Pergunta

Nelson, mais uma vez venho a Automoveldicas para buscar a tua opinião.

Recentemente adquiri um Scenic Alizé, devido à um comparativo feito pela Automoveldicas e, estou bastante satisfeito com a escolha.

Atualmente possuo um Palio Fire 2000 . 1.3 – 16V, que está com 50.000Km e, como tal começa a apresentar os problemas e gastos customeiros para um veículo com esta kilometragem.

Portanto, estou buscando um carro no mercado (1.0 ou 1.3), com ar e direção.

Estou entre 3 modelos: Clio, Fiesta Novo e Palio. Gostaria de sua opinião, inclusive em relação ao custo x benefício e performance em se tratando de carros 1.3 (como o meu Palio atual) e 1.0, bem como motorização 16V.

O comportamento de um carro 1.0 com ar condicionado, chega a ser comprometedor? A idéia é usar o carro para trabalho, principalmente na cidade. Fale-me também se existe a tendência de reestilização de alguns deles.

Grato,

Paulo Eduardo Cesar

Resposta

Caro Paulo,

De inicio já podemos te avisar que existe uma forte tendência da Fiat fazer uma grande reestilização em sua família Palio, ou final deste ano ou no início de 2004. Se pensarmos nesta família, a mesma foi lançada em 1996 e sofreu pequenas alterações durante estes sete anos de vida. Se olharmos os produtos concorrentes, percebemos que a Fiat precisa fazer algo para se manter na primeira posição de vendas. Perceba também que grande parte do sucesso da Fiat no Brasil está focada na família Palio, ou seja, este produto não pode deixar de ser competitivo frente a outros veículos da montadora.

Renault Clio:

A reestilização introduzida em nosso mercado no início de 2003, já havia sido realizada na Europa há mais de 2 anos. Lembre-se que aquele continente representa o segundo maior mercado de automóveis do mundo e o fabricante Renault atualmente detém o maior market share neste. Seu produto precisava concorrer com candidatos de peso.

A Renault também passou a oferecer um veículo de 3 portas com preços mais acessíveis. No início da Operação Renault no Brasil era a única a oferecer um veículo 1.0 com duplo air bag. Ninguém faz milagres e este acessório encarecia o veículo em mais de R$ 2 mil reais em relação a concorrentes diretos.

Certa vez um executivo da industria automotiva referenciou que R$ 500 reais há menos num veículo do segmento de entrada, representava uns 30 mil veículos há mais num volume de vendas anuais. É por isso que a Fiat ainda vende muito o seu Uno Mille. Parte do sucesso deste modelo está associado ao preço com que o veículo é oferecido ao mercado e não por suas características ou vantagens tecnológicas.

Nos classificados do ultimo final de semana a Renault oferecia o Clio Authentique de 2 portas com preço bastante competitivo e excelentes condições de pagamentos (R$ 20.970,00 com 70% de entrada e o restante em até 30 vezes com taxas de 0,99% ao mês). Na semana passada um outro modelo Clio mais completo e mais caro também era oferecido nestas condições. Vale a pena ver se ainda está disponível.

Ford Fiesta:

Não existem ressalvas em relação ao modelo pretendido. Com certeza o mesmo já representa um dos sucessos da Ford em nosso mercado onde representa a retomada do fabricante. Desde o seu lançamento o mesmo é muito bem aceito. Em 2003 (até maio) o modelo ocupava a sexta posição de veículos mais vendidos com 28.500 unidades. Antes deste apresentam-se Gol, Palio, Celta, Corsa e Uno.
Percebemos que na lista apresentada muitos dos veículos possuem opções do mercado de entrada, ou seja, são veículos muito mais em contas quando comparado com o modelo de entrada do Ford Fiesta. Isto acaba representando o excelente resultado do produto Ford.

O mesmo é oferecido com três opções de motorização:

1) 1.0 de 66CV
2) 1.0 Supercharger de 95CV
3) 1.6 de 98CV

Tudo irá depender de seu orçamento previsto, mas pela utilização a que se destina o motor 1.0 de 65Cv já irá atender as suas necessidades. O Supercharger na verdade representava uma estratégia da montadora de oferecer um carro com motor 1.0 (paga menos IPI) e com potencia de motor 1.6 (paga mais IPI). Em 2002 o Governo mudou as regras de cobrança deste tributo fazendo com que veículos 1.0 mais caros tivessem seus preços equiparados aos veículos 1.6 mais baratos. Se sua opção for pelo modelo 1.0 Supercharger, não se esqueça de compara-lo com o modelo de motor 1.6.

Vale uma ressalva importante de mercado: até outubro deste ano a VW deve estar lançando um novo modelo que se posicionará entre o Gol e o Polo. Ainda não tem nome, alguns chamam pelo apelido de Tupi, outros chamam de projeto 245. Será montado sob a plataforma do Pólo e oferecido com motor 1.0 e 1.6. Deve ter seu preço a partir de R$ 22 mil reais, ou seja, dentro do orçamento o qual você deve estar prevendo. O carro ainda é segredo de estado, mas com certeza também será estratégico ao fabricante numa retomada de mercado. Não acredito que a montadora, com estes planos de retomada irá lançar um veículo que não venha a surpreeender o mercado. Se você puder esperar talvez seja mais uma importante opção em sua intenção de compra. Fica somente a ressalva de que a mercado irá perceber uma maior movimentação da Fita em reestilizar a sua linha Palio e neste sentido você pode perder um pouco mais com o seu veículo atual (maior desvalorização).

Segue anexo uma planilha excell com alguns comparativos sobre os modelos pretendidos. Vale como início de estudos.
Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento