Pergunta

Oi pessoal!

Estou querendo trocar o carro de minha esposa(que tambem utilizo!).

Ela tem um KA one 2003 com ar-condicionado, porem estou decepcionado com o consumo(9,5 km na cidade) queria trocar por um carro de maior cilindrada, visto que sempre possui motores 2,0, pensei em uma Parati GTI 2000(completíssimo incluindo ABS e bancos de couro), porem me assustei com o seguro(5.000,00 reais anuais), agora estou em dúvida entre uma parati 1.6 completa, ano 2000 (preço analizado em diversos sites,porem as seguradoras a cotam a 17.000,00, sendo que nao se acha por menos de (22.000,00 mil) ou um classe A 160, ano 2000 (com mais opcionais por 25.000,00), nao quero mais carro zero, visto que qualquer motorzinho 1.0 sai por 19.000,00 sem opcional nenhum, sem contar a desvalorizaçao!!!

Gostaria de uma analise sincera da parte de vcs e se tiverem outra opção tambem aceito!!!

P.D.moro no Tocantis e meu medo com o Classe A é a manutençao e revenda, problema que nao ocorre com a Parati.

Obrigado!!!!

Liszt Jonney

Resposta

Prezado Colega,

Infelizmente a sua intenção de compra já contraria um pouco os nosso conceito de carros usados. Não em termos dos modelos pretendidos e sim na estratégia pensada. Atualmente você é proprietário de um veículo 2003 e tem planos futuros de comprar um veículo de ano 2000 ou 2001.

Em nossas consultorias sobre veículos usados sempre referenciamos que um carro mais novo possível, representa na maior parte dos casos uma menor possibilidade de problemas, relacionados a aspectos mecânicos, conservação e procedência.

Pelo que me parece o modelo Ka deve representar o segundo carro da família, ou seja, é o da esposa. O consumo de combustível do mesmo se representar uma média de cidade e estando o mesmo com o ar-condicionado ligado não está tão fora. Perceba que não existem aqueles milagres publicados às vezes em revistas especializadas. Já vi resultados passando da casa dos 20 km/l de combustível e alguns mais conservadores onde passam de 15 km/l de combustível.

Desvalorização do veículo: você possui um Ford Ka One com ar-condicionado e é sabido que os veículos de entrada das montadoras quanto mais repleto de acessórios representam maiores perdas futuras, quando a intenção de venda ocorre num curto espaço de tempo. Comprar um modelo 1.0 repleto de acessórios só se justifica se você for ficar com o mesmo por muito tempo. De certa maneira acaba depreciando os investimentos realizados e mais do que isto acaba utilizando os recursos adquiridos. Pensar em vender um veículo deste, sempre haverá aquela concorrência com a oferta do zero km, que ainda desprovido dos itens presentes no mesmo, representa um 0 km.

Certa vez comprei um Brava HGT (top de linha da família) por R$ 33.000,00. Depois de 6 meses de uso e apenas com 8.000 km rodados, o modelo valia no mercado de usados R$ 29.000,00. O modelo Brava SX (primeiro modelo da família) era oferecido nas revendas autorizadas por apenas R$ 26.000,00. Resultado: o 0 km na revenda competia diretamente com minha intenção de venda, ainda que este modelo fosse muito desprovido em relação ao meu veículo (motorização, itens de linha, acessórios, acabamento, esportividade, etc, etc). O cenário de seu modelo Ka 2003 deve representar algo parecido.

Ainda assim se suas intenção futuras ainda persistem vamos a alguns esclarecimentos:

VW Parati: o modelo GTI deve realmente ser evitado pois nas seguradoras o mesmo é classificado como esportivo da família, resultando em apólices de seguros muito altas.

Parati 1.6: verifique os preços do veículo pretendido nos sites:

www.molicar.com.br
www.fipe.com.br

Representam importantes institutos de pesquisas, muito utilizados por financeiras e seguradoras. De certa forma os resultados aqui encontrados traduzem em parte o que ocorre no mercado de usados. Você pode utilizar tal cotação para negociar sua intenção de compra. Até poderíamos fazer tal cotação a sua pessoa, mas existem informações adicionais a serem preenchidas, garantindo ainda mais um valor melhor apurado.

Muitas de nossas consultorias respondidas são baseadas em volumes de vendas realizadas, ou seja, de certa forma este cenário acaba atestando o que vem ocorrendo com o modelo nos últimos exercícios.

No caso da VW Parati, vamos apresentar um paralelo com o seu maior concorrente do mercado, Palio Weekend. Isto não representa que um seja melhor do que o outro, mas pode mudar um pouco a sua intenção de compra.

Em relação ao Classe A da Mercedes-Benz o mesmo está meio que sozinho neste segmento e em 2003 podemos colocar a GM Meriva e o Honda Fit como fortes concorrentes deste.

Vamos lá:

Ano 2000:

VW Parati: 28.171 unidades vendidas
Palio Weekend: 27.152 unidades vendidas
MB Classe A: 12.005 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Parati: 24.697 unidades vendidas
Palio Weekend: 37.247 unidades vendidas
MB Classe A: 8.669 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Parati: 22.527 unidades vendidas
Palio Weekend: 32.740 unidades vendidas
MB Classe A: 8.088 unidades vendidas

Ano 2003:

VW Parati: 12.367 unidades vendidas
Palio Weekend: 22.172 unidades vendidas
MB Classe A: 6.667 unidades vendidas
GM Meriva: 21.246 unidades vendidas
Honda Fit: 13.764 unidades vendidas

Vale lembrar que este tipo de avaliação do mercado é mais justificado quando sua intenção de compra é para um modelo 0 km, onde representa um maior investimento. No caso da compra de um usado, ano 2000 ou 2001 o canário pode não ser tão válido, mas ainda assim sem conhecimento contribuirá em sua decisão de compra.

Pelos números acima chegamos a algumas conclusões:

VW Parati: continua sendo uma Station Wagon boa de mercado no segmento das peruas pequenas mas nitidamente o modelo da Fiat roubou a cena da ex-campeã do mercado. Até existem explicações para tal fato e muito deste cenário Parati x Palio Week está publicado em outras consultorias em nosso homepage. Mesmo diante deste cenário estamos de acordo com a sua intenção de compra, considerando ainda a opção do motor 1.6 da família VW AP que num determinado momento foi considerado pela industria a melhor motorização disponível em nosso mercado, considerando potência x consumo de combustível.

Mercedes-Benz Classe A: já respondemos diversas consultorias sobre o modelo e muitas delas estão publicadas em nossa homepage. Contam em parte o histórico do veículo, as duvidas em relação a este o futuro do modelo, etc, etc. Infelizmente aqueles volumes iniciais de vendas previstos nunca chegaram a ocorrer (70 mil unidades / ano) e com o lançamento dos novos produtos nos últimos anos, este cenário piorou ainda mais. Ainda assim estamos falando de um Mercedes-Benz, repleto de diferencias, repleto de acessórios e quando comparamos o mesmo com os veículos de sua categoria, percebemos que o mesmo está num nível acima da concorrência. Infelizmente o mesmo nunca decolou em nosso mercado e talvez naquele primeiro momento de seu lançamento o brasileiro confundia carro pequeno com carro popular. Atualmente a industria automotiva local oferece diversos modelos classificados como compact premium, veículos pequenos, com amplo espaço interno e uma razoável lista de equipamentos e acessórios. Custam acima dos R$ 35 mil reais e diante deste cenário com certeza podemos atestar que o modelo Classe A da Mercedes-Benz representa o inicio da oferta deste conceito de compact premium em nosso mercado.

Manutenção e revenda: quando comparado com o modelo VW, com certeza o plano de manutenção será um pouco mais caro. Ainda assim o mesmo representa um veículo MB e muitos dos itens aqui disponíveis nem passam perto do modelo VW (controle de tração, air bag, etc, etc). Revenda: o pior já passou, ou seja, comprar um MB Classe A usado pode até representar um bom negócio, pois a desvalorização ocorrida por conta do baixo volume de vendas e as incertezas em relação ao futuro do modelo já ocorreu. Para quem comprou um modelo 0 km, o cenário atual é mais preocupante, que não representa o seu caso.

Ainda assim estamos falando da compra de um veículo usado, ou seja, Parati e Classe A são compras recomendadas e o que irá representar o fator decisivo da mesma será o estado de conservação do veículo e principalmente a procedência do mesmo. Em nossa homepage existem diversas consultorias que tratam do assunto compra de usados. Dê uma olhada nestes trabalhos que a informação ali presente também será útil a sua pessoa.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Atenciosamente
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Oi!!!

Quero dizer sinceramente que nao esperava uma resposta tão completa e honesta, pensava que seriam uns dois ou tres parágrafos repletos de copias de outros artigos já respondidos, voces estao de parabéns, valeu a pena ter aguardado a resposta!!!!!

Com relação ao resultado final quero somente justificar o por que sair de um automovel 2003 e ir para um 2001, isso se dá devido a que ter uma motorizaçao mais forte no Brasil acarreta uma diferença de quase 21.000,00 reais se decidir comprar a mesma parati 1.6 2004(99 cv) somente com ac e dh, levando-se em conta a cotaçao que fazem no Ka 2003(15.000,00), isso sem contar o IPVA, serão 36.000,00 reais,onde terei uma desvalorizaçao de 20% só no primeiro ano e hoje em dia o dinheiro nao está fácil.

Por isso adquirir um veiculo 2001 com a motorizaçao que quero e alguns opcionais a mais como travas,vidros elétricos, ac, dh, alarme (opcionais que não possuo no meu atual carro), com uns 40.000 km rodados e adicionando somente 7.000,00 reais, tendo em mente que se adiciono todos estes opcionais ao modelo 2004 a mesma parati me sairia por quase 38.000,00. É fato notório que a linha Gol, incluindo a Parati, terão no máximo 2 ou 3 anos de vida a mais, com isso os 22.000,00 pagos a uma carro 2001 hoje, em 2007 creio sofrerão menos efeito com a desvalorizaçao que os 38.00,00 pagos hoje ao modelo 2004. De todos os modos ainda estou fazendo meus calculos!!!!

Muito obrigado por tudo.

Um abraço,

Liszt