Pergunta

Boa tarde.

Estou querendo trocar meu carro por uma “Station Wagon” usada ano 99-01.

Estou encantado com o Marea Weekend mas todo mundo diz que o carro tem uma manutenção muito cara ( para trocar correia dentada tem que tirar o motor, etc) e consome muito.

Gostaria de saber se em comparação com a Palio Week e a Parati e se isto é mesmo verdade que o custo acima referido é o mesmo para todas as motorizações do período e os prós e contras de cada uma das motorizações.

Atenciosamente,

Alexandre Mansur

Resposta

Caro Alexandre,

Inicialmente pedimos desculpas pela demora no atendimento mas nos últimos dias estivemos com muitas solicitações. Normalmente nosso tempo de resposta não ultrapassa às 24 horas e neste seu caso o cenário passou um pouco.

Ainda assim vejamos algumas considerações:

Você pretende comprar uma Station Wagon que representa o veículo top de linha da Fiat. Quando faz referencia a Palio Weekend não há duvidas que ambos os veículos pertencem a categorias distintas, ou seja, a Palio representa a família dos veículos médios da montadora enquanto que a Marea Week já pertence ao segmento superior.

Neste sentido fica um pouco difícil o cenário de comparações, pois o modelo superior estará sempre na frente em relação às outras opções.

Vamos colocar alguns pontos de forma isolado que contribuirão em sua decisão de compra:

Motores Marea Weekend: a mesma foi oferecida no mercado com motor 1.8 de 127CV, 2.0 de 142 CV e 2.4 de 160CV. Não podemos nos esquecer da versão turbo de 180CV mas acredito que esta não seja a sua intenção de compra.

Nitidamente o motor 2.4 de 160CV representa uma das melhores motorizações de nosso mercado. Na linha Marea a Fiat sempre utilizou o argumento comercial de maior potencia em seu segmento. Quando a GM chegou com seu motor 2.0 próximo dos 140CV a Fiat tratou de disponibilizar além de um motor com maior potencia, o mesmo possuía o conceito de coletor de admissão variável. Como você sabe um motor de 16V ou 20V normalmente oferece maior torque em regime de maiores rotações. Este sistema de coletor de admissão variável faz com que parte do torque seja oferecido já em baixas rotações, representando uma dirigibilidade muito boa, mesmo em regime de tráfego urbano.

Sua intenção de compra é para um modelo 99 a 01 e em 2001 este motor já estava disponível em nosso mercado.

Manutenção muito cara: quando comparamos carros de segmentos distintos os custos associados a estes também são distintos, ou seja, a mão de obra e peças de reposição da linha Marea sempre será maior comparado a linha Palio. Ainda assim estamos falando de excelentes produtos, veículos mundiais, carros já consagrados em nosso mercado.

Particularmente fui proprietário de uma Marea Week 2.4 e rodei mais de 30 mil km sem um único problema. Vendi a mesma para um familiar que já encostou nos 60 mil km e tem o mesmo nível de satisfação. Evidentemente a troca de uma correia dentada se faz necessário, entretanto também troquei a correia dentada de um outro veículo com 55 mil km. Se precisa tirar o motor, infelizmente não tenho esta informação, pois aspectos mecânicos ainda não fazem parte de nossa oferta de serviços e qualquer consideração representaria um palpite sem fundamento.

Se você gosta do veículo e encontrar um modelo em bom estado pode comprar sem receios. Aquela opção de motor 1.8 deveria ser evitada, pois nos parece que o veículo requer um motor de maior potencia. O motor de 142CV já representa uma boa opção de compra.

Não devemos nos esquecer que você tenciona compra um veículo usado e além da escolha do modelo o que mais irá pesar em sua decisão será o estado geral do mesmo e a sua procedência.

Neste caso quando você comparada uma Marea Week com uma Palio Week é que começam a surgir às diferenças. Com o mesmo orçamento previsto será suficiente para comprar uma Palio Week pelo menos dois anos mais nova em relação à opção Marea. Supostamente no mercado de usados, um veículo mais novo sempre será melhor em relação ao veículo mais antigo. Estamos falando de condições normais de mercado. Existem exceções e se você encontrar uma dessas, aquele carro super conservado, de um único dono, pouco rodado, com procedência pode representar um bom início do processo de compra.

Em nosso site existem diversas consultorias publicadas sobre carros usados. Uma leitura adicional irá representar um material adicional e importante a sua pessoa.

Palio Week x Parati:

Em nossas consultorias sempre referenciamos os volumes de vendas dos carros novos para apoiar as considerações apresentadas. Não existe um carro ruim com baixos volumes de vendas.

Nos últimos três exercícios a Palio Week tem vendido mais unidades quando comparada com aquele que já foi a campeão de vendas em seu segmento (VW Parati). Isto não significa que um veículo é melhor do que o outro e sim que estrategicamente a Fiat tem acertado mais em relação à VW. Foi a primeira a lançar uma SW de 4 portas nesta categoria. Aquela versão Adventure foi lançada para ter apenas 15% do mix de produção da montadora e seu sucesso foi tão grande que ultrapassa os 30% deste mix. A VW demorou anos para lançar a sua versão Cross Over, supostamente o modelo da família Parati para concorrer com tal produto Fiat. A Parati pertence à linha BX da VW (Gol, Saveiro e Parati) e tudo indica que com os novos lançamentos da família VW (Pólo e Fox) existe uma tendência, a longo prazo da montadora ir focando o seu negócio para estes novos produtos.

Ainda assim estamos falando das duas melhores opções de compra em seus segmentos e como sua intenção é por um veículo usado com mais de dois anos de vida o que irá valer será o estado geral do mesmo. Se você encontrar uma Parati em ótimo estado de compra pode comprar sem receios. O mesmo vale para a opção Palio Week e porque não dizer o mesmo sobre a Marea Week.

Existem consultorias publicadas em nosso site sobre estes dois modelos (sessão comparativos) e uma sobre o Marea Sedan (sessão Fiat) que conta um pouco do cenário linha Marea em nosso mercado. São informações importantes para a sua decisão de compra.

Vamos anexar uma tabela comparativa com algumas especificações obre os carros pretendidos. Representam apenas um conteúdo adicional a sua pessoa, ou seja, uma vez escolhido o modelo podemos evoluir um pouco mais com nossos trabalhos focando em detalhes a sua oportunidade comercial encontrada. Os dados referente a linha Marea dizem respeito ao modelo Sedan mais vale a pena como informação técnica.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento