Pergunta

Pretendo trocar meu carro atual por uma das opções: VW Polo Hatch (1.6), Fiesta Class (1.6) e Renault Clio Sedan (1.6).
Gostaria de uma avaliação com relação a esses modelos, levando em consideração preço, opcionais, panorama de mercado, custos de manutenção e disponibilidade de peças.

Caso exista algum outro veículo com motorização a partir de 1.6 l, por favor incluir em seus comentários.

Newton Cesar Yoshida
 

Resposta

# complemento da questão sobre consumo

Prezado Newton,

A VW apresentada uma campanha corporativa nos classificados de hoje (jornal o Estado de São Paulo) apresentando o Polo Sedan a partir de R$ 33.990,00 com frete incluso.

O mesmo contempla: direção hidráulica, ar condicionado climatic, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do porta malas.

Todas as revendas autorizadas da marca da Grande São Paulo, estavam estampadas neste promoção.

Se o carro é de seu interesse talvez vale a pena checar a opção comercial.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

—–Mensagem original—– De: AutomovelDicas [mailto:]
Enviada em: quinta-feira, de 2004 09:30
Para: ‘@yahoo.com.br’
Assunto: RES: Consultoria – PF
Prezado Newton,

A questão sobre consumo de combustível á bastante polêmica. Infelizmente ainda não chegamos naquele ponto onde as montadoras disponibilizam os veículos pata testes e neste sentido dependemos das informações de revistas especializadas. Nossas planilhas são cópias fieis dos resultados destas, considerando inclusive a divulgação da fonte para verificações futuras caso haja necessidade. Com certeza ambas foram retiradas de reportagens distintas, ou seja, num determinado momento o modelo Polo Hatch era comparado com os seus concorrentes e na outra reportagem o modelo Sedan era comparado com os seus concorrentes. Às vezes o resultado destas revistas é de se estranhar.

Com certeza este diferença entre os modelos Pólo Hatch e Sedan não existem até porque estamos falando do mesmo veículo, mesma plataforma, mesma motorizações, apenas com diferenças na carroceria.

Vejamos o que o Jornal do Carro, suplemento específico do Jornal da Tarde traz em termos de consumo médio (estrada / urbano):

Polo 1.6 (101CV) 5 portas: 14,6 km/l
Polo 2.0 (116CV) 5 portas: 13,7 km/l

Polo Sedan 1.6 (101CV): 13,1 km/l
Polo Sedan 2.0 (116CV): 12,8 km/l

Os números acima nos parecem mais razoáveis e até existe uma coerência onde o modelo Sedan deveria consumir um pouco mais quando comparado ao modelo Hatch.

Não se preocupe com este item de consumo. Ambos os motores VW 1.6 ou 2.0 são amplamente utilizados em vários veículos da Holding VW com muito sucesso. Apesar de ser uma motorização de 8V são confiáveis, duráveis, de baixa manutenção e apresenta excelente relação de desempenho x economia. O fato das 8 válvulas também não é motivo de preocupação. Nitidamente a estratégia de adoção deste motor diz respeito a custos de produção e ainda o mesmo oferecer um melhor desempenho em trânsito urbano quando comparado a uma solução de 16V.

A VW do Brasil exporta ao mercado Europeu a versão do Pólo Sedan. Ainda que o veículo seja um pouco diferente do modelo nacional atendendo as legislações do continente que são mais criteriosas do que as nossas, só este cenário já seria suficiente para atestar a qualidade do veículo / produto. Tive a oportunidade de conhecer a linha de produção da VW Anchieta onde é montado a linha da família Pólo e fiquei muito impressionado com o que vi. São mais de 450 robos, trabalhando de forma automotizada. Representa uma das mais modernas plantas fabris da industria automotiva mundial. E não pense que trabalhamos para a VW…………..

Vou te responder a outra consultoria sobre suspensão na seqüência. Se você gostou do Pólo Sedan pode comprar sem receios. Em termos de design não há duvidas que é o mais bonito da categoria.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Prezado Newton,

Inicialmente nos estranha um pouco o fato de você considerar a compra de dois modelos Hatchs e um modelo Sedan. Se a justificativa é pela motorização, a VW também oferece um motor 1.6 ao modelo Pólo Sedan, que vamos e venhamos é muito mais caro do que o modelo Renault Sedan. Estão-se falando de possibilidades de Sedans pequenos nos estranha também o fato do Corsa Sedan não constar de sua lista, pois ainda que seja oferecido com motor 1.8, não há duvidas que representa o grande campeão de vendas deste segmento.

Inicialmente devemos informar que suas opções de compras representam três bons veículos de mercado, ou seja, dois deles são carros recém lançados (Fiesta, Pólo) pela industria local, representam veículos globalizados (são oferecidos em outros mercados) a apresentam grande sucesso de vendas em nosso mercado.

O Renault Sedan Clio também é derivado do Clio Hatch, que também representa um carro mundial, talvez um pouco mais antigo em relação a estes outros dois modelos, mas nem por isso uma família de veículos com menores atributos. A Renault colhe bons frutos da família Clio no mercado europeu e já até aponta para a geração III da família naquele mercado. Devemos lembrar que o mercado europeu é o segundo em tamanho e competitividade, ou seja, a montadora precisa estar sempre atualizada frente aos recém lançamentos da concorrência. Outros fabricantes locais (Fiat, Lancia, Nissan, Citroen, etc) fizeram importantes lançamentos no setor de entrada e neste sentido a Renault precisa fazer algo para manter o seu produto competitivo.

Vejamos agora os números de vendas dos modelos questionados, bem como alguns competidores em seus segmentos nos dois últimos exercícios. Este tipo de informação acaba atestando bem o resultado de cada modelo dentro do segmento que atua:

Ano 2002:

Hatchs pequenos:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077 unidades vendidas
Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
Renault Clio: 27.555 unidades vendidas
VW Pólo: 26.407 unidades vendidas

Sedans pequenos:

Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Fiat Siena, etc, etc, ,,,,,,,,,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

“Me espantei com a sua colocação inicial a respeito da minha opção de dois modelos Hatchs e um Sedan.”

Faz parte dos meus critérios de escolha o preço e gosto pessoal pelo carro. A exclusão do Corsa Sedan, apesar de reestilizado, se dá pelo desejo de trocar de fabricante e não desejo carros da linha FIAT.

Agradeço imensamente a avaliação, feita de maneira precisa e extremamente completa. Me fez voltar minha atenção também para o modelo Polo Sedan, apesar de não pretender gastar muito além dos R$ 35.000,00

Em sua planilha comparativa, estranhei o campo consumo do Polo 1.6 Hatch e Sedan que apresentam diferença brutal (11,9 x 7,9 urbano e 17,4 x 11,9 estrada respectivamente).
Esses números estão corretos ?