Pergunta

GOSTARIA DE ADQUIRIR UM SEGUNDO CARRO.
MINHA ESCOLHA ESTÁ ENTRE A SAVEIRO E A STRADA (USADOS ANO 2000 OU SUPERIOR).
GOSTARIA DA VOSSA OPINIÃO E OS PREÇOS DESTES CARROS?
GRATO.

JOSÉ RIBAS.

Resposta

Prezado José,

Sua pergunta é fácil de ser respondida pois você já escolheu as melhores opções no segmento das picapes pequenas. Há tempos Fiat Strada e VW Saveiro dominam este segmento de veículos com mais de 80% das vendas do setor. Tanto é verdade que recentemente a GM lançou um novo produto para este segmento, pois o modelo derivado da linha Corsa já havia sofrido com a recente reestilização da família. Se sua opção fosse por um modelo 0 km, com certeza este veículo deveria fazer parte de sua lista.

A Ford também atende o segmento com o modelo Courier, mas este também sofre pelo fato da montadora ter alterado a família Fiesta e a picape ainda é oferecida com o design antigo. Tudo indica que em 2004 a Ford irá lançar o EcoSport com tração 4×4, o novo Fiesta Sedan com a cara da nova família e há indícios de uma picape pequena derivada desta nova família Fiesta.

VW Saveiro x Fiat Strada: o modelo da Fiat conseguiu um fato inédito se pensarmos há uns quatro anos atrás. Conseguiu bater a campeão de vendas e sucesso neste segmento até então a VW Saveiro. Parte deste sucesso diz respeito à inovação da montadora de Betim. Estudos mostravam que apenas 22% (ou menos não me lembro ao certo este número) utilizavam-se da caçamba como lugar de transporte de carga, enquanto que os usuários reclamavam de uma cabine um tanto apertada. Resultado: a montadora foi à única a lançar uma picape pequena e de cabine estendida. Pelos números de vendas que vamos apresentar a seguir, parece que deu resultado.

Strada Adventure. Da mesma maneira como ocorreu com a linha Palio Weekend Adventure lançado no mercado para ter apenas 10% de mix de produção do modelo e chegou a 30% do total de vendas da linha Weekend, a picape com apelos mais “off road” também caiu no gosto do consumidor. Um carro com cliente final de perfil jovem., deve ter um apelo mais jovem.

Quanto tempo a VW demorou em lançar a sua Parati Cross Over ou a Saveiro Surf, teoricamente versões similares e com apelo mais jovem aos veículos concorrentes da Fiat.

Vejamos agora alguns números de vendas nos últimos 4 exercícios:

Ano 2000:

VW Saveiro: 24.925 unidades vendidas
Fiat Strada: 27.853 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Saveiro: 28.831 unidades vendidas
Fiat Strada: 29.007 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Saveiro: 21.366 unidades vendidas
Fiat Strada: 25.652 unidades vendidas

Ano 2003:

VW Saveiro: 15.972 unidades emplacadas
Fiat Strada: 28.059 unidades emplacadas

Pelos números acima percebemos que mesmo em anos de vários lançamentos de veículos (2002 e 2003) o modelo da Fiat conseguiu manter o seu market share. Considerando que o mercado não aumentou em números de veículos vendidos e existem mais opções de compras o resultado do modelo da Fiat é até melhor que nos anos anteriores.

Perceba que o cenário acima ainda não é suficiente para dizer que a Fiat Strada é melhor do que a VW Saveiro, pois da mesma maneira que o Gol é o veículo mais vendido por 17 anos, a picape que deriva deste veículo não pode ser considerada um carro ruim. A mecânica VW utilizada nesta família de veículos (motores da família AP 1.6, 1.8 e 2.0) são considerados obras de arte em termos de confiabilidade, baixo consumo, durabilidade e bom desempenho.

Em relação ao modelo Fiat vale lembrar que a montadora estará também adicionando mudanças de design em toda a família Palio (Siena, Weekend e Strada), como ocorreu ao final de 2003 com o modelo Hatch. Como sua intenção de compra diz respeito a um modelo usado esta “síndrome de mudança de estilo” também não seja um fato tão preocupante.

Qual veículo comprar. Com certeza o que irá definir a sua escolha será o estado geral do mesmo, bem como a procedência do veículo. Sua intenção de compra diz respeito a um veículo utilitário, ou seja, os cuidados na compra são redobrados quando comparamos a um veículo de passeio.

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Este procedimento é muito usual no mercado de carros usados.
# Documentação, procedência e pendências de multas são itens que merecem atenção especial.
Com certeza as informações acima são apenas algumas considerações. Uma avaliação de seu mecânico de confiança também seria uma outra estratégia a ser seguida.

No passado a maior preocupação em relação à compra de um veículo usado era em relação ao estado geral deste.

Com certeza este cenário permanece mais a documentação do veículo e procedência passam a ser itens de verificação tão importantes quantos. Existem números dos órgãos responsáveis que indicam que a cada ano 100 mil veículos com problemas de documentação e procedência são acrescidos em nosso mercado.

Existe um site que oferece um serviço onde você pode levantar uma espécie de ficha cadastral de seu veículo. Nesta pesquisa são passadas informações tais como alienações, pendências financeiras, histórico de multas, licenciamentos, boletim de ocorrências, histórico de sinistros, numeração do chassis, numeração de motor, etc, etc.

Este serviço tem um custo de R$ 10,00 por consulta e pode ser contratado no site www.checkauto.com.br. Nos parece pouco dinheiro frente à possibilidade de você diminuir em muito, as chances de comprar um carro “micado”.

Em relação aos preços dos veículos, você pode fazer uma cotação on line diretamente nos sites:

www.fipe.com.br
www.molicar.com.br

Representam importantes institutos de pesquisas muito utilizados por financeiras e seguradoras. Você terá uma boa referência de mercado para discutir com o vendedor de seu futuro veículo. Imprima estas cotações e o mesmo perceberá que você está “antenado” junto ao mercado.

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas de alguns modelos de picapes. Contribuirão ainda mais em sua decisão.

Se você quiser contribuir em nosso projeto, por favor insira a sua opinião sobre o seu veículo atual. Como você temos vários Clientes potencias compradores do modelo Pólo e gostariam da verificar a opinião de um proprietário. Infelizmente ainda não temos informações sobre picapes, pois o este canal foi lançado na sexta-feira passada. Ainda assim estamos torcendo por uma grande adesão por parte de nossos amigos Internautas.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Atenciosamente

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Sr.(a),
Gostaria de parabenizar a equipe do site automoveldicas.

Primeiro pela rapidez na resposta, impressionante que enviei minha solicitação de consultoria no domingo pela manhã e ao ligar o computador na segunda já estava com minha resposta.

Segundo pelo conteúdo da resposta, quantidade de informações e qualidade das mesmas. Sem dúvida que indicarei vosso site aos amigos que desejam e precisam de informações sobre automóveis.

Não é a primeira vez que sou bem atendido por vocês. O que me trás a certeza do trabalho sério que realizam.

Um sincero agradecimento e um forte abraço aos amigos do “automoveldicas”.

J.A.RIBAS