Pergunta

BOA NOITE NELSON.

QUE LHE ESCREVE É O PAI DO FILIPE, TUDO BEM?

PRIMEIRO, AGRADEÇO O AGRADO, DOS LIVRINHOS, ESTÃO SENDO DE GRANDE VALIA.

GOSTARIA DE SUA IMPORTANTE OPINIÃO, PARA QUE EU POSSA TROCAR DE CARRO.

TENHO UM AUDI A3 1.8 2002/2002, E PRETENDO TROCÁ-LO POR DOIS CARROS, OU SEJA UM SEDÃ OU PERUA PARA POSSÍVEIS VIAGENS, E UM “POISÉ” PARA EU TRABALHAR TODOS OS DIAS.

TENHO VISTO VÁRIOS ANÚNCIOS DA “WEBMOTORS” E UM DELES ME CHAMOU ATENÇÃO, INCLUSIVE O PROPRIETÁRIO ME LIGOU INTERESSADO NA TROCA,POR SER UM AUDI, EMBORA 1997/1997, UM A4 AVANT 1.8 20V TURBO AUTOMÁTICO, QUE FICARIA COM MINHA ESPOSA.

GOSTARIA DE QUE VOCÊ OPINASSE, PARA QUE EU FIZESSE UMA TROCA ADEQUADA, POIS O OUTRO CARROS PODE SER ATÉ UM GOL ANTIGO.

OBRIGADO,

AGUARDO RETORNO BREVE.

OSWALDO FILHO

Resposta

Prezado Sr. Oswaldo,

Inicialmente agradecemos o seu retorno ao site, pois mostra que estamos conseguindo atender as expectativas de nossos Clientes e amigos internautas.

Vejamos algumas considerações:

Como o Sr. está pesquisando carros num processo de compra e venda, seria recomendado uma cotação destas intenções de compras junto aos site:

www.fipe.com.br
www.molicar.com.br

Ambos sites representam importantes institutos de pesquisas muito usados por financeiras e seguradoras, ou sejam trazem uma boa referência de preços do mercado de automóveis e podem contribuir em muito junto as suas tratativas comerciais.

No caso do Molicar, você pode fazer 10 cotações ao dia, ou seja, tente utilizar os seus créditos de maneira positiva pois diversas informações são requeridas antes de cada cotação, garantindo um valor ainda mais apurado.

Audi Avant A4 1.8 Turbo: a primeira vista nos parece um bom negócio, pois você ainda permaneceria com um veículo da marca, um carro tipicamente família e com um valor que deve representar uma excelente relação de custo / benefício.

Não devemos nos enganar. Esta suposta relação de custo / benefício tem as suas explicações:

# 1. Estamos diante de um modelo importado é só isto já justifica em parte este cenário. Com certeza os serviços de pós-vendas (manutenções corretivas, preventivas, peças de reposição e mão de obra) são um pouco mais caras quando comparado ao seu modelo Audi A3, made in Brazil.

# 2. O modelo pretendido é de 1997, ou seja, representa uma geração anterior a família A4 atualmente oferecida ao mercado. Isto em parte justifica muito uma maior desvalorização do modelo. Como esta desvalorização já ocorreu você estaria ganhando, quando comparado a um proprietário o qual tenha adquirido um veículo 0 km.

# 3. A motorização 1.8 Turbo é amplamente utilizada em vários veículos do Grupo VW (Audi, VW, Skoda, Seat) e já li a respeito tratar-se de uma das melhores soluções tecnológicas em termos de desempenho, economia de combustível, durabilidade. Também já li que o mesmo requer bastantes cuidados em relação à troca de óleo, pois costuma criar aqueças borras de óleo ao fundo do carter. Este é um item que deve ser checado com muito critério junto ao seu mecânico de confiança.

Excluindo estes pontos estamos diante de um veículo Audi, geração A4 e modelo Station Wagon. Todas as marcas de luxo, principalmente as alemãs (Audi, BMW e Marcedes-Benz) venderam poucos veículos neste segmento mas não há como negra que estamos diante de verdadeiras obras primas. O modelo A4 Avant representa sem dúvida uma das mais belas Stations Wagons do segmento. Na categoria acima a Station Wagon da Mercedes (série E) é indiscutível o carro mais bonito do segmento, frente a A6 Avanti e BMW Série 5 Station Wagons.

Se o veículo estiver em bodas condições de uso, com o plano de manutenções realizados em oficina autorizada da marca, procedência, e preço competitivo pode ser uma boa alternativa de compram, nunca se esquecendo de nossas considerações acima apontadas.

Particularmente eu preferia comprar um veículo mais novo, nacional., pois no mercado de usados, teoricamente quando mais novo o veículo, na maioria das vezes melhores as chances de adquirir um bem em melhor estado de conservação. Talvez uma Marea Weekend atendesse as premissas de um carro família, representa um excelente veículo nacional e também já está meio desvalorizado em função de um projeto um pouco desatualizado em relação às novidades do mercado.

Ainda assim estamos falando de situações distintas. A compra de um veículo às vezes é movida pela razão e outras vezes pela paixão. Comprar um A4 Avanti, nitidamente representa uma compra pela paixão. Um modelo nacional e mais novo já poderia ser considerado uma compra pela razão.

Havendo interesse na compra deste veículo levantaremos as especificações técnicas do mesmo a sua pessoa.

Compra do “POISÉ”:

Aqui tudo é possível e vai depender muito de seu orçamento previsto, escolha do carro, segmento, etc, etc. Você mencionou um Gol geração II. Não há dúvidas que estamos diante de uma das melhores opções de mercado, pois há exatos 17 anos o modelo, independente da geração é o carro mais vendido em nosso mercado.

Ainda assim existem outras boas opções e como o caso aqui é um veículo para o dia a dia, temos algumas considerações:

Ford Fiesta antigo: com o recém lançamento da nova linha do Ford Fiesta, aqueles veículos antigos tiveram uma grande desvalorização de mercado. Ainda assim estamos diante de um excelente veículo, configurados com o motor Zetec Roçam 1.0 (65CV) ou 1.6 (95CV) que representam um dos melhores motores desta categoria de veículos. Tanto é verdade que estes motores ainda são amplamente utilizados em veículos do portifólio atual Ford (linha novo Fiesta, Eco Sport, Ka).

O raciocínio aqui é aquele de considerar a compra de um veículo sempre mais novo. Com o valor de um Gol ano 99, com certeza você compra um Fiesta 01, considerando veículos de mesma categoria, conteúdo de acessórios, etc, etc. O seguro da linha Fiesta é bem mais em conta quando comparado com o modelo Gol, sem considerar os riscos de roubos que em parte justificam este maior custo de apólice.

Vale uma ressalva que aqueles Fiestas com motor 1.4 ou 1.3 devem ser evitados, pois representam os veículos ainda importados. Estamos falando dos modelos mais recentes, atualmente classificados como geração Fiesta Street.

Recentemente a Ford descontinuou a oferta do Fiesta Street de 3 portas, oferecendo apenas um modelo de 4 portas. Vale lembrar que o lançamento do novo Fiesta supostamente representaria o termino da produção da geração antiga. Como existiam volumes de vendas para ambos os produtos a montadora decidiu manter em produção as duas gerações. A retirada do modelo de 3 portas pode ser um sinal do tipo “o gato subiu no telhado”.

Como sua intenção de compra é de um veículo “Poisé” esta síndrome do modelo de estilo, término de produção, etc, etc, não deve ser tão relevante. O que precisa ser considerado é a compra de um veículo em bom estado de conservação, com procedência que é muito importante e que não represente um mico de mercado. A facilidade de manutenção e encontro de peças de reposição também devem ser analisadas neste momento. Ambas as linhas Gol e Fiesta atendem com certeza estas premissas.

Outros modelos vendidos com grande sucesso em nosso mercado também devem fazer parte de sua lista de compras (Fiat Palio, Fiat Siena, GM Corsa, entre outros). O que mais vale aqui é o estado geral do veículo. Se não representar aqueles micos de mercado qualquer possibilidade deve ser considerada.

Vejas algumas dicas da compra de seu veículo usado publicada no Jornal Diário de São Paulo:

# Veja o carro sempre a luz do dia. Evite locais escuros. Veja se existem vãos, folgas, no capô, portas, etc.
# Verifique se os eixos não estão tortos e se as longarinas não estão trincadas ou tortas, o que indica que o carro já foi batido.
# Confira se o número do chassis bate com o número da documentação.
# Procure por sinais de raspagem ou remarcação de chassis.
# Verifique o lacre da placa traseira.
# Preste atenção nos barulhos do motor. Ruídos metálicos acentuados indicam a necessidade de retífica. Se houver fumaça e óleo no escapamento é sinal de má vedação ou motor cansado.
# Ferrugem no líquido do radiador é sinal de corrosão no motor.
# Verifique a rugosidade do volante. Em carros com alta quilometragem, ele estará liso e brilhante.
# Verifique se todos os pneus são da mesma marca, incluindo o estepe.
# Antes de fechar um negócio, peça a um mecânico de sua confiança que examine o veículo. Só assim você terá certeza de não estar comprando um carro com maiores problemas. Est, etc, etc

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento