Pergunta

Estou trocando meu carro por um zero.

Estou pleiteando um Honda CIVIC LXL 2004.

Infomaram-me que o novo modelo jah estah condenado e por isso as mudancas foram mínimas.
A Honda já tem inovações mais relavantes para esse modelo 2005?
Obrigado!

Ricardo Hirose

Resposta

Prezado Ricardo,

Vamos tentar responder ao seu questionamento mostrando alguns números de vendas deste modelo e seus principais concorrente no segmento dos sedans médios:

Ano 2000:

GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
Honda Civic: 18.297 unidades vendidas
Toyota Corolla: 12.739 unidades vendidas

Ano 2001:

GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
Honda Civic: 21.402 unidades vendidas
Toyota Corolla: 13.521 unidades vendidas

Ano 2002:

GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
Honda Civic: 20.712 unidades vendidas
Toyota Corolla: 18.106 unidades vendidas

Ano 2003 (até novembro):

GM Vectra: 3.625 unidades emplacadas
Honda Civic: 14.896 unidades emplacadas
Toyota Corolla: 32.665 unidades emplacadas

Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:

# No exercício de 2001 o Honda Civic conseguiu um fato inédito que fora bater o até então campeão de vendas GM Vectra do segmento dos sedans médios. Não como negar que tal fato representou uma grande vitória para montadora que já oferecia há anos o seu modelo neste segmento.

# Em junho de 2002 a Toyota lança o seu modelo Corolla e já começa a fazer estragos na festa da Honda. Nas parciais de novembro e dezembro o modelo já conseguia maior volume de vendas no segmento. No acumulado do ano não chegou a superar o Civic até porque sua oferta de foi de apenas 6 meses.

Como o cenário já era meio negro para a Honda já em 2002 como modelo 2003 a Honda fez alterações estéticas em seu modelo buscando uma maior competitividade do modelo. As lanternas traseiras foram alteradas e alguma coisa no interior da versão mais luxuosa.

Pelos números de vendas (Civic x Corolla) em 2003 parece que tais mudanças não trouxeram o resultado esperado. Talvez isto justifique em parte as mudanças mais pesadas introduzidas na linha Civic 2004. Já há quem aposte que o modelo ficou mais bonito, mas competitivo mas ainda não será suficiente para bater a intenção do Corolla.

Honda Civic = Veículo condenado:

Talvez o termo usado seja um pouco forte. O que faz a montadora perder um pouco diz respeito ao fato de estarmos diante de um veículo globalizado, ou seja, o mesmo modelo vendido é produzido aqui é oferecido em outros mercados.

Somente como exemplo, no mercado americano aquele que representa o maior volume de vendas anuais de veículos, o Honda Civic foi o terceiro veículo mais vendido em 2003, com mais de 299 mil unidades. Na sua frente aparecem o Toyota Camry com 410 mil unidades e Honda Accord com 397 mil unidades.

Diante deste fato já percebemos que não há muito a ser feito em terras locais, ou seja, 15 mil unidades do Civic ou 30 mil unidades do mesmo não irão fazer diferença nas estratégias da Empresa em relação a uma mudança mais profunda no design do mesmo.

Particularmente acredito que enquanto o modelo Civic continuar tendo este sucesso, principalmente no mercado americano continuaremos com pequenas maquiagens em nosso modelo “made in Brasil”. Fazer alterações mais profundas em veículos custam milhões de dólares e esta conta tem que ser paga com um certo volume de vendas. Não seria o nosso mercado, com sucesso de 30 mil unidades ou um “meio sucesso” de 15 mil unidades que iriam alterar o cenário futuro.

Enquanto a Honda faz alterações em seu Sedan médio buscando uma maior fatia de mercado, o sucesso de seu recém lançado modelo Honda Fit está sendo muito comemorado. A montadora esperava uma venda média mensal de 1.000 unidades e nos meses de outubro e novembro foram vendidas 2.414 e 2.277 respectivamente. Perde-se de um lado mais comemora-se do outro.

Vale lembrar que não estamos afirmando aqui que o Corolla é melhor opção de mercado do que o Civic. Ambos modelos representam as melhores opções do segmento dos Sedans médios em nosso mercado e a escolha por um ou outro será muito mais em função do gosto pessoal do consumidor. Felizmente pata a Toyota as mudanças introduzidas no modelo Corolla agradaram em cheio um numero de grande de Clientes deste segmento de veículos.

Mudanças mais relevantes para o Honda Civic em 2005: como não sentamos no “board” da Companhia e se isto fosse verdade com certeza não poderíamos passar este tipo de informação, pois representaria a estratégia do fabricante, procuramos analisar o mercado considerando os fatos, volumes de vendas, tendências, mercado mundial, etc, etc. Às vezes acertamos, às vezes erramos. Sua pergunta é difícil e o cenário futuro também irá depender em muito de quanto estas alterações realizadas na linha Civic 2004 forem capazes de roubar potencias Clientes do Toyota Corolla. Se o Civic aumentar a sua participação de mercado ainda vamos ficar por mais algum tempo esperando uma mudança mais expressiva no mesmo, ocorrendo a nível mundial.

Outro dia respondi uma consultoria para uma pessoa que iria comprar um Corolla e tinha a informação que o mesmo seria modificado no meio de 2004. A resposta foi muito parecida com esta, ou seja, diante do cenário acima apresentado, dificilmente a Toyota mexeria em seu modelo Corolla atual. Talvez a informação tenha sido obtida no revendedor concorrente e isto acaba saindo pela culatra. Se o seu veículo não é competitivo não tente desmerecer o produto concorrente e se o fizer considere algo que realmente possa criar uma dúvida em relação à futura compra.

Ficamos te devendo uma posição mais concreta. Com certeza condenado é muito forte para um campeão de vendas a nível mundial. Pode comprar sem receios. A lista dos condenados no segmento dos Sedans médios seria facilmente redigida….

Como o assunto aqui é Honda Civic, ficamos por aqui.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento