Pergunta

Consulta:
Bom dia, esta é a minha segunda consultoria à vocês. Aproveito a oportunidade de agradecer a resposta anterior.

Devo comprar um carro zero Km nos próximos dois meses; como primeira pergunta, gostaria de saber até quando (data) o IPI reduzido permanece.

Estou em dúvida entre a Frontier SE 4×4 (Top de Linha) e a L 200 Sport 4×4 (recém lançada) nas versões GLS (121 Cv), HPE (141 Cv) e HPE Automática (141 Cv).

Na comparação entre estes quatro modelos, além do parecer de vocês, gostaria de saber a média do consumo deles e as dimensões da caçamba, pois tenho uma Falcon e estou verificando a possibilidade de transportá-la.

Obrigado,

Emerson Góis.

Resposta

Prezado Emerson,

De acordo com a mídia especializada a recente redução do IPI deve permanecer até novembro de 2003. Referencio recente porque em agosto de 2002 o Governo já havia alterado a forma de cobrança dos carros com motores 1.0 (10% para 9%) e carros com motores entre 1.0 e 2.0 de 25% para 16%.
A mais recente redução começou a vigorar em 06 de agosto de 2003 e deve permanecer até 30 novembro deste ano. Existem algumas ressalvas a saber: Os veículos médios gasolina (acima de 1.0 até 2.0) terão alíquotas de 11% até outubro e de 12% em novembro.

Os veículos médios álcool terão alíquotas de 9% até outubro e de 10% em novembro. No segmento dos populares (gasolina ou álcool) o IPI cai dos atuais 9% para 5% até outubro e volta para 6% em novembro.

Vale lembrar que os pátios das montadoras estão ainda repletos de veículos e outros assuntos importantes estão sendo tratados entre a industria automotiva e o Governo tentando minimizar possíveis piores conseqüências, tais como reduções de postos de trabalhos, fechamentos de fábricas, etc, etc. Neste sentido não seria difícil o Governo manter os índices de tributos até que o mercado retome a uma posição de normalidade.

Vale lembrar também que muitas montadoras acabaram reajustando os preços de seus veículos, em função de aumentos de custos e a chegada de sua linha 2004 e isto acaba desgastando um pouco os acordos. O Governo questiona que o repasse das reduções de impostos foi realizado, mas no momento seguinte este acabou desaparecendo por conta destes aumentos de preços.

Como você tenciona comprar um veículo a diesel este carro não consta dos recentes subsídios oferecidos pelo mercado.

Nissan Frontier x Mitsubishi L200:

Nada melhor do que um cenário dos volumes de vendas entre os dois modelos nos três últimos exercícios:

Ano 2000:

Nissan Frontier: Não aparece na lista dos top 20 dos comerciais leves (neste momento o modelo oferecido ao mercado ainda era a versão importada).
Mitsubishi L200: 6.305 unidades vendidas

Ano 2001:

Nissan Frontier: 1.334 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 8.599 unidades vendidas

Ano 2002:

Nissan Frontier: 4.122 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 9.084 unidades vendidas

Ano 2003 (até agosto):

Nissan Frontier: 3.305 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 4.252 unidades vendidas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões. Nitidamente com a oferta do novo modelo Nissan Frontier (made in Brazil) ao mercado local a Nissan conseguiu uma boa fatia de mercado. Ainda que o Mitsubishi tenha mantido sua posição quem talvez mais tenha perdido com a chegada desta importante concorrente tenha sido Ford Ranger, GM S10 e Toyota Hilux. Este situação até seria esperada, pois estes três fabricantes oferecem picapes médias bastantes desatualizadas em relação à linha Frontier, principalmente no aspecto design.

Com certeza este foi o principal motivo que levou a Mitsubishi a dar uma melhorada no design de seu modelo. Tradicionalmente a L200 tem atributos para se manter no mercado, possui muitos adeptos dos esportes radicais e aventuras off road, pois o fabricante local sempre vinculou seu produto a este tipo de situação, bem como conhecidas atividades esportivas. Ainda assim o mercado de automóveis é muito movido por novidades e não há como negar que até este lançamento recente da Mitsubishi a Nissan oferecia a picape mais bonita do mercado. Este modelo Frontier já havia sido lançado nos EUA há mais de 2 anos (foi derivada da Nissan X Terra) e conseguia um excelente resultado de vendas.
Um outro problema resolvido pela Mitsubishi no lançamento desta nova versão foi em relação a potencia do motor de seus veículos. O mercado já oferecia veículos a diesel com tração 4×4 com motores de potência superior a casa dos 130CV. Nitidamente os 87CV e 118CV das versões anteriores dos modelos L200 passariam a representar um dificultador de vendas.

A nova L200 Sport passa a oferecer 121 CV com torque de 26,2 kgfm. Já a versão Sport HPE tem 141CV e torque de 30,6 kgfm. Esta versão mais potente também é a única do mercado a oferecer opção de câmbio automático. Ainda que represente um investimento adicional de mais de R$ 5 mil reais, não deixa de ser um diferencial.

Dimensões da cabine:

Nissan CD 4×4 SE:
Comprimento: 143 cm
Largura menor: 106 cm
Largura maior: 152 cm
Capacidade carga: 1.045 kg
Consumo estrada: 14 km/l
Consumo cidade: 11,2 km/l
Potência: 132 CV a 3.600 rpm
Torque: 34,7 kgfm a 1.800 rpm

Fonte especificações técnicas: Revista Quatro Rodas junho / 02

Infelizmente em relação a esta nova L200 as matérias que dispomos não trazem detalhamentos em relação às dimensões de suas caçamba, consumo de combustíveis e capacidade de cargas. Nada que uma revenda da marca não forneça ou alguma informação adicional no site do fabricante.

Qual comprar:

Nitidamente estamos falando as duas melhores opções de veículos 4×4 CD em nosso mercado. Apontar uma em relação à outra seria injustiça. Os volumes de vendas da L200 atestam a qualidade e tradição do veículo junto aos compradores. A nova Nissan Frontier veio para brigar e seu aumento de market share já mostra este cenário. Ainda não tive oportunidade de ver a nova L200 rodando pelas ruas, mas pelas fotos apresentadas pela mídia especializada nos parece que este recente trabalho de design colocou o modelo bem próximo da Nissan. As lanternas traseiras da nova L200 pesar de bonitas nos parece um pouco pequenas em relação ao tamanho do veículo. Ainda assim são apenas detalhes.

Com certeza sua decisão será mais em função de gosto pessoal. Ambos os veículos representam excelentes opções de compras.

Não deixe de consultar o seu corretor de seguros antes da compra do mesmo. Como estamos falando de carros com valores superiores a R$ 70 mil reais e veículos utilitários movidos a diesel, o custo da apólice pode surpreender qualquer comprador.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento