Pergunta

Vou vender minha Dakota mas ainda não sei que carro pegarei no lugar.

Estou pensando em trocar por Fiat Stilo, Audi A3 ou VW Golf os tres serão usados.

Vcs tem alguma informação sobre preços (tenho por volta de R$ 35 mil disponível), consumo de cada um , gastos com manutenção e valores de seguro.

Vcs tem alguma sugestão de outros carros?

Obrigado,

Ivan N. Romaro

Resposta

Caro Ivan,

Inicialmente devemos informar que os veículos escolhidos representam uma das melhores opções de compra no segmento do Hatchs médios, entretanto algumas considerações precisam ser colocadas a sua pessoa.

VW Golf (geração IV) e Audi A3 atualmente vendidos aqui, são produzidos dividindo a mesma plataforma na fabrica da VW em São José dos Pinhais – PR.

Devido a maior concorrência do modelo Golf VW em outros mercados (O Golf a nível mundial responde por 22% dos negócios da montadora), a VW já lançou o Golf geração V e o que é pior o mesmo não será fabricado no Paraná. Como parte desta produção atual é exportada para os EUA / Canadá, a montadora decidiu montar o Golf geração V na cidade de Puebla – México, ou seja, ainda teremos o Golf made in Brazil por mais algum tempo, e considera-se inclusive algumas pequenas mudanças de design em relação a esta geração. Seria uma espécie de Golf geração IV e meio.

Audi A3:

Em nosso País 85% das vendas do modelo correspondem a configuração de 4 portas. No exterior o modelo de duas portas sofreu também alteração de design, ou seja, com a transferência da planta do Golf para o México ficaria difícil a produção do Audi A3 em terras locais. No ultimo salão de automóvel nos EUA, a montadora Audi anunciou oficialmente que o modelo aqui fabricado permanecerá até 2005 e a partir daí poderá ser oferecido ao mercado como importado (Alemanha) desde que o acordo automotivo Brasil / Comunidade Européia seja concretizado, possibilitando a oferta do modelo com preço altamente competitivo. Se este acordo não ocorrer, fica inviável trazer o modelo como importado da Alemanha. Seria oferecido a preços muito parecidos com o Audi A4 atualmente ofertado.

Vale lembrar ainda que o cenário acima não tira o mérito dos veículos quando o assunto é automóvel. Infelizmente os modelos representam os carros chefes das montadoras e neste sentido estão mais relacionados às estratégias futuras das montadoras olhando o mercado de forma globalizada. Talvez a nova geração do Golf para o mercado local não fosse tão necessária, como em outros mercados. Com certeza no mercado Europeu, devido aos novos lançamentos (Fiat Stilo, Peugeot 307, novo Astra, novo Focus, novo Citroen C4, etc, etc) a VW precisava de algo. A competição é tão acirrada que até a BMW deve oferecer um veículo compact da série 1 para competir neste mercado Europeu de hatchs médios. Quem não tiver um veículo atual e competitivo deixa de participar do segundo maior mercado consumidor. Enquanto vendemos 1,5 milhões de veículos este mercado é algo dez vezes maior.

Fiat Stilo:

Perceba que já mencionamos acima que o lançamento do Fiat Stilo justifica em parte a geração V do VW Golf. Em nosso mercado isto já até pode ser comprovado.

Em 2002 a VW vendeu exatos 27.973 unidades do Golf em nosso mercado. A concorrente Fiat deste segmento, Fiat Brava vendeu 5.909. Neste ano o Fiat Stilo foi lançado e numa oferta de apenas 4 meses alcançou o volume de 8.166 unidades.

Em 2003 (até novembro) o Golf acumula volume de vendas de 14.206, enquanto o modelo Fiat Stillo alcançou volume igual a 13.996 unidades.

Não devemos nos esquecer que 70% dos novos carros vendidos possuem motorização 1.0 e os carros escolhidos não fazem parte deste segmento, ou seja, a briga entre eles é muito acirrada. Além disso importantes lançamentos e sucessos de outros modelos acabaram justificando esta suposta perda de market share para ambos (Golf / Stilo) tais como Ford EcoSport, Honda Fit, Toyota Corolla, GM Meriva, Citroen C3, entre outros.

Como sua intenção de compra não é para um carro 0 km, estes aspectos de fim de produção talvez não sejam tão importantes. Além disso o mercado já conhece estas informações, considerando inclusive uma possível desvalorização dos modelos por conta destas recentes notícias.

Seguros:

Você terá que fazer uma cotação de acordo com seu perfil. Dentro da Basf existia uma corretora Isoseguros que foi assumida pela AON, uma importante corretora no mercado de seguros. A mesma tem apólices corporativas para funcionários Basf, ou seja, você deve ter uma oferta de seguros a custos bem competitivos. Tradicionalmente o Golf da VW tem apólices de seguros um pouco mais caras quando comparados com os carros de sua categoria. Se optar pelos modelos com motor Turbo este seguro subirá ainda mais, pois os veículos passam a ser classificados como esportivos das famílias a que pertencem. Talvez das opções apresentadas o Fiat Stilo tenha uma apólice mais barata, proporcionalmente. Se pensar no Stilo Abarth, versão esportiva da família Stilo, o cenário muda um pouco.

Gastos com manutenção:

Aambos os veículos pertencem ao mesmo segmento de mercado, são fabricados localmente e por isso devem ter custos de manutenção muito próximos. Talvez o Audi tenha um valor de mão de obra um pouco mais caro. Ainda assim você estará sendo atendido nos padrões Audi e neste caso representa o custo das quatro argolas. Não tem jeito….

Vamos anexar uma tabela com as especificações técnicas de cada modelo. Contribuirão um pouco mais em suas avaliações.

Em relação aos preços dos veículos e opções de mercado, você pode consultar dois importantes sites:

# www.fipe.com.br
# www.molicar.com.br

Ambos institutos de pesquisas são muito utilizados por seguradoras e financeiras, ou seja, representam muito o que ocorre no mercado de usados. As cotações podem ser impressas, os acessórios, quilometragem, características dos veículos podem ser preenchidas (Molicar), garantindo um número ainda mais apurado. Com este documento você tem um forte argumento de negociação de seu veículo atual bem como o futuro. Vale a pena consultar.

Qual veículo comprar:

As três opções de compras são muito boas. O Fiat Stilo representa um modelo mais recente e numa ascendente de vendas. VW Golf e Audi A3 estão perdendo mercado e parte disto já foi explicado. Como sua intenção de compra diz respeito a um veículo usado, mas do que a escolha do modelo o que deve ser considerado também é o estado geral do mesmo, bem como a procedência do mesmo.

Um Golf em excelente estado será melhor do que um Audi sem conservação. Um Audi A3 pode ganhar de todos se for muito novo e assim por diante……..

Em nossa homepage existem algumas consultorias publicadas que falam da compra de um veículo usado. Uma leitura representaria mais informações importantes a sua pessoa.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson,

Gostaria de agradecer pelas dicas , os seus comentários foram fantásticos e serão extremamente úteis para minha decisão.

Fiquei muito satisfeito com o tempo e com o conteúdo da resposta.

Muito obrigado,

Abraço,
Ivan