Pergunta

Tenho a intenção de comprar um Renault Scenic 2001 ou 2002 e gostaria de saber como foi o ano de 2003 para o veículo em termos de vendas, manutenção e preços praticados, bem como a diferença de consumo de combustível e manutenção entre as versões 1.6 e 2.0.

Jackson Rodrigues

Resposta

Prezado Jackson,

Vejamos os números de vendas do modelo pretendido no ano de 2003 em relação ao mesmo período de 2002. Desta maneira dá para se perceber como anda este segmento no mercado. Na mesma lista vamos apresentar os outros dois concorrentes importantes concorrentes do segmento. Ainda que não representem suas intenções de compras, traz mais informações a sua pessoa quando o posicionamento de mercado.

Ano 2003 até outubro:

Renault Scénic: 9.025 unidades emplacadas (11.584 = -22%)
Citroen Picasso: 8.252 unidades emplacadas (12.243 = -32%)
GM Zafira: 6.885 unidades emplacadas (9.699 = -29%)

Os números entre parênteses representam o mesmo volume de vendas em igual período em 2002. Ainda que todos os veículos tenham perdido participação de mercado, o Renault Scénic representa a menor perda. Muito deste fato é atribuído a oferta do motor 1.6 que acaba representando um diferença de quase R$ 5.000,00 (há menor) no preço final do veículo. Tanto é verdade que o presidente da Citroen já declarou que pretende oferecer o seu modelo Picasso com este tipo de motorização.

Esta perda de mercado até seria esperada num ano repleto de lançamentos. Somente como exemplo o modelo GM Meriva emplacou em 2003 exatos 16.965 unidades. É quase o acumulado das três opções anteriores. Se pensarmos que o mesmo não existia em 2002 ou foi muito pouco ofertado já justificamos em parte esta perda de mercado para este novo modelo GM. A GM até tem a pretensão de falar que o Meriva complete com os modelos Picasso e Scénic, visto que o Zafira é o único da categoria a oferecer setes posições de assentos e como conseqüência estaria em outra faixa do segmento.

Complementando o estudo vejamos os volumes de vendas dos veículos nos anos anteriores, visto que sua intenção de compra é para um modelo usado:

Ano 2002:

Renault Scénic: 13.396 unidades vendidas
Citroen Picasso: 12.463 unidades vendidas
GM Zafira: 12.051 unidades vendidas

Ano 2001:

Renault Scénic: 17.333 unidades vendidas
Citroen Picasso: 8.126 unidades vendidas
GM Zafira: 13.522 unidades vendidas

Pelos números acima percebemos que a disputa sempre foi muito acirrada entre os modelos. De 2001 para 2002 a modelo Picasso em parte rouba potencias compradores do modelo Scénic e o modelo Zafira se matem num mesmo patamar de vendas.

Já respondemos diversas consultorias sobre todos estes três modelos e temos clientes satisfeitos com todas as opções de compras. Sempre referenciamos tratar-se de excelentes produtos, veículos mundiais, oferecidos inclusive em outros importantes mercados, ou seja, a decisão final acaba sendo mais pelo gosto pessoal do futuro comprador. Estes volumes de vendas de certa forma atestam este cenário.

Manutenção:

No Jornal da Tarde (Jornal do Carro) é publicada um ranking das reclamações junto a montadoras frente a um volume de cada 10 mil veículos vendidos. Infelizmente as recém chegadas sempre encabeçaram esta lista mas estas mesmas já perceberam que num mercado onde o volume de vendas está parado a conquista pelos novos Clientes se faz com os serviços de pós-vendas e conseqüente fidelização destes. Ainda assim fica difícil competir com os aqui já instalados, pois o numero de revendas autorizadas é muito maior e uma maior facilidade na distribuição de peças de reposição, mão de obra, etc, etc. Por outro lado os recém chegados teriam condições de oferecer um serviço mais personalizado pois a menor quantidade de clientes permite esta estratégia.

Ainda assim vejamos o resultado da pesquisa das queixas publicada na edição de 03 de dezembro de 2003:

# Peugeot: 13,8
# Renault: 12,2
# Ford: 6,4
# Citroen: 4,9
# Fiat: 3,9
# VW: 3,9
# GM: 2,5

Percebe-se que mesmo sendo novas ou recém chegadas às montadoras japonesas (Honda, Toyota, Nissan) não aparecem nesta lista. De certa forma a mesma atesta a qualidade dos veículos japoneses bem como a satisfação de seus proprietários.

Ainda assim não existem maiores problemas de manutenção com o seu veículo pretendido pois qualquer coisa mais grave neste setor, não teríamos aqueles volumes de vendas apresentados. A tendência é de uma operação melhor ainda, pois a permanência no Brasil é definitiva, outros produtos serão manufaturados e ofertados, mais pontos e revendas autorizadas serão abertas, ou seja, ações que contribuirão ainda mais com o sucesso das operações.

Consumo de combustível:

O assunto é polêmico e muitas das montadoras já não estão apresentando estes valores, pois sempre haverá aquele cenário onde os valores não são atingidos e aquelas desculpas normais sobre qualidade do combustível, modo de dirigir, condições ideais de pressão e temperatura, etc, etc.

Vejamos alguns números:

Renault Scénic 1.6 16V:

Aceleração: 11 seg
Velocidade máxima: 185 km/h
Consumo médio: 12,8 km/l

Renault Scénic 2.0 16V:

Aceleração: 10 seg
Velocidade máxima: 11,6 km/h
Consumo médio: 11,6 km/l

Fonte especificações: Revista Carro Hoje – Anuário 2002.

Vamos anexar uma tabela comparativa utilizada em outras consultorias. Representa um pouco mais de informação a sua pessoa.

Se você encontrar um veículo em bom estado, pode comprar sem receios. Ainda que 2004 reserve possíveis mudanças estéticas para a linha Renault Scénic, como sua intenção de compra é para um veículo usado com até 2 anos de uso, este tipo de preocupação deve ser bem menor.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Agradeço a consultoria.
Foi muito abragente, satisfez minhas dúvidas e trouxe outras informações importantes para uma aquisição que envolve veículos de um segmento ainda novo para o público brasileiro e em expansão.

Com relação a foma como tomei contato com o vcs foi através de um site de busca em que escrevi: scenic + renault + manutenção,

Obrigado,

Jackson