Pergunta

Tenho um Audi A3 aspirado 01 e estou pensando em vendê-lo tendo em vista o final da fabricação no Brasil em 2005 e tbm pelo fato de o veículo ter completado 3 anos de uso…

Estou em dúvida entre um Citroen C5 (02), Ford Mondeo (02) ou Honda Civic (04)…

Qual seria a melhor opção tendo em vista o mercado de revenda dos 3 carros, conforto e desempenho?

Grato,
Marcelo

Resposta

Prezado Marcelo,

Em relação ao seu questionamento, visto a preocupação em relação à venda futura não há duvidas que o modelo Honda Civic seria a melhor opção de compra, pois estamos diante de um modelo fabricado no Brasil é só isto já seria suficiente para atestar um melhor pós-venda frente aos outros modelos mencionados. Não estamos falando em valer mais, mas sim uma menos desvalorização futura.

Ainda diante deste cenário vale lembrar que você comparou carros de segmentos distintos, ou seja, o modelo Honda que seria comparado com o Ford Mondeo e Citroen C5 seria o Honda Accord. A comparação é entendida pois estamos diante de um cenário de compra de dois anos de diferença entre os modelos pretendidos. Também neste cenário a escolha pelo modelo Honda começa a ser mais acertada pois no mercado de usado, quanto mais novo o veículo, na maioria dos casos, representa um veículo em melhor estado de conservação, menos rodado, etc, etc.

Vale lembrar que não estamos falando que o Civic é melhor do que o Mondeo ou C5 e com certeza a opção francesa representa a melhor opção em termos de veículo.

A Ford recentemente remodelou o seu modelo Mondeo e a imprensa especializada teceu muitos elogios. Chegou-se a comparar o modelo com o VW Passat numa melhor relação de custo / benefício. O mesmo sempre foi oferecido com preços de R$ 30 mil reais menos que a opção VW, mas infelizmente nunca chegou a decolar em número de vendas.

Qual a razão: O Citroen C5 talvez justificasse um pouco este baixo volume de vendas. Desde que foi lançado em nosso mercado, O Citroen C5 fez um relativo sucesso. Foi ofertado com motor 2.0 e V6, sendo que a primeira opção sempre representou uma das melhores opções de custo / benefício de nosso mercado. Como estamos falando de veículos importados a alta taxa cambial mudou em muito este segmento do mercado. Além disso são modelos que concorrem diretamente com o veículo GM Omega, também importado da Austrália. Neste segmento a GM conta uma certa tradição e fidelização junto aos executivos de empresas, homens de negócios bem sucedidos, ou seja, o carro é muito caracterizado como um veículo Pessoa Jurídica e uma grande com rede de revendas autorizadas, quando comparado ao modelo Citroen. Ainda assim o que vale para a montadora é o volume de vendas e neste segmento dos tops a GM é a que mais vende. No caso da Ford esta questão de pontos de venda não representa problemas, mas a veículo Mondeo ainda não caiu no gosto das pessoas. O modelo atual e pretendido é muito bonito, mas tem que vencer a síndrome daquele modelo antigo que nunca chegou a decolar em numero de vendas. Era muito feio para os padrões do gosto brasileiro.

Honda Civic: se você pretende comprar um Honda Civic e esta preocupado com as vendas futuras, talvez o Toyota Corolla devesse fazer parte de sua lista. Também não estou falando que o Corolla é melhor que o Civic, entretanto em 2003 a Toyota emplacou 38.567 unidades do Corolla, enquanto a Honda emplacou 16.736 unidades do Civic. Para o ano de 2004 a Honda fez algumas mudanças em seu modelo Civic, mas não acredito que sejam suficientes para mudar este cenário.

Nos EUA o Honda Civic em 2003 permaneceu na terceira posição de veículos mais vendidos com algo próximo de 299 mil unidades. Em sua frente ficaram o Toyota Camry com 410 mil unidades e o Honda Accord com 397 mil unidades, ou seja, por estes lados o cenário pode não estar tão favorável para o modelo Honda, mas no mercado americano a montadora está colhendo excelentes resultados. Com estamos falando de veículos mundiais, globalizados os nossos volumes de vendas são muito pequenos para grandes mudanças de estratégias das montadoras.

Enquanto no Brasil o mercado interno absorveu 1.5 milhões de unidades em 2003, no mesmo período foram comercializadas mais de 16.5 milhões de unidades nos EUA.

Qual veículo comprar: se analisarmos pela razão, a melhor opção seria pelo Honda Civic. Como estamos falando de um veículo usado o fato de ser mais novo também representada um bom diferencial na escolha. O fato de ser um veículo nacional acaba representando outro bom argumento comercial.

Se analisarmos pela emoção, com certeza os modelos Mondeo e Citroen C5 passam a ser os favoritos. A decisão ficaria mais a gosto do Cliente. Talvez a versão de 6 cilindros do C5 represente um conjunto mais bem equipado, ganhando do Mondeo de motor 2.0 Duratec. Já a versão C5 2.0 perde para o modelo Ford.

Vamos anexar uma tabela comparativa com as especificações técnicas dos modelos pretendidos que contribuirão ainda mais em sua decisão.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Obrigado pelo auxílio, estou mto satisfeito pela consultoria prestada…
Respondendo a sua pergunta, eu fiquei sabendo do site através de uma pesquisa no google…

Marcelo