Pergunta

Senhores,

O Honda Civic 2004 sofreu pequenas alterações em relação ao modelo 2003.

Estou analisando a possibilidade de trocar o meu 2003 por um novo – apenas por questões financeiras e aproveitando a garantia oferecida de 04 anos.

Entretanto, um ponto importante é a possibilidade da Honda lançar uma nova geração (efetivamente um novo modelo) do Civic no inicio de 2005 visando a concorrência com o Corolla.

Gostaria de saber se essa possibilidade é real ou a nova geração será colocada no mercado apenas em 2006?

Atenciosamente,

Antonio Guimaraes

Resposta

Caro Antonio,

Sua pergunta é um pouco difícil de ser respondida, pois com certeza é o tipo de informação considerada como estratégica da Montadora e é guardada a sete chaves.

Em 2003 o Toyota Corolla vendeu 38.567 unidades, contra 16.736 unidades do Honda Civic. Pelos números acima já percebemos a razão das mudanças introduzidas pela Honda, visto que nos dois anos anteriores (2002 e 2001) o modelo Honda Civic era o campeão de vendas em seu segmento (Sedans médios).

Em 2004 (até março) a Toyota emplacou 8.667 unidades do Corolla, enquanto que a Honda emplacou 4.822 unidades do Civic. Comparativamente ao primeiro trimestre de 2003 a Toyota apresenta uma variação positiva de 30,37%, enquanto que a Honda apresenta uma variação negativa de 5,77%.

Pelo cenário 2004 nos parece que as mudanças introduzidas pela montadora não fizeram muito efeito.

Infelizmente já é sabido que o Honda Civic só irá bater o seu maior concorrente quando a montadora lançar algo mais novo, ou seja, um Civic nova geração. Quando isto irá acontecer ???

Se pensarmos no mercado local, já devia ter acontecido, pois nas parciais do final de 2002 (novembro e dezembro) o Corolla já batia o Civic em volumes de vendas. Nenhuma grande mudança ocorreu em 2003 e em 2004.

O modelo Civic aqui produzido é um veículo globalizado. Em 2003 nos EUA foi o terceiro veículo mais vendido com 299 mil unidades, perdendo apenas para o Toyota Camry com 410 mil unidades e o Honda Accord com 397 mil unidades, ou seja, ainda continua sendo um campeão de vendas e não seria o nosso volume de vendas que faria a montadora mudar a sua estratégia sobre o modelo.

Recentemente li uma outra reportagem informando que o consumidor jovem americano já perdeu aquele entusiasmo inicial pelo modelo Honda Civic, pois este era muito utilizado no chamado segmento dos veículos modificados (tuning). Pode representar mais um sinal que algo precisa ser feito, mas ainda assim quanto disso compromete aquele volume de vendas e o sucesso da montadora obtido em 2003.

Diante das considerações acima, acredito (a opinião é muito particular) que a montadora venha considerar uma nova geração do modelo Civic somente em 2006. São especulações apenas, baseadas em fator e volumes de vendas. A correta informação só seria possível se sentássemos no “board” da Companhia. Como não temos esta “networking” junto ao pessoal da mesma ficamos aqui imaginando os fatos futuros…….

O seu veículo é muito novo ainda. Vender o mesmo no momento atual representaria uma elevada perda financeira. Nossa sugestão seria permanecer com o mesmo por mais dois anos (2004 e 2005) e considerar o novo Honda Civic quando a nova geração for lançada. Comprar um modelo 2004 representa manter-se no mesmo nível de veículo, gastando mais e sem aquele “upgrade” característico de toda nova compra de um novo carro.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Senhores,

as minhas congratulações pelo retorno.

Gostaria de salientar que fiquei extremamente surpreso, de forma positiva, com a qualidade da resposta/consultoria: clara, profissional, transparente e objetiva.

Para fechar o meu cenário. gostaria de um posicionamento em relação a seguinte questão:

Levando em consideração todos os pontos já relacionados na resposta anterior e pensando apenas na questão financeira, qual a diferença em valor que “justificaria” a realização da troca?

Sei que é uma questão de difícil resposta e um tanto quanto subjetiva, pois não é considerar o valor de mercado do carro e sim a diferença que justificaria uma troca.

Dados do meu veiculo: Honda Civic LX 1.7 cambio manual, 28.000 Km, comprado em janeiro/2003 (troca por um equivalente zero).

Desde já, os meus agradecimentos

Atenciosamente

Antonio Guimaraes