Pergunta

Olá.

Estou trocando de carro nesse mês de maio, saindo de um sistema de carburação e indo para o sistema de injeção eletrônica (Novo Mille Fire), o qual não sou totalmente íntimo.

Gostaria de saber onde posso coletar maiores informações acerca da IE (de preferência na Web), desde as informações básicas até os cuidados mais importantes que devo ter.

Se possível, gostaria também de coletar informações um pouco mais técnicas sobre o motor Fire da Fiat, principalmente se o mesmo é durável, resistente e suscetível a apresentar ou não problemas.

Obrigado.

Augusto Barros

Resposta

Caro Augusto,

Aspectos mecânicos não são muito o forte de nosso projeto mas podemos afirmar que suas preocupações em relação a este motor Fiat são desnecessárias.

Em 2003 a Fiat vendeu exatos 97.023 unidades do modelo Uno Mille e tal resultado não seria obtido se o motor do veículo não fosse considerado um excelente produto. O veículo ficou na quinta posição de vendas perdendo apenas para o Gol, Corsa, Palio e Celta.

Em termos de negócio o mesmo respondeu por 28,3% da produção da Fiat Brasil e todo este cenário talvez justifique esta última mudança que a montadora Fiat introduziu em seu modelo. O mesmo tem o apelo de veículo 0 km mais barato do mercado e neste sentido precisa manter o mesmo o mais atualizado possível. Já ouvi muitas críticas em relação a esta ultima reestilização introduzida pela montadora e existem muitos usuários do modelo que detestaram tal mudança. Às vezes demora um pouco para o publico em geral acostumar com tais alterações mas no caso do Uno Mille elas foram bem acentuadas representando inclusive uma nova geração do modelo.

No acumulado de 2004 (até maio) o modelo já emplacou 19.938 unidades, 8,38% há menos que no mesmo período em 2003 (21.761) e continua ocupando a quinta posição de veículo mais vendido de nosso mercado.

Se pensarmos nos resultados até aqui apresentado a Fiat deve estar satisfeita com os números, pois depois de muitas críticas ainda continua mantendo seu “market share” neste segmento de entrada do mercado.

Ficha Técnica do modelo:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, 999 cm3 de cilindrada
Potência: 55Cv a 5.500 rpm
Torque: 8,5 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Suspensão dianteira: tipo McPherson com braços oscilantes
Suspensão traseira: independente com braços oscilantes
Freios: disco na dianteira, tambor na traseira
Comprimento: 3,69 m
Largura: 1,55 m
Altura: 1,44 m
Tanque: 50 l
Peso: 805 kg (2 portas) e 825 kg (4 portas)
Velocidade máxima: 151 km/h
Aceleração de 0 a 100 km: 15,2 seg
Consumo cidade: 14,3 km/l
Consumo estrada: 20 km/l

Dados das especificações:

Jornal O Estado de São Paulo 08/fev/04
Jornal Folha de São Paulo 08/fev/04

Injeção eletrônica x Carburador: neste quesito você não irá precisar se preocupar muito. Seguindo o plano de manutenção indicado pelo fabricante você irá fazer a limpeza dos bicos injetores de acordo com a recomendação do mesmo. Evidentemente a qualidade da gasolina utilizada será importante neste quesito e não estamos falando que você precisa utilizar uma gasolina aditiva ou premium, mas sim a opção de gasolina comum mas de qualidade. Aquelas super ofertas de alguns postos de gasolinas às vezes podem representar um tipo de combustível adulterado. Aquela suposta economia na bomba de combustível desaparece quando as manutenções corretivas se tornam mais constantes.

Injeção eletrônica: infelizmente vamos ficar te devendo mais informações sobre tal item. Com certeza você encontrará muita coisa na web mas não temos condição de fazer esta pesquisa a sua pessoa. São diversas consultorias recebidas sobre os mais variados temas e assuntos do setor automotivo. Procuramos atender a todos, às vezes com maior conteúdo outras vezes com menos informações. Ficamos te devendo esta…..

Pode comprar sem receio e se você gostou das mudanças introduzidas pelo fabricante já é meio caminha andado. Uma coisa é certa. O melhor veículo é o carro 0 km e quando este é o cenário muitas considerações, dúvidas já foram sanadas.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Excelente resposta, ótimos comentários.

Parabéns e obrigado mais uma vez.

O site de vocês será indicado a outras pessoas.

Augusto