Pergunta

Gostaria de comprar um Renault Megane entretanto gostaria antes de saber o custo manutenção desse veículo.

Ele é nacional?

As peças são muito mais caras que o do meu Corsa Sedan 1.0?

Aguardo respostas e desde já agradeço a atenção,

Ricardo Belini Muffato

Resposta

Prezado Ricardo,

A linha Renault Megane é importada da Argentina e apesar de ser um veículo importado o mesmo já não tem aqueles maiores problemas dos outros veículos importados de outros continentes onde as peças são bem mais caras. Na verdade no passado muitas montadoras de automóveis investiram pesados em outros países da América do Sul, principalmente a Argentina. Como existe o acordo do Mercosul produzir carros no País vizinho ainda que represente um custo adicional de frete a montadora acaba ganhando num suposto maior volume de produção, visto que os carros produzidos nestas plantas abastecem diversos mercados.

Peças mais caras que o seu Corsa Sedan: com certeza as peças são mais caras, existe o problema do veículo importado que não é tão grave mas existe, existe o problema do baixo volume de vendas do modelo, menos pontos de assistência técnica, menos peças na prateleira, mão de obra especializada reduzida quando comparado ao seu veículo atual que representa um dos grandes carros chefes da montadora GM.

Um modelo que vendeu e vende em um reduzido volume sempre terá os seus serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, mão de obra especializada e peças de reposição) mais caros e mais difíceis quando comparados a um veículo nacional que é um sucesso de vendas.

Infelizmente a linha Renault Megane nunca chegou decolar em número de vendas em nosso mercado. Vejamos alguns destes volumes nos últimos 3 exercícios:

Ano 2001:
Renault Megane Hatch: 818 unidades vendidas
Renault Megane Sedan: 2.186 unidades vendidas

Ano 2002:
Renault Megane Hatch: 2.065 unidades vendidas
Renault Megane Sedan: 884 unidades vendidas

Ano 2003:
Infelizmente em 2003 a linha Renault Megane não aparece na lista dos top 30 que tem o VW Fox na ultima posição com 3.849 unidades vendidas. vale lembrar que o modelo Fox da VW foi oferecido ao mercado somente nos últimos dois meses do ano.

Pelo cenário acima já da para perceber que sua intenção de compra representa um veículo de pouco sucesso em nosso mercado. Representa um carro ruim. Evidentemente que não pois representa um veículo mundial da montadora francesa. Ainda que na Europa a linha Megane já tenha sofrido uma mudança de estilo o veículo aqui oferecido é um bom produto. Infelizmente a Renault nunca chegou a decolar em vendas com esta família, cenário diferente quando o assunto é a linha Clio ou a linha Scénic. Em 2003 estas linhas venderam respectivamente 41.343 unidades (Clio) e 11.342 unidades (Scénic).

Se sua intenção seja para um veículo 0 km, esqueça pois representa perder dinheiro num futuro com uma desvalorização do mesmo acima da média de mercado. Se for por um usado, pode ser uma boa opção de compra, pois a desvalorização já ocorreu, ou seja, o proprietário atual é que está perdendo dinheiro. Mesmo que você fique com um mico no futuro a seu investimento de entrada já foi menor. Não existem milagres, ou seja, esta suposta boa relação de custo / benefício que você deve ter encontrado é justificada pelo fraco volume de vendas do modelo e o mesmo ser um carro “meio” importado.

Ainda assim se estiver em bom estado de conservação, com procedência, o plano de manutenções preventivas realizadas em revenda autorizada da marca, pode representar uma boa opção de compra. Em nosso site temos diversas consultorias publicadas que falam da compra de veículos usados. Uma lida neste material irá contribuir ainda mais em sua decisão de compra.

Vamos nos falando e boa Páscoa,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson,

Os serviços prestados pelos senhores são do mais alto nível e gostaria de agradecer a excelência no atendimento de forma tão eficaz e com extrema agilidade. Adicionei o site nos meus favoritos e sempre que tiver alguma dúvida não medirei esforço para pedir ajuda a vocês novamente.

Eu descobri o site de vocês através de um sistema de busca (Cadê) pela internet, como estou querendo adquirir um veículo, estou dedicando horas de pesquisa pra realizar uma boa compra.

Um abraço a todos vocês, profissionais dedicados e que desempenham com amor o exercício da profissão, estarei divulgando o trabalho de vocês. Tenham uma ótima semana e uma páscoa cheia de renovações.

Grato,
Ricardo Belini