Pergunta

Qual a previsão de mercado do Marea Sedan sair de linha ?

Grato,
Ricardo Saur

Resposta

Caro Ricardo Saur,

Sem estar sentado no “board” da Companhia esta pergunta fica um pouco difícil de ser respondida. Ainda assim valem algumas considerações.

Tradicionalmente a Fiat Brasil tem acompanhado os acontecimentos de outros mercados, ou seja, aquilo que é lançado lá fora ocorre no Brasil em prazos muitas vezes simultâneos. O caso Uno Mille é uma exceção, pois com o apelo de veículo mais em conta em nosso mercado a montadora ainda encontra adeptos para o veículo.

Vejamos a história Brava. O veículo representava o modelo Hatch da família Marea (Sedan e Weekend) apesar de não levar esta definição em seu nome.

O modelo Stilo no mercado Europeu representou o substituto do Brava e no Brasil isto também ocorreu na seqüência, ou seja, o modelo Brava foi substituído pelo Stilo.

Na Europa já existe um Stilo Multi Wagon que representa o substituto da Marea Weekend, ou seja, mas um carro da família desapareceu. O modelo Marea Sedan também não é mais ofertado no mercado Europeu.

Já ouvi comentários sobre a fabricação local do Stilo Multi Wagon que naturalmente seria um substituto nato da Marea Weekend. Se isto ocorrer o que fazer com o Marea Sedan. Nitidamente o nosso mercado não está mais comprador de veículos Station Wagon, ou seja, a Fiat tem um novo produto (Stilo Multi Wagon) mas o mercado compra mais o modelo Sedan, que na nova linha da Família Stilo não tem representante.

Outro ponto importante diz respeito aos volumes de vendas. No acumulado de 2003 (até outubro) foram emplacados .1.876 modelos Marea Sedans e a Marea Weekend não consta da lista dos top 30. Pelos supostos números de vendas da Station Wagon percebemos que o mercado não seria suficiente para depreciar os investimentos de um novo veículo (Stilo Multi Wagon). Talvez o novo veículo pudesse contribuir com um aumento de vendas, mas ainda assim o foco deste segmento na Fiat está mais para o modelo Sedan. De certa forma quando o Sedan e a Weekend são fabricados em conjunto os custos de se manter uma linha de produção são melhores otimizados. Ainda assim a VW tirou a Quantum de produção para ficar apenas com o Santana. Este vendia mais de 20 mil unidades ano e no acumulado deste ano chega próximo de 10 mil unidades. Mesmo sem a Quantum a VW consegue pagar a conta.

Diante do cenário percebemos o quanto é difícil fabricar veículos. O mercado não compra Station Wagons mas a montadora tem um modelo recém lançada que seria uma forma de aumentar as vendas.

O Marea Sedan vendeu 1,9 mil unidades, contra 29 mil do Corolla, 13 mil do Honda Civic, 10 mil do VW Santana e 3 mil do GM Vectra.

Percebemos que algo precisa ser feito, mas fica a pergunta com qual veículo, se o fabricante não tem um substituto para este segmento. O mesmo cenário se repete na VW (Santana) e GM (Vectra). Enquanto isto os japoneses (Toyota e Honda) estão deitando e rolando no segmento dos Sedans médios. A Ford também não consegue um bom resultado com o seu modelo Focus que acumula um total de 12 mil unidades. Entretanto dentro deste volume de vendas estão os veículos modelo Hatch que com certeza representam grande parte da venda da família Focus.

Em 2003 os volumes de vendas do mercado são representando por emplacamento de veículos (Renavan) e muitas montadoras estão sumarizando as famílias de seus produtos nestes balanços. Dificulta um pouco saber quantos Fiestas foram vendidos se os modelos novos e antigos, Sedans e Hatchs estão nesta mesma conta. O mesmo se aplica a família Astra da GM (Sedan, Hatch, novo, antigo), Focus da Ford (Sedan, Hatch), Clio da Renault (Sedan, Hatch) e assim por diante….

Particularmente acredito que a linha Marea Sedan e Weekend ainda tenha uma vida longa. Resta saber qual o volume mínimo de vendas para se manter uma linha em produção, pois representam fornecedores, peças de reposição, mão de obra especializada, campanhas promocionais, treinamento etc, etc. Também tem os aspectos da imagem da Empresa, pois um carro com volume muito baixo de vendas ou rejeição muito grande acaba trazendo um certo desgaste para a montadora.

A Toyota aposta num novo produto na linha da Station Wagon derivada do Toyota Corolla. Pode ser que o volume de vendas de seu irmão mais velho possa avalancar as vendas do modelo, mas ainda assim representa uma incógnita. A Peugeot vende bem o seu modelo 307 e só não consegue um melhor resultado pois o mesmo ainda é importado da França e chega um pouco mais caro quando comparado com a concorrência. Já a Station Wagon derivada deste modelo, repleta de funcionalidades e novidades ainda não decolou em vendas.

Nitidamente o brasileiro está mais para o carro popular, compacto premium, monovolumes, sedans, ou até um tal de SUV light caracterizado pelo novo EcoSport. As Stations Wagons já tiveram o seu momento de glória e agora estão em ponto de espera.

Acreditamos que as considerações acima mostram um pouco deste mercado, mas ainda assim não nos permite chegar a uma conclusão de quando o Marea Sedan irá sair de linha ou virá um novo Sedan substituto.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

 

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Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

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