Pergunta

Prezados ,

Tenho interesse em trocar meu Peugeot 206 1.0 16v 2001/2001 por um Golf 1.6 2001.

Fiquei sabendo que houve mudança na motorização dos modelos 2001. ( EA113 para EA111) . Gostaria de saber se o Golf 2000 modelo 2001 já saiu com esta nova motorização , ou como posso identificar pela visualização do motor, já que reparei que algums modelos vem estampado na capa protetora do motor apenas o “1.6” e outros “1.6 SR” Qual é o motor novo?

Aproveitando, gostaria de sua opnião sobre este veículo para uso em estradas, já que eu utilizarei aproximadamente 4.500 km / mês e 80% será de estrada.

Outra opção minha seria um Astra Sedan 2001 GLS 2.0 16V , mas tenho receio de seu consumo e espaço interno do motorista, pois este é um grande problema para uma pessa que nem eu que possui 1,92 m de altura.

Obrigado.

Cristian Muller

Resposta

Prezado Cristian,

Não temos esta informação com 100% de certeza e procurando em nossos arquivos percebemos que a revista Quatro Rodas publicou uma matéria sobre a nova motorização EA 111 em março de 2001. Teoricamente os veículos fabricados em 2001 possuem esta motorização, mas não temos a informação exata de quando a VW passou a equipar os veículos com este motor.

Uma alternativa para verificar se o veículo pretendido possui ou não esta motorização seria através do cabo do acelerador. Com a adoção deste motor a VW passou também a oferecer o acelerador eletrônico, sem cabo. Batizado de E-gas é um conceito de “drive by wire” da VW, ou seja, uma central monitora e interpreta os sinais elétricos enviados pelo acelerador como um pedido de força. A partir daí considera a mistura ideal de ar / combustível para atender esta demanda. Teoricamente a solução vem representar além de uma melhor dirigibilidade um menor consumo de combustível.

Ainda segundo esta publicação uma importante solução foi adotada, ou seja, a instalação do filtro de ar na tampa plástica do motor, recurso inédito em carros nacionais e muito adotada em veículos da marca Mercedes-Benz e BMW.

No cabeçote deste novo motor foi introduzido o sistema de comando de válvulas por rolamentos, conseguindo um menor atrito e um funcionamento mais uniforme.

Veículo em estradas: não há duvidas que estamos diante de um dos grandes projetos mundiais da montadora. A mesma depende em tanto deste modelo que recentemente li algo que 22% das vendas mundiais da VW são provenientes da família Golf. Só isto já representaria um atestado do veículo em questão.

Recentemente a fábrica de São José dos Pinhais atingiu a marca de 300 mil unidades produzidas sendo que 60% desta produção foi exportada aos EUA / Canadá. Mais um ponto para atestar a qualidade do produto, pois vender veículos com sucesso no mercado americano não é fácil e o Golf consegue este resultado.

Vamos anexar uma tabela com alguns comparativos de testes realizados por revistas especializadas em relação ao veículo pretendido. Existem divergências entre os dados apresentados e até seria esperado. Estamos apenas reproduzindo os fatos, ou seja, não nos questione em relação a estes.

Golf x Astra: estamos diante dos grandes representantes dos veículos no segmento dos médios no ano de 2001. No ano passado a novo Fiat Stilo já conseguiu o feito de vender mais que o modelo Golf, um fato histórico para a montadora de Betim. Seria até justificado pois o Stilo representa um novo projeto e até justifica em parte o lançamento do novo Golf geração V que já vem sendo ofertado no mercado europeu. No Brasil ainda vamos ficar com o geração IV por mais algum tempo. O mercado americano será abastecido com o novo Golf Geração V proveniente do México, ou seja, aqueles nossos carros (modelo Golf) exportados para os EUA estão com os dias contados…..

Em relação a sua altura e posicionamento, nossa sugestão seria para um teste drive nas intenções de compra. A sua altura já representa maiores cuidados em relação a este espaço interno do motorista.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados,

Agradeço pela consultoria prestada.

É a segunda vez que consulto o site, onde posso encontrar informações de grande valor e ajudar na tomada de decisão quanto a troca do veículo ou pelo puro prazer de lêr informações do mundo automobilístico.

Obrigado.

Cristian