Pergunta

Estou pensando em mudar de estilo de carro.

Penso numa Mitsubishi Pajero TR4 (2002/03/04).

Vcs poderiam me dizer algo a respeito desse carro.

Se a melhor é automática ou manual, relação custo benefício, facilidade de revenda, preços, etc…

Não pretendo fazer trilhas pesadas, mas utilizá-lo em estradas de terra e barro.

Grato.

Orlando de Luca Junior

Resposta

Prezado Orlando,

Vejamos algumas considerações:

Em muitas de nossas consultorias sobre o novo EcoSport da Ford sempre referenciamos o Pajero TR4. Porque ???

Porque o dia que a Ford oferecer o seu novo produto com um motor 2.0 mais potente, tração 4×4 e duplo air bag, com certeza o preço deste estará muito próximo dos R$ 64 mil reais que a Mitsubishi pede pelo seu veículo. Este cenário já mostra que atualmente a relação custo / benefício do modelo está muito razoável.

Parte do sucesso desta estratégia Mitsubishi é justificada pela decisão de manufatura local do modelo. Quando o modelo TR4 era importado (era chamado de Pajero IO) custava algo próximo dos R$ 60.000,00. Como a relação de câmbio era mais favorável, a importação do mesmo era possível e seu preço de mercado ainda era uma realidade de mercado. Nos dias de hoje, se ainda importado do Japão custaria algo próximo dos R$ 100 mil reais.

Basta olhar para os concorrentes mais próximos de seu segmento e importados de outros mercados. O Toyota RAV 4 é importado e oferecido por R$ 101 mil reais. O Honda CR-V, também importado e ainda que num segmento um pouco superior, também custa muito mais caro (cerca de R$ 116 mil).

O fato do Pajero TR4 ser um produto local também representará maiores facilidades em suas atividades de pós-vendas (manutenções preventivas, manutenções corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada).

Todo este cenário de fabricação local acaba representando uma continuidade da operação japonesa e melhores perspectivas futuras. Já se comenta na manufatura de um veículo pequeno que traria inclusive um maior volume de produção. Atualmente a fábrica da Mitsubishi em Catalão – Goiás fabrica o modelo L200 e a Pajero TR4. Esta planta tem possibilidade de produzir 30 mil veículos / ano e em 2003 deve ficar com 15 mil unidades fabricadas.

Como são produtos de baixo volume de vendas internas, especula-se inclusive a exportação de certos modelos para determinados mercados da América Latina. Considerando o preenchimento desta capacidade ociosa podemos ter novidades entre o Colt, Lancer ou Galant. Representam excelentes produtos (sedans médios e hacths) do fabricante japonês. Em outras épocas estes modelos já foram oferecidos em nosso mercado, mas a variação cambial tirou a competitividade de ambos.

Condições off-road:

Vale lembrar que o segmento que mais cresce no mundo dos automóveis é o chamado SUV (Sport Utility Vehicle), ou seja, aquele veículo que tem a capacidade de te levar onde você deseja, mas com um conforto e dirigibilidade muito parecida com a de um automóvel. Foi neste contexto que apareceram estes veículos um pouco mais requintados. Seria até uma pena colocar um veículo desta categoria em situações mais adversas.

Talvez o Pajero TR4 esteja classificado no segmento SUV Light, ou seja, é um veículo tracionado (4×4) mais nitidamente não foi concebido para grandes aventuras off road. Se você tenciona fazer trilhas, ainda que não muito pesadas, talvez a melhor opção seja por um veículo da marca Land Rover, linha Defender. Este sim fora projetado e concebido com este propósito. É evidente que em termos de conforto e dirigibilidade perde em muito para o concorrente japonês, agora “ made in Brasil”. Ainda assim é uma outra alternativa a se pensar caso sua intenção seja mais focada em situações “off-road”.

Automática ou manual:

Nitidamente a oferta das duas opções de Câmbio diz respeito ao propósito do veículo. Se for utilizado em situações mais “on road” a opção automática acaba representando inclusive um certo conforto.

Se as situações “off road” irão prevalecer, com certeza a opção manual passa a ser a melhor escolha. Pergunte a qualquer Jipeiro e perceberá que a possibilidade do controle das trocas das marchas, acabam em muito, facilitando a sua vida em trilhas.

Se você for comprar um veículo 0 km, não existem ressalvas. Agora se pretende comprar um veículo usado, perceba que está numa situação que requer mais cuidados.

Comprar um veículo usado já é uma gincana.

Comprar um Sport Utility, com possibilidades de um carro já utilizado em trilhas, representa um maior cuidado. O plano de manutenções preventivas realizado pelo antigo proprietário em revendas autorizadas da marca seria uma bom início de busca. O perfil deste antigo proprietário também poderia ser levado em conta, pois dará pistas se o mesmo já fora utilizado em trilhas. Se puder escapar neste primeiro momento, com certeza acaba representando a compra de um veículo usado, supostamente em melhores condições de conservação.

Recentemente um colega acabou comprando uma Pajero IO, ano 99 por R$36 mil reais. Durante mais de dois meses estivemos acompanhando esta fase de compras com algumas consultorias respondidas dentro das opções consideradas. O mesmo está bastante satisfeito com o veículo e inclusive já participou de um passeio 4×4 mais familiar para a ilha de Iguape. Veja algumas fotos no site www.familia4x4.com.br.

Vamos anexar um tabela com algumas informações adicionais sobre o modelo pretendido.

Depois de verificado todo este material, podemos evoluir um pouco mais em nosso trabalhos.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Rapaz, muito obrigado e parabéns pela excelente maneira como explanou a matéria.

Gostei tanto que até vou mudar minha opinião sobre “consultores” daqui para a frente. (rs***).

Vc me ajudou a decidir.

Vou comprar o Jipinho.

Abraço.

ORLANDO DE LUCA JÚNIOR