Pergunta

Acabo de adquirir o Clio 1.0 16V/2001/01 c/ar cond.+trio eletrico e pintura cristalizada.

Estou satisfeito com o nivel de conforto,ruido,economia e motor agil, porem estou preocupado c/o que dizem das concessionarias da marca e valor de reposicao de pecas.

Pergunto se a valorizacao desse carro eh estavel daqui a 01 ano ou seria mais negocio troca-lo ja por um Gol 1.0 16v geracao III ou um Palio 1.0 motor Fire geracao II ou mesmo pelo Clio 2004 1.0 16v modelo novo?

Agradeco suas excelentes considerações.

Atenciosamente,
Jose Luiz Monteiro

Resposta

Prezado José Luiz,

Vejamos as suas considerações:

Inicialmente você aponta que acaba de adquiri o veículo e está muito satisfeito com o mesmo, além deste ser completo em termos de acessórios (ar condicionado e direção hidráulica). Se o veículo está realmente em bom estado o melhor a fazer é depreciar o seu investimento, ou seja, tentar ficar com este o mais tempo possível.

Você adquiriu em 2003, um veículo 2001. Supostamente aquela maior desvalorização (primeiro ano) já ocorreu e no seu caso em específico esta foi maior ainda, pois no início deste ano a Renault remodelou a sua linha Clio. Para a sua sorte estas mudanças representaram pequenas maquiagens, ou seja, os veículos antigos e mais novos são muito parecidos. Não representou uma mudança de geração na família Clio, como ocorre em outras marcas. O novo Fiat Palio a ser introduzido em nosso mercado será bem diferente daqueles vendidos até 2000 e muito diferente dos oferecidos atualmente pela montadora. Neste caso os carros mais antigos têm uma tendência a uma maior desvalorização.

Em relação a sua compra, referenciamos o maior tempo possível de permanência com o seu veículo atual, mas perceba que o mesmo precisa estar naquele momento onde os gastos representam os custos normais de manutenção. Quando um veículo começa a ficar mais velho é normal um maior volume de gastos, sem falar na falta de segurança do mesmo. Neste caso a melhor estratégia seria para a venda do mesmo. Não é o seu caso pois o mesmo ainda tem 2 anos, deve ter uns 40.000 km rodados, ou seja, ainda tem muito chão pela frente.

Uma outra estratégia a ser seguida seria fazer uma poupança considerando a compra futura. Mesmo que alguns digam que o valor do seu veículo se distancia a cada ano do valor do novo, se você tem esta reserva passa a ser a melhor estratégia financeira. Perceba que os custos fixos de um veículo (licenciamento / seguro) são diretamente proporcionais ao valor do bem. Se você tem um bem de R$20 mil, pagará muito menos se este novo bem custo R$ 10 mil. Se este diferença está numa aplicação financeira, rendendo ao seu favor, melhor ainda.

É evidente que existe o gosto. A compra de um automóvel muitas vezes é movida pela paixão frente à razão. Se não fosse isso não haveria carros para todos os bolsos e gostos. As pessoas sempre andariam de carros pequenos e mais baratos possíveis.

Concessionárias da marca: infelizmente os chamados newcomer (recém-chegados) que são as operações das marcas francesas, algumas japonesas entre outras tem apresentado uma maior problema no pós-vendas em relação às outras 4 grandes montadoras já instaladas localmente. Poderia ser diferente. Se você tem problema de peças de reposição, menor número de revendas, etc, etc, também tem menos clientes para atender, ou seja, poderia tentar um atendimento mais VIP, mais diferenciado, personalizado. Como o mercado está estagnado em volumes de vendas o recém chegado só irá conquistar novos consumidores através de seus serviços. Supostamente os veículos se equiparam dentro de seus segmentos, ou seja, é o pós-venda que irá garantir a fidelização da marca.

Todas as montadoras já perceberam este cenário e a própria Renault vem melhorando em muito esta situação. Com a fabricação local de novos produtos e o sucesso deste portifólio atual a tendência é de melhorar ainda mais. Infelizmente 2003 foi um ano ruim para a industria automotiva quando observamos os volumes de vendas locais. Algumas montadoras ainda tiveram um melhor resultado pois direcionaram suas produções para os mercados externos. Ainda assim acredito que a operação Renault só venha a crescer daqui para frente. Este crescimento representará mais pontos de vendas e assistência técnica, pessoal mais treinado, peças de reposição. A linha Clio bem como o modelo Scénic são sucesso de vendas em nosso mercado e isto precisa ser bem atendido, visando no futuro a fabricação local de outros produtos ou a importação daqueles modelos top de linha. O mercado brasileiro (+ América Latina) interessa muito a qualquer montadora, ainda mais considerando aquelas que já estão com suas operações locais. A tendência é que estes outros mercados sejam atendidos pela nossa produção local de veículos.

Se depois de tudo isto você ainda tencionar trocar de carro, podemos evoluir um pouco mais com suas opções de compras. Temos várias considerações em relação aos modelos apontados……..

Se realmente o seu veículo está em bom estado, nossa recomendação seria para ficar com o mesmo pelo menos mais algum tempo. Um novo veículo com ar condicionado e os outros itens de conforto de seu veículo atual representaria investimentos na casa de R$ 26 mil reais. Se vamos comprar um veículo novo o mais sensato seria optarmos por estes modelos recém lançados (Ford Fiesta, VW Fox, novo Palio, etc, etc). Tudo também irá depender de seu orçamento previsto.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento