Pergunta

Consulta:

Amigos, mais uma vez estou aqui com as minhas dúvidas.

Gostaria de uma orientação bem detalhada.
Estou de olho num Ford Focus Sedan 2.0 2002, não sei se é 2001/2002 e se é 8v ou 16v. O vendedor disse que era 2.0 8v, mas os novos pela tabela da Auto Esporte só existe 2.0 16v. Bem, o negócio é o seguinte: o carro está impecável, sem nenhum arranhão, até o plástico do banco traseiro não foi retirado, e está com 8.300 Km rodados. A loja está pedindo 32.000 reais. Agora vem a pergunta:

Ele disse, que eu levasse a minha Ranger para analisar que ele receberia na troca e teríamos que ver quanto seria o valor desta troca. Gostaria que me desse uma luz e discriminasse o máximo e o mínimo o quanto eu teria que voltar. Se vale a pena trocar por um carro que não é tão comercial, principalmente quando foi lançado o novo Corolla. Sou assinante da Auto Esporte, e na edição n° 459, tem um comparativo dos Sedãs que existe no mercado, e o Focus não decepcionou na comparação.
Especificações do Focus:

Focus Sedan prata 2002 2.0, completo, menos teto solar e comando de som na coluna de direção, mas com cd player, roda de liga leve.
Especificações da Ranger:

Ranger STX 97/97, 4.0 V6, gasolina, Cab. Estendida, azul escuro, rodas de liga leve, aro 15, capota marítima, 40 m³ de gás natural. Uma carro de particular para particular, bem conservada.
Gostaria de uma resposta rápida, pois fiquei de voltar na loja na 2ª feira.

Obrigado pela atenção.

Alvaro Luis F. da Silva

Resposta

Caro Álvaro,

Em relação as cotações dos veículos, por favor utilize dois importantes sites (www.fipe.com.br e www.molicar.com.br) na busca de preços dos veículos. Ambos são utilizados pelo mercado como referência de preços nas cotações de financiamento e seguros e será um bom argumento junto ao negociante de seu futuro veículo.

Até poderíamos fazer esta cotação para sua pessoa, mas existem informações adicionais que você precisa preencher, garantindo ainda mais um melhor resultado na pesquisa. No site Molicar você só pode lançar 10 pesquisa por dia, ou seja, utilize este crédito de maneira a ter todas as informações que você precisa. Você pode ainda imprimir estas e mostrar ao negociante que você está bem “antenado” no mercado de veículos.

Em relação ao carro pretendido não há duvidas que trata-se de um excelente produto da Ford e a motorização 2.0 da linha Focus sempre representou a melhor opção numa relação peso / potência quando comparado a motorização 1.8. Vale lembrar que ambos os motores fazem parte da Família Zetec da Ford que representa uma das grandes famílias de motores disponíveis no mercado automotivo mundial.

O motor do Focus 2.0 é um 4 cilindros e possui 4 válvulas por cilindro, ou seja, é um autêntico 16V.

Vejamos agora os volumes de vendas do modelo nos últimos 3 exercícios, comparando com os concorrentes mais direto do mercado (Vectra, Corolla, Civic, Marea Sedan, Santana).

Ano 2000:

Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
VW Santana: 22.323 unidades vendidas
GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas
Focus Sedan: não foi ofertado neste ano
Marea Sedan: 7.951 unidades vendidas

Ano 2001:

Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
VW Santana: 18.103 unidades vendidas
GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas
Focus Sedan: 6.899 unidades vendidas
Marea Sedan: 7.780 unidades vendidas

Ano 2002:

Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
VW Santana: 20.190 unidades vendidas
GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas
Focus Sedan: 5.183 unidades vendidas
Marea Sedan: 5.701 unidades vendidas

Ano 2003 (até junho):

Honda Civic: 8.986 unidades vendidas
VW Santana: 6.979 unidades vendidas
GM Vectra: não consta da lista dos 30 veículos mais vendidos
Toyota Corolla: 15.274 unidades vendidas
Focus Sedan: 6.768 unidades vendidas
Marea Sedan: não consta da lista dos 30 veículos mais vendidos

Vale uma ressalva importante em 2003. A partir deste ano as montadoras informam os seus dados para as famílias de veículos e neste cenário Focus, consta os montante dos dois modelos (Sedan / Hatch). Não temos as informações em separado para o modelo Sedan e Hatch.

Pelos números acima chegamos a algumas conclusões:

O grande “player” atual no segmento dos sedans médios é sem duvida o modelo Corolla da Toyota.

Em 2000 a posição era ocupada pelo GM Vectra, que perdeu esta posição para o Civic em 2001 e 2002. A Toyota só não venceu em 2002, pois o seu novo modelo foi lançado em junho, ou seja, sua oferta só aconteceu por seis meses. Nas parciais dos meses finais o Corolla já vendia mais que todos os modelos. Também existiram alguns problemas de entrega de veículos, pois o sucesso inicial de vendas surpreendeu a todos.

Em relação ao modelo Focus Sedan o mesmo nunca chegou a vender muito. Até existe uma explicação. Enquanto o modelo Hatch era oferecido com duas motorizações (1.8 e 2.0) o modelo Sedan sempre foi oferecido com motor 2.0 e em versões mais luxuosas de acabamento. Recentemente a Ford passou a dotar o seu modelo Sedan com o motor 1.8, posicionando o veículo numa faixa de preços mais competitiva.

Também devemos considerar que o modelo Hatch se parece mais com estes novos lançamentos recém chegados (Novo Pólo, Novo Honda Fit, Citroen C3, GM Meriva, etc, etc) e se pararmos para pensar até vamos imaginar o pioneirismo da Ford de lançar o seu Focus Hatch há mais tempo.

No segmento de Sedans não tem muito que inovar, ou seja, está bem definido o que é um modelo Sedan (compartimento do motor, compartimento dos passageiros e compartimento de bagagens – os três volumes distintos).

Particularmente acho que mesmo com um tempo maior de projeto o Ford Focus continua sendo um veículo bem moderno.

Existem rumores de uma possível reestilização da família Focus no mercado Europeu, mas há quem diga que devido aos baixos volumes de vendas de veículos em nosso mercado estes carros novos (novo Golf Geração V, novo Astra, Novo Ford Focus) irão demorar um pouco mais para aqui chegar. Como você não esta comprando um carro 0 km esta síndrome da mudança de modelo poder ser menos importante.

Vejamos agora algumas especificações para o modelo pretendido:

Ford Focus Sedan:

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1.989 cm3
Potência: 130CV / 5.500 rpm
Torque: 18,2 kgfm / 4.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 km: 11,1 seg
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo estrada: 14,3 km/l
Consumo cidade: 9,9 km/l
Freios dianteiros: disco ventilado
Freios traseiros: tambor
Comprimento: 4,462 m
Largura: 1,732 m
Altura: 1,481 m
Carga útil: 510 kg
Porta malas: 460 litros
Tanque: 55 litros

Fonte especificações: Revista Auto Esporte numero 428 / janeiro 2001

Nos classificados da semana passada (Jornal Folha de São Paulo) a Ford apresentava uma campanha corporativa oferecendo o modelo Focus Sedan 1.8 por apenas R$ 35.530,00. Em semanas anteriores este modelo com motorização 2.0 passava um pouco de R$ 40 mil reais. Ainda dentro desta promoção o mesmo era negociado com 50% de entrada e o restante em 12 parcelas sem juros.

Ainda não tenho os classificados do dia de amanhã, mas até a segunda feira pela manhã podemos te informar o que o mercado tem oferecido. É capaz da Ford apontar uma outra campanha corporativa para alguns determinados modelos.

Se você é da Capital Paulista, uma boa opção de compra seria a revenda CAOA Ford.

Não temos nenhuma relação comercial com tal grupo, mas o mesmo representa o maior distribuidor Ford da América Latina e quando existem estas promoções corporativas do fabricante, na maioria das vezes, este oferece outros carros (mais completos) pelo preço do veículo da promoção. Vale a pena uma pesquisa de preço.

Perceba que com os pátios cheios, a venda do seminovo acaba sendo prejudicada, pois estas mega promoções acabam competindo diretamente com o negócio. Com os R$ 32 mil reais pedido pelo modelo pretendido, talvez seja possível comprar um veículo novo, ainda que este seja um pouco mais caro.

Talvez com um financiamento subsidiado seu dispêndio inicial até seria menor. Pense no assunto e te prometemos uma nova mensagem a partir de segunda-feira com as ofertas deste final de semana na região da capital paulista. Se você mora nesta região, considere a compra dos Jornais O Estado de São Paulo / Folha de São Paulo e Diário de São Paulo. Todos possuem classificados e cadernos especiais sobre carros e trazem anúncios destas chamadas promoções corporativas, mega feirões, campanhas promocionais, etc, etc.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento