Pergunta

Qual futuro da Sportage no Brasil?

Acho um bom Veículo.

Como eliminar os Barulhos tipos “batida de latas da Sportage, Poportas com vidros abaixados e stepe na tampa trazeirara.

As concessionárias dizem que é caracteristica do ´veículo, pergunto: Defeito é caracteristíca do veículo?

A montadora não da uma solução para os veículos já em uso?

Quando virá o modelo 2004?

e o que mudará na SPORTAGE? Quanto custará?

Apesar do pezares gosto do carro, más poderiam melhorá-lo, como suspensão, éliminar ruídos, acabamento etc. Basta investir mais em Porpaganda, pois o carro é BOM, principalmente o Turbo Diesel Intercooler, más um pouco mais de potência com economia faria bem.

Vale a pena manter a o meu veículo, e espera o modelo 2004?

Aguardo resposta ansioso.

Cordialmente,

Marcos Valério Fraga

Resposta

Caro Marcos,

Recentemente respondemos um consultoria sobre o marketing Kia (veja a mesma em nossa hp – assunto Kia) onde copiamos a montadora nesta resposta e depois de +/- 30 dias a mesma respondeu para o proprietário e nos copiou nesta. Veja o que recebemos da importadora e com certeza estas informações são válidas a sua pessoa:

==============================================================

“Prezado Senhor,

Em complemento à consulta por meio do website www.automoveldicas.com.br, a diretoria da Kia Motors do Brasil sente-se honrada em responder a algumas questões diretamente a V.Sa., especialmente em contraponto à pergunta “O que poderia ter levado o marketing da Kia do Brasil a não investir na vantagem comparativa do veículo mostrando que, em certa medida, é adequado para a proposta (cidade-campo, lembra-se?) as condições locais e para um público ávido de veículos utilitários esportivos mais baratos, sem muita frescura e robustos?”.

De janeiro de 1995, quando foi iniciada a sua comercialização, até janeiro último, foram vendidas no Brasil exatos 14.477 sport-utilities compactos Sportage, líder absoluto da categoria – em que concorrem o GM Tracker e Troller, além do ex-Suzuki Vitara e Gran Vitara – no período de 8 anos. Este carro representa 15,6% do total de vendas realizadas pela Kia Motors do Brasil.

Exatamente por sua melhor característica – relação custo versus benefício -, a Kia Motors do Brasil, desde o princípio, direcionou e continua direcionando esforços no sentido de posicioná-lo como o carro de entrada na categoria on e off road. Os números por si só mostram que o Sportage significa ouro, jamais a Kia o considerou como prata, em cujo segmento – potencializado pela chegada dos importados – o modelo mostrou-se imbatível, em particular nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentram cerca de 80% dos Sportage.

Em relação à carta-resposta da consultoria, temos de concordar que, a partir de 13 de janeiro de 1999, quando houve a flexibilização da moeda norte-americana, e também a partir de 1º de janeiro de 2000, quando a alíquota de importação deveria ter acompanhado o porcentual da TEC – Tarifa Externa Comum do Mercosul, à época de 23%, a atividade do setor de importação de veículos automotores ficou extremamente difícil.

Nos últimos cinco anos, a atividade importação como um todo caiu. A título ilustrativo, podemos mencionar a quantidade de produtos importados nas gôndolas de supermercados entre 1994 e 1998.

Mas, diferentes de produtos de supermercados, os veículos importados não podem ter o mesmo tratamento. Com frota circulante de quase 100 mil veículos, a Kia Motors do Brasil – diante de todas as dificuldades mercadológicos – optou e cumpre rigorosamente com o pós-venda, por exemplo, com investimento da ordem de R$ 50 milhões em peças e componentes originais Kia.

Vale lembrar que, em 2002, a Kia Motors do Brasil criou o Clube da Lama, em sua oitava edição, que já reuniu cerca de 500 proprietários de Sportage, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, com o objetivo precípuo de desenvolver e difundir a atividade 4×4. Todas as etapas foram cumpridas com muito sucesso.

Obviamente, diante da política econômica na era Lula, o setor de importação vem perdendo forças, o que em nossa avaliação trata-se de um equívoco estratégico. Certamente os resultados vis não aparecerão agora. Há que se compreender a importância da importação no sentido de que estabelece parâmetros, força os produtores locais a se atualizarem.

Em relação outra parte das considerações da consultoria, esta diretoria gostaria de informar que a Kia Motors do Brasil pertence a um grupo 100% nacional, sediado na cidade de Itu, cujo lastro remonta mais de 50 anos no comércio varejista de automóveis.

Em 2000, a Kia Motors do Brasil comercializou 16.081 unidades, fato que lhe rendeu a prêmio “The Best Distribuitor Kia Motors in the World”. No ano passado, foram vendidas 1.986 unidades. Houve sim uma redução drástica em suas vendas, cerca de oito vezes menos. No entanto, mesmo diante da forçosa necessidade de enxugar estrutura, a Rede Nacional de Concessionárias Autorizadas não caiu em igual proporção. Tínhamos, em 2000, 96 concessionárias e hoje 55.

De outra parte, quando iniciamos nossas atividades em janeiro de 1993, tínhamos consciência plena de que a importação seria por um período. Neste ramo é fundamental que tenhamos uma unidade fabril. Breve, posso assegurar, teremos uma fábrica no Espírito Santo, em Linhares, onde vamos produzir inicialmente o caminhão leve Bongo.

Além disso, continuaremos importando a Besta, Carnival, New Sportage e o Sorento, que – aliás – chega esta semana o primeiro lote no Porto de Vitória. Só não trazemos o Carens, o Rio, o Opirus, entre outros modelos da Kia, por absoluta possibilidade de serem competitivos em preços finais ao consumidor.

Espero sinceramente ter contribuído com V. Sa. e agradecemos e, muito, por sua manifestação. Temos muito orgulho em saber que você possui um Kia Sportage.

Atenciosamente,

José Luiz Gandini”

==============================================================

Eliminar barulhos: infelizmente se a revenda autorizada de sua região não é capaz de sanar este tipo de defeito, não somos nós um site de consultorias automotiva que vamos te ajudar. Existem sim empresas especializadas neste tipo de defeito, pois sabemos que ruídos indesejados são comuns na maioria dos veículos disponíveis em nosso mercado. Também devemos lembrar que muito destes ruídos são decorrentes das péssimas condições de nossas ruas e estradas de rodagem.

Recentemente no jornal local de São Paulo Capital foi publicada matéria apontando Empresas especializadas neste tipo de serviço, onde revestimentos especiais são aplicados para retirar os ruídos. A mesma apresentava as seguintes Empresas:

# Ruído Zero (11) 6965-1101
# Nocricket (11) 5573-1414
# Gold Car (11) 223-2219

Infelizmente ambas as Empresa estão lotadas na Grande São Paulo, inviabilizando um pouco este tipo de serviço a sua pessoa. Ainda assim você pode tentar um contato e pegar alguma dica que poderia ser facilmente aplicada em uma oficina especializada em som automotivo de sua região.

Sportage 2004: não temos as informações se o modelo 2004 tem sido oferecido ao mercado e o que mudará no mesmo.

O documento Kia em anexo fala em um “New Sportage” mas a imprensa especializada não evidenciou tal notícia.

Manter o seu veículo atual: esta é uma pergunta um pouco difícil de ser respondida. Se a importadora continuar a oferecer o modelo no mercado, com certeza você pode ficar mais tempo com o mesmo, evidentemente se o mesmo tem atendido as suas expectativas como proprietário. Se a importação dos modelos não continuar a melhor estratégia seria a venda do modelo, pois o mesmo ainda tem uma boa aceitação junto ao mercado, mas num futuro este cenário pode mudar bastante.

Caro Marcos,

Infelizmente são poucas as informações referentes a operação Kia no Brasil e fica difícil atendermos as expectativas de nossos Clientes internautas. Pelo documento Kia em anexo você percebe que a própria importadora se posiciona de maneira favorável a continuidade da operação Brasil, considerando inclusive a manufatura de algum modelo.

Ficamos te devendo mais informações.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nosso site

Atenciosamente

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

ATT. Sr. Nelson LRC Bastos

DE; Marcos Fraga

è com muita satisfação que recebi sua resposta, apesar de algumas metáforas, mas num todo é satisfatória.

Gostaria de tomar a liberdade em sugerir, que repasse estes questionamentos diretamente a montadora coreana ou sua holding para que as respostas sejam mais concisas.

Muito obrigado, estarei divulgando seu site.

Marcos Fraga