Pergunta

Prezados,

Estou avaliando a compra de um carro e gostaria de receber uma avaliação/comparativo entre a Tracker e a Pajero TR4. Preocupado com alguns aspectos, solicito que considerem:

Segurança – Qual tem a melhor dirigibilidade? Qual é mais segura para se dirigir na cidade/estrada?

Roubo – Qual é mais visada? Qual tem o menor valor de seguro?

Desvalorização – Qual das duas é o melhor negócio? Qual desvaloriza mais?

Considerando que o automóvel será para uso de uma mulher com filho recém-nascido, pergunto a opinião dos especialistas do Automóvel Dicas para saber qual é “MAIS carro”? Qual é a melhor compra/investimento? Qual é a sua DICA??

Obs: Sei que a Tracker (diesel) é Argentina e custa por volta de R$ 76k, enquanto que a TR4 (gasolina) é nacional e está na faixa de R$ 65K.

Muito obrigado,

João Zaidan

Resposta

Prezado João Zaidan, 

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas:

Segurança / melhor dirigibilidade:

Estamos falando de veículos muito parecidos, excluindo o fato da diferença de motorização. O motor a gasolina tem uma dirigibilidade melhor em relação à versão diesel, enquanto este fornece maior torque necessário às atividades off road. Do ponto de vista de segurança ambos veículos estão no classificados no segmento de luxo de nosso mercado e possuem o chamado air bag duplo, item considerado fundamental no quesito segurança.

O Pajero TR4 oferece uma melhor dirigibilidade em estradas. Com certeza um teste drive seria uma das alternativas possíveis e viáveis antes do fechamento de seu negócio. Infelizmente ainda não chegamos no nível das fábricas emprestarem os seus veículos para aspectos mais técnicos ou medições e neste sentido sempre procuramos passar as informações de revistas especializadas ou outras publicações do setor.

Roubo: o veículo versão a diesel (GM Tracker) é sem dúvida mais visada ao roubo. Seu seguro será calculado em função deste maior risco, ou seja, na proporção de valores terá sua apólice mais cara quando comparado ao veículo TR4. Além disto à diferença de valores de partida será determinante na determinação de seu custo de seguro. Não se esqueça de levantar o perfil do motorista e comparar qual o mais em conta. Sua esposa teoricamente pagaria menos seguro, pois é do sexo feminino, mas ainda é muito nova em relação à idade e isto pode aumentar um pouco este risco. Faça uma cotação sendo você o principal motorista. Neste levantamento de perfil as informações devem ser o mais preciso possível. Qualquer diferença em relação ao informado e o ocorrido no momento do sinistro pode trazer problemas futuros, acarretando inclusive o não pagamento do mesmo por parte da Seguradora.

Desvalorização: este é um item difícil de ser avaliado. Inicialmente os modelos vendem muito pouco e acaba dificultando o levantamento destes números. A fato do TR4 ser fabricado localmente pode ser um ponto a favor desta menor desvalorização. É um veículo que vem conquistando o seu espaço e num futuro próximo quando a Ford lançar o seu Eco Sport com tração 4×4 e air bag duplo o mercado perceberá que o TR4 tem uma excelente relação de custo / benefício. Um modelo Ford sem estes “features” já custa mais de R$ 50 mil reais. A Mitsubishi tem apresentado o modelo como uma grande alternativa frente ao modelo Eco Sport. Com certeza o valor pedido pelo modelo (R$ 64 mil) representa uma estratégia da montadora de tentar conquistar o Cliente Eco Sport de maior poder aquisitivo, ou seja, aquele que procura o modelo com motor 2.0. Se o mesmo fizer as comparações e tiver um pouco mais de verba em seu orçamento irá optar pelo Mitsubishi TR4.

Nos classificados deste final de semana a Mitsubishi oferecia o seu modelo TR4 por R$ 64.805,00. Além do excelente preço o veículo poderia ser adquirido com 50% de entrada (R$ 32.402,50) e o restante pago em 24 prestações de R$ 1.635,68, com juros de 1,49% ao mês. Se considerar que os juros sejam altos, talvez exista uma opção pelo menor prazo de pagamento (12 meses) e uma taxa mais competitiva. Este é o tipo de promoção subsidiada, visando potenciais compradores de Ecosport mais caros. Como o modelo da Ford tem filas de esperas a mesma não precisa criar situações especiais para avalancar as suas vendas. Veja que no exemplo acima a Mitsubishi acaba oferecendo uma opção que num primeiro momento representa menos dispêndio em relação ao modelo Ford, ainda que existam as prestações posteriores. Quando os juros cobrados estão num patamar razoável e nos parece que 1,45 ao mês para o compra de um bem durável um excelente negócio, o financiamento passa a ser uma boa alternativa.

Neste final de semana a GM também trazia campanhas corporativas para os seus modelos, mas o veículo Tracker não fazia parte deste anúncio. Certa vez vi uma reportagem de um revendedor autorizado GM reclamando que faltava um certo apoio da fábrica na tentativa de melhorar o posicionamento do modelo Tracker em vendas. Não são todas as revendas que possuem uma versão de teste drive ou exemplo do veículo em seu show room. Nitidamente o número de revendas autorizadas da marca com certeza é maior do que a intenção ou estratégia de vendas do fabricante.

Acreditamos que o modelo Mitsubishi seja a melhor opção de compra. Representa um menor investimento, é de fabricação nacional, menos visado a roubos e assaltos e não tem os riscos associados à continuidade ou não de suas vendas,m presente no modelo GM. Alem disto o modelo Mitsubishi está sendo oferecido em condições especiais de pagamento e valor do veículo, ou seja, o momento nos parece bom para a compra do mesmo. Historicamente desde que foi lançado em nosso mercado sempre custo algo próximo dos R$ 60 mil reais. Depois de mais de 4 anos de oferta um novo veículo é oferecido por algo próximo dos R$ 64 mil. Muito desta agressividade comercial é justificada pela fabricação local do modelo. Se o mesmo fosse importado estaria sendo oferecido por mais de R$ 90 mil e nitidamente estaria fora de seu segmento de mercado. Tanto é verdade que a Mitsubishi tirou de sua oferta os modelos Pajero Sport mais em conta (versão a gasolina, tração 4×2). Não vendiam muito e recentemente a mesma lançou um veículo entre o TR4 e a Pajero Sport (Mitsubishi Air Track).

Vamos anexar uma tabela comparativa entre os modelos pretendidos. Infelizmente um dos veículos traz mais informações do que o outro, mas são as diferenças de testes realizados pelas revistas especializadas (teste completo / teste simples). Informações adicionais podem ser obtidas no site dos fabricantes.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento