Pergunta

Consulta:

Essa ja é a 3ª pergunta que faço e gostaria de saber se é aconselhavel adquirir um Honda Civic ano(s) 94 ou 95?

Estou em dúvida entre adquir um carro antigo mais potente e completo ou um popular mais recente, por isso peço consultorias pois nas lojas os vendedores afirmam que todos os carros são bons e não dão manutenção!!!

A mecanica do Passat 95 é a mesma do Santana?
Luiz

Resposta

Caro Luiz,

Se sua pergunta fosse sobre uma aquisição de um veículo Honda Civic nossa resposta seria sim. Como se trata de um modelo Civic 94/95 a mesma é não. Não que existem problemas relacionados ao veículo, mas estamos falando de um veículo importado e como conseqüência possíveis problemas no pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Uma apólice de seguros para o modelo também pode ter seus preços elevados.
Lembre-se também que o veículo pretendido já está há duas versões desatualizadas em relação ao modelo atual.
Em 1998 a Honda mudou no estilo de seu veículo e em 2001 voltou a mexer no mesmo. Esta rápida mudança até causou um certo desconforto aos proprietários de Honda Civic (de 1998 a 2001), pois sua opção de compra foi rapidamente desatualizada, representando uma maior desvalorização do modelo.
Com a chegada do novo Toyota Corola, mais uma vez a Honda se vê numa necessidade de mudanças, pois no acumulado deste ano de 2003 (até maio) o Corola já vendeu 12.485 unidades contra 7.784 unidades do Honda Civic. Isto pode representar que o seu veículo pretendido (94/95) estaria três gerações defasadas.

Carro mais antigo e potente x carro mais novo e de menor potência:

Pelas suas opções de compra (Honda Civic / Passat importado) nos parece que você começa a avaliar estas supostas excelentes relações de custo x benefício. Não se deixe enganar, pois o que justifica estes baixos preços para os modelos importados usados é sem dúvida o seu custo elevado de pós-vendas.

Os populares ou carros de motores 1.0 evoluíram em muito. Até 2002, 75% dos novos veículos comercializados possuíam esta motorização, ou seja, comprar um veículo deste segmento significa estar junto com o rebanho. Isto também irá permitir a compra de um modelo mais novo e na maioria das vezes um modelo mais novo, no mercado de usados, representa menos problemas no carro e menores preocupações. Manter um Honda Civic 94/95 ou um Passat Importado é depender necessariamente da revenda autorizada. Considere a valor da mão de obra destas revendas para atuar nestes veículos, bem como algumas peças básicas de manutenção (filtros, pastilhas de freios, lâmpadas, etc, etc), quando comparado com o seu veículo atual. Irá perceber porque os mesmos estão tão baratos no mercado de usados. Ninguém faz milagres…..

No seu caso como o veículo pretendido é modelo 1995 a VW trazia nesta época somente os motores 2.0 (116 CV) ou VR6 (174 CV).

Veja os números desses motores baseados em dados de uma revista especializada (Motor Show):

Passat Gl 2.0 (116 CV):

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,6 seg
Vel. máxima: 195 km/h
Consumo médio: 10,6 km/h

Passat VR6 (174 CV):

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 seg
Vel. máxima: 224 km/h
Consumo médio: 9,9 km/l

Nos parece que esta motorização não é a mesma utilizada na família Santana e sim a mesma utilizada no Golf 2.0 e Bora 2.0. Ainda assim não devemos nos enganar, pois não seria a motorização o seu maior problema e sim a manutenção de itens comuns e considerados como consumíveis. O motor VW sempre foi considerado um item excelente com baixo consumo, reduzida manutenção e alta confiabilidade. Faça uma cotação das pastilhas de freios, filtros, correias, etc, deste modelo em uma revenda da marca. Além dos custos associados é provável que muitas delas não estejam disponíveis, ou seja, você ainda teria o problema da disponibilidade imediata, ou seja, alguns dias seriam necessários para o seu recebimento.
Perceba que manter um veículo importado é representa alguns custos e preocupações adicionais.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento