintura. Abra as portas do capô e observe se as borrachas não estão com tinta. Isto pode indicar que o carro foi pintado para esconder algum problema.

3) Pneus:
Desgaste irregular dos pneus indica falta de alinhamento ou balanceamento.

4) Motor:
Ele não deve dar trancos nem “bater pino”. Fumaça é sinal de má regulagem, cor branca-azulada, queima excessiva de óleo.

5) Embreagem:
Se houver barulho na troca de marchas, a embreagem tem problemas.

6) Freios:
Freie bruscamente e veja se o volante não trepida. O pedal não pode estar duro demais.

7) Direção:
Perceba se o volante trepida a partir de 60 km/h, o que indica problema na direção ou falta de balanceamento.

8) Amortecedores:
Balance o carro. Se ele continuar balançando os amortecedores estão gastos.

9) Hodômetro:
Quilometragem indicada deve estar compatível com a etiqueta de troca de óleo e manual do proprietário. É comum no mercado de usados a adulteração da quilometragem.

10) Estofados, etc, etc,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento