Pergunta

Amigos, finalmente depois de muitas consultas a esse site, tirando minhas dúvidas, diga-se de passagem, fui muito bem atendido, venho através desta vos anunciar que vendi meu carro, que era uma Ranger Cab. Est. STX 97/97, 4.0 6cc a gasolina e GNV, por 21.000 reais e comprei um ASTRA SEDAN 02/03 2.0 8V (modelo novo), cor vinho por 33.500 reais, com 10.500 Km rodados, super novo, até a troca de óleo foi feita com 6 meses após a compra (29/01/03) pelo antigo dono.

Estou satisfeito com o carro, mas achei a bancada meio dura.Veio com CD player de fábrica, ar , vidro, travas, porta malas, retrovisores elétricos e alarme no comando da chave. Barra de direção regulável. Não tem Air Bag, nem ABS.
Ainda estou fazendo o consumo dele dentro da cidade. Acho, que vai ficar entre 9,8 a 10,5 Km/l, pois estou andando cfe. o manual, economicamente correto.

Preciso saber de vocês, se fiz uma boa escolha, se o carro ora adquirido é bom de comércio, se a desvalorização vai ser maior do que já teve, se o consumo na qual eu citei pode ser realista e qual o futuro desse carro daqui mais uns 4 ou 5 anos (claro que não podemos prever um futuro como esse, com tantos carros sendo lançado a cada ano, mas…), período na qual, pretendo passar com ele.

Amigos, agradeço muito a atenção de vocês e espero respostas em breve.

Álvaro Furtado
Administrador de Empresas
Natal RN

Resposta

Prezado Álvaro,

Inicialmente gostaríamos de te desejar muita sorte e sucesso com vosso novo veículo. No mercado de veículos o mais importante das compras e a satisfação do usuário em relação à mesma e se você está satisfeito com o seu novo veículo, já representa um bom início.

Vejamos os números de vendas do veículo adquirido nos últimos exercícios. De certa maneira este cenário acaba uma tendência do mesmo para um futuro próximo:

Ano 2000:
Astra Hatch: 31.862 unidades vendidas
Astra Sedan: 22.859 unidades vendidas

Ano 2001:
Astra Hatch: 21.876 unidades vendidas
Astra Sedan: 19.786 unidades vendidas

Ano 2002:
Astra Hatch: 16.204 unidades vendidas
Astra Sedan: 21.785 unidades vendidas

Ano 2003: (até setembro)
Astra (Hatch / Sedan): 25.165 unidades emplacadas.

Infelizmente no ano de 2003 as montadoras passaram a consolidar o resultado de suas vendas por família de veículos, ou seja, não temos o detalhamento do que é modelo Hatch e modelo Sedan. Ainda assim se compararmos com este consolidado de 2002 os dois modelos venderam até setembro exatos 26.160, ou seja, apenas 3,8% há menos em termos de resultado.

Diante destes resultados já podemos chegar a algumas conclusões:

Nitidamente a família Astra vem mantendo um bom resultado mesmo com a chegada de novos lançamentos em sua categoria de preços (Citroen C3, Fiat Stillo, Peugeot 307, Ford EcoSport, entre outros). Isto de certa maneira dá um pouco mais de fôlego a montadora, considerando uma reestilização futura da família.

Vale lembra que a família Astra no mercado Europeu sofreu reestilização recente devido à chegada de alguns destes concorrentes já mencionados (Fiat Stillo, Peugeot 307, novo Citroen C4, novo Golf Geração V) e a GM precisava de algo novo naquele mercado que representa o segundo maior mercado de automóveis do mundo.

Quando a filial brasileira é questionada sobre a chegada desta nova família Astra em terras locais, existe uma tendência a não mexer no produto atual, principalmente em relação aos baixos volumes de vendas para depreciar os investimentos necessários a nova linha e principalmente porque o produto atual ainda consegue um bom resultado. Particularmente não acredito que a GM Brasil venha a mexer em sua linha Astra, num curo espaço de tempo, como ocorreu com o modelo Europeu. No médio e longo prazo isto pode ocorrer.

Até lá você já deve ter depreciado um pouco mais o seu veículo, pois não há como negar que a chegada de uma nova geração de uma família de veículos sempre representa uma maior desvalorização do produto atual. Ainda assim não há motivos para preocupações. Muitas e muitas pessoas ainda vão comprar este Astra que vem sendo comercializado com relativo sucesso por parte da montadora local. Somente como referência dois concorrentes de peso da família Astra, Fiat Stillo e VW Golf venderam respectivamente em 2003 (até setembro) 11.598 unidades e 11.844 unidades. Ainda que estes dois modelos sejam oferecidos em uma única versão de carroceria o resultado da família Astra representa mais do que o dobro de qualquer um desses.

Consumo:

Este assunto é um pouco polêmico, mas inicialmente as médias por você apresentadas estão bem razoáveis para um consumo cidade e uma motorização 2.0.

De acordo com o Jornal do Carro o seu veículo tem um consumo médio de 12,1 km/l (cidade / estrada). Um resultado de dois dígitos para uma utilização cidade nos parece bem razoável.

Talvez a falta de um air bag possa ser um dificultador futuro na venda. O brasileiro já passou a exigir alguns itens, antes considerados como opcionais e agora tratados como obrigatórios (Ar condicionado e direção hidráulica, por exemplo). O air bag duplo começa a despontar como um item muito procurado, principalmente em veículos da categoria do seu (topo de linha da família). Ainda assim não existem milagres se o mesmo estivesse configurado com tais itens custaria no mínimo uns R$ 3.000,00 há mais do que foi pago.

Sua compra foi boa e com certeza você não irá se arrepender do negócio realizado.

Boa sorte e sucesso,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento