Pergunta

Olá Nelson, tudo bem?

Obrigado por responder. Eu li algumas consultoria publicadas no site sobre carros 1.0. Elas ajudaram bastante.
O que eu pretendo gastar é algo em torno de R$ 20 mil, não muito mais que isso. Eu andei pesquisando os carros da Fiat, e fiquei muito interessado no Novo Pálio e no Siena. Mas, entre os dois, não sei qual escolheria.

Eu não me interesso muito por carros da Volks e nem da Ford.

Também fiquei interessado no Clio da Renault e no 206 da Peugeot.
Poderia falar um pouco desses 4 carros?

Muito obrigado,

Marcel.

Resposta

Prezado Marcel,

Até 2002 antes dos recentes mais recentes lançamentos da industria automotiva local o modelo Peugeot 206 sempre foi o nosso preferido no segmento dos carros 1.0. Em comparação com o Renault Clio até existem aspectos muito parecidos, pois utilizam a mesma mecânica 1.0 16V de 70CV fabricada pela Renault do Brasil. Em termos de design temos uma preferência para o modelo Peugeot, apesar de que no inicio de 2003 a Renault introduziu um “face lift” em sua linha, ficando esta ainda mais bonita.

Você tenciona gastar uns R$ 20 mil reais e talvez com este orçamento não seja possível comprar o veículo pretendido com os opcionais “bacana” de mercado, tais como direção hidráulica e ar condicionado. Não pense que isto representa um luxo e sim uma necessidade a sua pessoa. A direção hidráulica representa um item de conforto nos dia de hoje. O ar condicionado, de item de conforto passou a ser considerado item de segurança e com certeza representará um facilitador e um diferencial em sua venda futura.

Lançamentos da industria:

Em 2002 tivemos importantes lançamentos que trouxeram mais trabalho ao Peugeot 206: o novo Ford Fiesta é com certeza uma parada dura e já faz relativo sucesso. É também oferecido com motor de 1.0 com preço sugerido a partir de R$ 21.990,00 (campanha corporativa Ford anunciada nos classificados de veículos de ontem).

VW Pólo: a VW até chegou a oferecer o modelo com motor 1.0, mas tirou o mesmo de seu portifólio quando o governo fez a primeira alteração na forma de cobrança do IPI. Infelizmente o seu orçamento não permite a compra de um veículo básico 1.6 pois este estaria em nossa lista de possibilidades.

Renault Clio: particularmente gosto muito do modelo e tenho vários Clientes satisfeitos com a compra realizada do modelo nos últimos meses.

Nos classificados de ontem a montadora oferecia de maneira subsidiada o modelo Clio Expression de 2 portas por R$ 21.400,00.

Para o modelo Clio Authentique o preço partia de 20.260,00, com as seguintes condições de pagamento. Entrada de 50% e o restante em 24 parcelas com juros de 0,79%. Para a compra de um bem durável nos parece uma excelente proposta financeira. Se você fizer as contas e poder assumir alguma parcela de financiamento perceberá que esta possibilidade te possibilita comprar um veículo mais caro, com aqueles acessórios apontados.

Fiat Palio: foi copiar abaixo uma consultoria respondida recentemente sobre novo Palio x VW Pólo. Muito do que está ali redigido também serve a sua pessoa:

=====================================================

Nos últimos três anos a Fiat foi a numero um me volumes de vendas locais e parte deste sucesso é muito focado na linha Palio. O modelo Hatch é o segundo carro mais vendido em nosso mercado, a Palio Weekend é a campão de vendas no segmento das Stations Wagons, a Picape Strada é a campeão do segmento de picapes, batendo o sucesso de vendas da VW, o modelo saveiro, e o Siena, só não ganha no segmento dos Sedans médios, pois a preferência ainda é pelo modelo Corsa Sedan da GM. Ainda assim percebemos que a linha Palio cumpre bem o seu papel. Alguns modelos desta linha também são exportados para o mercado Europeu que só isto já representa um fato para atestar a qualidade do produto / veículo “made in Brazil.”

A família Palio foi lançada em terras locais em 1996 e em 2000 sofreu um chamado “Face Lift”. Pequenas alterações de design e estéticas. O modelo lançado ao final de 2003 corresponde a terceira geração do modelo e segundo a montadora trata-se de um veículo novo.

Veículo novo: compare o antigo Fiesta com o novo Fiesta, compare o antigo Corsa Hatch, com o novo Corsa Hatch, VW Polo e VW Fox não tem parâmetros de comparação pois são produtos realmente novos, ou seja, veículos da primeira geração.

Se você observar a lateral de um Palio antigo e a lateral de um Palio novo pouca diferença será notada. À frente do modelo Hatch recebeu novas lanternas (muito bonitas) e a traseira também foi bastante alterado. Por dentro do veículo houve melhorias no espaço interno, melhor acabamento e a oferta de equipamentos inéditos em veículos deste segmento (espelho fotocromático, CD player com MP3, side bags, acendedor automático de faróis, sensor de chuva, entre outros). Nestes quesitos o veiculo é novo, em termos de design o veículo me parece muito parecido com o modelo anterior, sem os apelos e diferenciais necessários para competir com os novos produtos da industria automotiva local. O próprio VW Pólo é muito mais bonita e,m termos de design, o VW Fox sem para brigar de igual para igual, considerando ainda o lançamento do modelo de 4 portas, o novo Citroen C3 é maravilhoso, o novo Fiesta já conquistou o seu espaço no mercado, sem considerar os outros sucessos do mercado pertencentes a outros segmentos, tais como Honda Fit, Ford EcoSport, entre outros que acabam roubando potencias compradores do segmento dos compact premium mais caros.

VW Polo: desde o inicio de seu lançamento a VW posicionou o modelo numa faixa de mercado definida como compact premium, ou seja, um veículo pequeno, com bom espaço interno, repleto de acessórios, excelente dirigibilidade e uma suposta excelente relação de custo / benefício. Ofereceu ao mercado motores 1.6 e 2.0 somente, ou seja, o segmento dos veículos 1.0 seria atendido pelos modelos da família Gol mais em conta. Até chegou a ser lançado um Pólo com motor 1.0, mas teve vida curta pois na seqüência o Governo alterou a forma de cobrança do IPI e os veículos 1.0 mais caros tiveram preços muito próximos dos veículos 1.6 mais baixos.

Vejamos agora alguns números de vendas dos modelos:

Ano 2002:

Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
VW Polo Hatch: 26.407 unidades vendidas (coincide com o não de seu lançamento no mercado)
VW Polo Sedan: 871 unidades vendidas (o mesmo foi lançado ao final do ano)

Ano 2003 (até novembro):

Fiat Palio: 102.770 unidades emplacadas
VW Polo Hatch / Sedans: 28.560 unidades emplacadas (estão aqui presentes os dois modelos da família)

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# O modelo da Fiat vende muito mais do que o modelo da VW, mas um fato importante e que justifica este cenário é o fato do Palio ser oferecido ao mercado com motor 1.0. Num mercado onde 65% dos novos carros vendidos possuem tal motorização, isto acaba aumentando em muito a venda do produto.

# O ano de 2002 até parece que foi melhor que 2003 para a linha Polo. Ainda assim não devemos nos esquecer que 2003 foi um ano repleto de lançamentos realizados exatamente no segmento onde este veículo atua. Manter posição num mercado onde a oferta aumento representa aumentar o seu market share.

A família VW Pólo também é exportada para outros mercados com grande sucesso. O modelo Sedan fabricado em São Bernardo do Campo é exportado para Alemanha, que representa um dos mais competitivo e difícil mercado de automóveis. São carros mundiais e de sucesso incontestável. Com certeza os modelos VW Pólo e VW Fox representarão parte da retomada local da montadora em nosso mercado.

O Gol por 17 anos foi i carro mais vendido e com certeza repetirá p fato ainda em 2004. Entretanto não dá para viver da fama de um excelente produto. A industria automotiva vive de novidades, pois as premissas de um excelente veículo, baixo consumo, baixa necessidade de manutenção, ótima relação de custo / benefício, deverão ser previamente atendidas por qualquer carro novo lançado no mercado.

O que irá levar o consumidor a comprar o seu veículo: o apelo do design, a novidade de mercado, a relação de cliente / fornecedor nos serviços de pós-vendas, a sensação do “fuja do rebanho”, ainda que seja por pouco tempo. O Ford EcoSport é um exemplo clássico deste cenário de novidade, aliad, etc, etc, etc,,.,,,,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Olá Nelson!

Muito obrigado pela consultoria. Não esperava uma resposta tão completa.

Gostei muito da análise dos carros que pedi. Me ajudou a esclarecer muitas dúvidas.

Achei o serviço excelente e de muita boa qualidade, principalmente por ser gratuito. E o que achei bem legal foi a rapidez da resposta. Continuem assim.

Com certeza estarei divulgando o site de você em listas de discussões que participo, como também para amigos e familiares. Sempre tem alguém querendo trocar de carro e tirar dúvidas a respeito.

Eu fiquei conhecendo o site através de uma pesquisa no Google. Não lembro direito o que coloquei na pesquisa, mas o site de vocês apareceu e foi perfeito. Era exatamente o que precisava.

Parabéns pelo projeto!

Um abraço,
Marcel.