Pergunta

Bom Dia,

Adoro vocês, sempre que estou para trocar de veiculo consulto as ultimas consultorias, apesar de achado o que me interessava, estou chateada estou comprando um Marea Week ano 2001/02 2.4 ELX top de linha, com banco de couro e freio abs é o que eles dizem (o vendedor), porem tem controversias familiares, mas procurei no mercado dentro das minhas possibilidades, alias que estão acima, mas tudo bem falaram que não era um bom negócio o valor de R$ 32.000,00 que estou pagando, me ajuda será que eu estou fazendo um mal negocio??

E a manutenção é muito cara, como a troca da correia dentada.

Abraços a todos muito obrigada,

Parabens a todos.

Leila Regina Kasprzak

Resposta

Prezada Leila,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso Projeto.

Vejamos as suas considerações.

Em relação ao preço do veículo, você consultar os sites:

www.fipe.com.br
www.molicar.com.br

Ambos representam importantes institutos de pesquisas muito utilizados por financeiras e segurados nas referencia de preços de veículos usados em nosso mercado.

No caso da Molicar você até pode inserir informações adicionais referentes ao veículo pretendido, produzindo uma cotação de preço ainda mais apurada. Não desperdice cotações, pois neste site são apenas 10 / dia.

Depois desta cotação você pode comparar com o valor mencionado e se for o caso terá inclusive argumentos comercias para discutir com o vendedor deste veículo. Todo este material gerado poderá ser impresso e mostrará ao mesmo que você está “antenada” no mercado de automóveis. Cote também o valor de seu veículo atual, caso o mesmo também esteja entrando na negociação.

Comprar ou não o Marea Week:

Pelas informações passadas você já tem um veículo idêntico considerando apenas uma mudança de motorização (motor 2.0 para motor 2.4). Se isto é verdade você já pode atestar a qualidade do produto Fiat, considerando ser a família de veículos que representa o top de linha da montadora no Brasil.

Um dos diferencias Fiat neste segmento sempre foi à oferta de um motor mais potente da categoria. O seu motor 2.0 (142CV) reinou sozinho por muito tempo, até que a concorrência começou a se aproximar. A decisão de lançar um motor maior (2.4 de 160CV) foi acertada, pois não existe nada parecido no segmento com esta relação. Além disso este motor traz inovações tecnológicas como o coletor de admissão variável. O que isto significa. O seu motor atual é de 20 V, ou seja, são motores que produzem um excelente torque (força) mas este só aparece em regimes de alta rotação. Como na maioria das vezes as pessoas utilizam-se de seus veículos em perímetros urbanos, às vezes a dirigibilidade parece um pouco comprometida, ou seja, tem-se a impressão que o carro não desenvolve aquilo que deveria desenvolver. Com o novo motor Fiat 2.4 isto já não acontece. Parte deste torque já está disponível mesmo em regimes de baixa rotação.

Manutenção muito cara: qualquer veículo que tenha uma correia dentada precisa de cuidados neste item. Parece-me, não estou tão certo, até porque aspectos mecânicos não são o foco de nosso projeto a correia dentada deve ser trocada a cada 60 mil km, ou seja, um item com uma vida útil bem grande e se seguir estas recomendações do fabricante não terá problemas.

Já fui proprietário de um modelo HLX 2001 (motor 2.4) e permaneci com o veículo durante 18 meses s rodei 37 mil kms. Só alegrias, ou seja, nenhum tipo de defeito, excetuando-se as revisões preventivas recomendadas pelo fabricante. Vendi o mesmo ao parente próximo que está muito satisfeito com o veículo, chegando agora a mais de 3 anos de uso e próximo de 55 mil kms. Também não teve nenhum problema adicional.

Futura linha Marea no Brasil: Como você não está comprando um veículo 0 km este tipo de preocupação não deve existir ou impedir alguma intenção de compra. Recentemente respondemos uma consultoria sobre a linha Marea Sedan (está publicada no site, canal: consultorias, assunto: Fiat) que deveria ser lida por sua pessoa. A mesma mostra um cenário de que as vendas não vão bem (linha Marea) mas por outro lado não existe uma alternativa Fiat para este segmento. Se a Station Wagon Stilo for lançada em nosso mercado (esta entrou no lugar da Marea Weekend na Europa) o modelo Sedan ficaria sozinho, ou seja, acreditamos que seria mais razoável para a montadora manter os dois modelos Marea (Sedan e Weekend) do que lançar um novo produto. O modelo Sedan vende mais do que o modelo Weekend, ou seja, ambos os projetos de somam para pagar a conta de uma linha de produção. Lembramos ainda que o segmento das Stations Wagons foi o que mais sofreu nos últimos anos e tanto que é verdade que são poucas as opções disponíveis em nosso mercado. No segmento das Stations Wagons grande a Fiat está sozinha e nem por isso consegue tirar proveito desta situação, pois não há potencias compradores interessados neste segmento de veículos. Eles migraram para os chamados monovolumes (Picasso, Scenic e Zafira, Meriva) além de outros novos lançamentos de nosso mercado. Ainda assim são especulações mas volto a dizer como sua intenção de compra não é de um carro, 0 km esta síndrome de “vai sair de linha” deve ser menor…..

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas dos motores (atual e pretendido). Infelizmente são informações do modelo Sedan (nos dois casos) mas servirão de ajuda em sua decisão de compra. Se você precisar das mesmas especificações para o modelo Week, precisaremos de mais algum tempo na obtenção destes dados. Ainda assim como você já é proprietária de uma Weekend, conhece bem as características do veículo. O mais importante neste momento são as diferenças de motores.

Uma vez verificado o preço e estando dentro da faixa de mercado, pode comprar sem receios.

Em nosso site existem algumas consultorias que trazem dicas de compras de usados. Uma leitura deste material também pode contribuir em sua melhor compra.

Vamos nos falando,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento