Pergunta

Estou pensando em comprar um carro maior (0Km) ,estou com duvidas entre o novo siena 1.8 e o Polo Sedan.

Gostaria de saber sua opinião a respeito.

Wilson Cruz

Resposta

Prezado Wilson,

Seu questionamento é um pouco difícil de ser respondida mas vamos a algumas considerações que talvez possam contribuir em sua decisão.

VW Polo Sedan:

A linha VW Polo representa o primeiro produto da montadora responsável pela retomada desta em nosso mercado. Foi lançado em 2002 no conceito de compact premium, ou seja, um veículo pequeno com grande espaço interno e repleto de acessórios. A VW até chegou a oferecer o modelo com motor 1.0, mas devido a mudanças nas regras da cobrança do IPI este modelo foi descontinuado. Foi vendido somente com motor 1.6 e 2.0.

Sedans pequenos:

Este sem dúvida representou um bom mercado junto ao consumidor brasileiro e os concorrentes faziam muito dinheiro no segmento. A GM oferece o seu Corsa Sedan, A Fiat o Siena, o Renault com o Clio Sedan e a Ford chegou a oferecer o Fiesta Sedan. A VW não tinha um produto neste segmento, que concorresse à altura, pois o Pólo Classic, aquele importado da Argentina nunca chegou a decolar em volumes de vendas e neste sentido resolveu lançar um modelo Sedan derivado da família Polo. A mesma estratégia oferecida para o modelo Hatch foi utilizada para o modelo Sedan, ou seja, o mesmo só é oferecido num segmento já caracterizado como premium com motores 1.6 e 2.0 e os veículos repletos de acessórios. Diferente dos outros concorrentes que apresentam também os seus modelos Sedans com motores de 1 litro. Quando percebemos que no mercado de novos 65% dos veículos comercializados possuem motor 1.0, isto acaba representando um mercado de grande potencial.

Ainda assim a VW prefere posicionar o seu modelo Pólo Sedan nesta faixa acima de mercado e caracterizar o mesmo como um veículo de uma categoria superior. Parece que a estratégia deu resultado, pois o carro tem um certo carisma de uma categoria superior, ou seja, não está na lista daqueles carros oferecidos deste o segmento de entrada até os segmentos mais caros.

A VW do Brasil exporta o modelo Polo Sedan para a Alemanha visando à venda do mesmo no mercado europeu. Alguns itens são específicos daquele mercado (motorização a diesel, nível de poluentes, lanternas específicas, etc, etc) mas ainda assim representa um atestado para a qualidade do veículo nacional. O mercado Europeu representa o segundo maior mercado mundial de automóvel com vendas na casa de 16 milhões de unidades / ano. Isto representa 10 vezes o nosso mercado interno, ou seja, vender veículos na Europa não é fácil e só tem sucesso quem oferece um bom produto.

Fiat Siena: se falamos que a VW exporta o seu modelo Pólo Sedan para a Europa, o mesmo precisa ser dito sobre a linha Palio. Os veículos fabricados em Betim – Minas Gerais também são exportados para vários países do Continente Europeu, ou seja, este mérito a Fiat Brasil também precisa ganhar.

A linha Palio representa quase 60% do volume da montadora em terras locais. Há três anos a mesmo é campeão em vendas em nosso mercado e muito disso é resultado desta família de veículo. A mesma foi lançada em 1996, sofreu uma mudança de estilo em 2000 e agora em 2003 (linha Hatch) e em 2004 (Weekend / Siena) estes modelos passaram por uma mudança um pouco mais radical.

Quando a picape Strada também contemplar tal mudança, toda a família Palio estará sendo oferecida na chamada geração III. Com os novos lançamentos da industria automotiva local (novo Pólo, novo Fiesta, Citroen C3, Honda Fit, novo Corsa, VW Fox, entre outros) a Fiat já carecia de um produto mais novo numa família que tanto representa em seu portifólio de negócios. Há quem diga que as mudanças foram pequenas em relação aos novos produtos recém lançados pela concorrência. Se olharmos o Fiat Palio de frente ou de trás percebemos mudanças expressivas, mas quando comparamos os veículos na lateral, percebemos que pouco mudou.

A Fiat justifica em parte o fato da família estar vendendo bem, ou seja, a mesma não precisava de grandes alterações para manter ou conquistar novos Clientes. Em parte é verdade, mas não devemos nos esquecer que o mercado de automóveis é muito movido pelas novidades e talvez esta falta de maior apelo (novidade) possa comprometer a estratégia da Fiat. Até porque o fabricante sempre foi considerado um ícone quando o assunto representa lançamentos simultâneos com outros mercados. Muito do sucesso da fabricante italiano em nosso mercado foi marcado por esta estratégia. As linhas Tempra e Marea foram lançadas quase que na mesma época que o mercado Europeu. A linha Brava chegou com um pouco de atraso, mas representava um veículo moderno em relação à concorrência. O Fiat Stilo tem conseguido ótimos resultados e em 2003 vendeu mais do que o Golf da VW o seu concorrente direto.

Ainda não tive a oportunidade de verificar um novo Siena, mas pelo que vi nas revistas especializadas só existem elogios para o modelo. O modelo sempre foi o segundo colocado em volumes de vendas no segmento dos Sedans pequenos, perdendo apenas para o modelo da GM. Até este lançamento da GM neste segmento, levava a Fiat a um novo lançamento. Em breve a Ford também deve estar lançando o seu modelo Fiesta Sedan com o design da nova família. Aquele até então ofertado tinha o design da família antiga, ou seja, nunca chegou a decolar em volumes de vendas, pois parecia um veículo meio desatualizado.

Qual veículo comprar:

Particularmente gosto muito da família VW Polo e acredito que o modelo Sedan apresente um status acima de seus concorrentes neste segmento, pelo fato de ser oferecido somente com maiores motores. O Siena sempre foi considerado um bom veículo e a Fiat tratou de melhorar ainda mais o mesmo.

Qualquer escolha representará uma excelente compra. Talvez a decisão seja mais em função de seu gosto pessoal e neste caso ainda não deu para avaliar o novo modelo Fiat, bem como a sua aceitação junto ao mercado. A princípio ficou ainda mais bonito, ou seja, deve continuar fazendo bonito……

Qualquer escolha é correta em termos de opção de compra. Pode comprar e decidir sem receios.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Parabens pela consultoria, nota dez!!!!!!!!!!

Me surpreendeu em todos os sentidos e até mesmo pela rapidez da resposta.

Voce estao de PARABENS!!!!!!!

Gostaria ainda de tirar um outra dúvida.Como é a comparação de consumo dos 2 modelos???

Há perigo da VW mudar a linha POLO,ou seja, mudar a motorização para Flexpower, ou tirar o modelo do mercado??

Att.Wilson

Em tempo: Tomei conhecimento através do “google” e tenha certeza que estarei indicando a todos meus amigos.