Pergunta

GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÕES SOBRE A PICAPE COURIER DA FORD, PICAPE FIAT BEM COMO AS DEMAIS CONCORRENTES, COM RELAÇÃO A PREÇO, MANUTENÇÃO, ETC..

DÉCIO F. CAVALCANTE

Resposta

Prezado Décio,

Quando analisamos o mercado das picapes pequenas precisamos fazer algumas considerações:

Até antes do lançamento da nova Picape Montana da GM, Fiat Strada e VW Saveiro detinham quase 75% deste mercado.

Há explicações para isto:

A VW teve seu momento de glória com o modelo Saveiro derivado da família VW BX (Gol, Parati, Voyage, Saveiro). Por 17 anos o Gol é o veículo mais vendido em nosso mercado e seria natural que a picape derivada deste modelo também fizesse relativo sucesso.

A Fiat Strada seguindo até uma tradição de inovação da montadora resolveu lançar uma versão de cabine estendida que acabou dando muito certo. Um estudo da Fiat mostrava que a carga máxima neste tipo de utilitário era próximo de 250 kg, ou seja, o modelo poderia ter uma maior cabine e uma menor caçamba. Somente como exemplo em 2003, 62% das picapes Stradas comercializadas tinham cabine estendida.

Ford Courier:

Tinha como argumento comercial a maior capacidade de carga. A informação acima mostra que talvez este não fosse o diferencial que o mercado procura em veículos deste segmento. Uma cabine mais ampla foi à saída encontrada pela montadora concorrente dominar este mercado.

Além disso o modelo sofre um pouco com o lançamento da nova linha Fiesta, ou seja, o modelo Courier ainda é oferecido ao mercado com a frente antiga da família Fiesta, agora definida como Fiesta Street. Especula-se que um dos produtos a ser lançado pela Ford na fabrica de Camaçari – BA, seria uma nova picape derivada da nova família Fiesta, a ser apresentada ao final de 2004 (salão do automóvel em São Paulo – outubro) já como modelo 2005.

GM: A GM também atendia o mercado das picapes com um veículo desatualizado, visto que a picape Corsa também não havia recebido a nova frente da família Corsa lançada em 2002.

O lançamento da nova picape Montana faz parte da estratégia da montadora a voltar a competir num mercado onde a mesma disputava a terceira posição.

Parece que o lançamento deu resultado pois nas parciais de dezembro de 03 e janeiro de 04 o modelo GM já aparece disputando as primeiras posições de vendas, superando a rival VW Saveiro.

Vejamos alguns volumes de vendas destes segmentos nos últimos 4 exercícios:

Ano 2000:

VW Saveiro: 24.925 unidades vendidas
Fiat Strada: 27.853 unidades vendidas
Ford Courier: 11.179 unidades vendidas
GM Corsa Pick-up: 9.212 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Saveiro: 28.831 unidades vendidas
Fiat Strada: 29.007 unidades vendidas
Ford Courier: 8.998 unidades vendidas
GM Corsa Pick-up: 7.521 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Saveiro: 21.366 unidades vendidas
Fiat Strada: 25.652 unidades vendidas
Ford Courier: 7.983 unidades vendidas
GM Corsa Pick-up: 8.636 unidades vendidas

Ano 2003:

VW Saveiro: 15.972 unidades vendidas
Fiat Strada: 28.059 unidades vendidas
Ford Courier: 6.413 unidades vendidas
GM Corsa Pick-up: não aparece na lista dos top 10 mais vendidos no segmento dos comerciais leves.
GM Montanha: começou a ser oferecida ao final de 2003.

Pelos números acima já da para perceber que o modelo Fiat representa o grande campeão de vendas do segmento. Talvez a GM Montana venha para brigar com este modelo, mas a Fiat também prepara a recente reestilização implantada na família Palio Hatch a ser implementada em toda a linha Palio (Palio Weekend, Siena e picape Strada). Será um duelo de grandes e com certeza o melhor beneficiado neste briga é o consumidor que passa a ter opções melhores de mercado.

Manutenção: estamos falando de veículos nacionais, normalmente derivados de outros modelos que fazem um maior volume de vendas, ou seja, são produtos consagrados. Este cenário só é obtido se os aspectos de manutenção, custos de reparos, intervalos de necessidades forem razoáveis. Não vejo nenhum ponto desfavorável aos veículos deste segmento, ou seja, são bastante compatíveis neste quesito.

Preços: o mercado continua meio louco, ou seja, ao final do ano passado GM e Fiat promoveram uma acirrada briga para ver quem chegava em primeiro lugar em volumes de vendas em 2003.

Janeiro / 04 já representou o mês da VW onde a montadora acabou o mês no primeiro lugar em volumes de vendas. Até seria natural e esperado, pois as outras duas montadoras devem ter queimado todos os cartuchos nas estratégias de final de ano. No último final de semana a GM já esteve em São Paulo, promovendo uma Campanha Corporativa, pois todos sabem que a primeira posição no ranking de 2004 representará o consolidado de vendas acumulado em 2004. Não dá para ficar muito para trás, pois qualquer queda nas vendas acabaria representando uma impossibilidade de retirar qualquer diferença final.

Como o modelo GM Montana é tido como receita de sucesso, talvez a montadora não precise criar artifícios comerciais para avalancar a venda de seu modelo.

Já a Fiat sofre a síndrome da proximidade da mudança de estilo em seu modelo Strada e com certeza precisará criar situações comerciais para manter as vendas.

A Ford vem se mantendo no mercado, mas a grande estratégia da retomada neste segmento diz respeito ao lançamento de seu modelo Picape no novo design da família Fiesta. Enquanto isto a Courier é vendida sem muitos atrativos e diferenciais. Talvez o grande diferencial atual deste modelo diz respeito ao preço de entrada do mesmo. Ainda assim há explicações para este cenário.

Vejamos os preços sugeridos publicados na última edição (04 / fev) do Jornal do Carro, suplemento especial do Jornal da Tarde:

GM Montana Flex Power 1.8: R$ 26.904,00 até R$ 39.977,00
Fiat Strada Working1.8: R$ 26.090,00 até R$ 38.323,00
Ford Courier 1.6 R$ 24.740,00 até R$ 34.345,00
VW Saveiro City 1.6: R$ 25.985 (não informado o máximo valor)

Vamos anexar uma tabela comparativa entre os quarto modelos que irá contribuir em sua decisão final.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento