Pergunta

Gostaria de saber se existe algum comparativo do C5 da Citroen com o Honda Accord no site de vcs e se os dois são concorrentes diretos, qual seria a melhor opção de compra?

Dizem que o valor de revenda do C5 é terrível

Guto Almeida

Resposta

Prezado Guto,

Vejamos algumas considerações:

Com certeza os dois modelos pretendidos são veículos do mesmo segmento, ou seja, os chamados grandes sedans. Talvez o modelo Citroen esteja também invadindo outro segmento pois além da motorização de 4 cilindros o mesmo chegou a ser oferecido na versão de 6 cilindros. Atualmente na tabela do fabricante este veículo já não é mais apresentado representando um término da importação do mesmo.

Honda Accord:

Só vamos te passar um dado que por si só atesta a qualidade do veículo. Em 2003 no mercado americano o modelo vendeu exatos 397 mil unidades. Representou o segundo veículo mais vendido naquele mercado perdendo apenas para o Toyota Camry com 410 mil unidades. Para se ter uma idéia do que isto representa veja os volumes de vendas das montadoras locais em nosso mercado em 2003:

Fiat: 340 mil unidades emplacadas
GM: 333 mil unidades emplacadas
VW: 282 mil unidades emplacadas
Ford: 151 mil unidades emplacadas

Evidentemente o mercado americano representa o maior mercado mundial da industria automotiva com mais de 16 milhões de unidades / ano. No Brasil este número ficou próximo de 1,6 milhões, ou seja, representamos apenas 10% dos veículos que são comercializados naquele continente. Este cenário é importante para mostrar a qualidade do produto japonês, pois vender veículos nos EUA não é fácil e vender com sucesso ainda mais difícil. Em 1995 eram oferecidos naquele mercado 910 modelos de veículos. Em 2002 este número ultrapassa a 1.300 opções de compras.

Infelizmente não podemos fazer a mesma comparação com o modelo da francesa Citroen, pois o mesmo não é oferecido no mercado americano. Existem indícios que estes já consideram a possibilidade de entrada neste mercado, mas ainda que represente o maior mercado sempre existirá aquele cenário de para cada 10 habitantes já existem quase 9 veículos, ou seja, não existe espaço para crescer. No Brasil este número é próximo de 10 para 2. Ainda assim estamos diante de um dos grandes lançamentos da marca francesa no mercado Europeu que representa o segundo mercado de automóveis no mundo.

O modelo C5 representa o primeiro grande lançamento da montadora onde na seqüência vieram o C3 (fabricado agora localmente), o C8 (monovolume grande que também será importado ao Brasil) e o novo C4 que representa o substituto da família Xsara.

Ambos os modelos representam veículos importados, ou sejam, sofrem um pouco em relação à variação cambial ocorrida nos últimos tempos. Isto também acaba representando baixos volumes de vendas. Como as duas montadoras estão presentes no Brasil fabricando outros modelos àquela síndrome de comprar um veículo importado e ficar na mão já não existe. Em 2003 a Honda vendeu 32.145 modelos, enquanto que a Citroen vendeu 17.476 veículos. Perceba que o numero Honda deve ser justificado em parte pelo sucesso de seu modelo Honda Fit e a continuidade de vendas do modelo Civic. Os modelos importados (Accord, CR-V) são a minoria neste mix de vendas. Já o maior volume da Citroen deve ser do modelo Picasso e do recém lançado modelo C3. Os importados C5 e C8 são a minoria.

Horrível valor de revenda do C5:

Talvez a marca ainda sofra com aquele desgaste inicial quando a mesma era somente um importador. Alguns modelos foram importados (ex. Xantia, modelos da família ZX Volcane, modelos Xsara, entre outros) venderam poucas unidades, sofreram com as altas taxas da variação cambial, ou seja, viraram verdadeiros micos do mercado. Isto tudo acaba representa uma maior desvalorização do modelo usado.

Já o modelo Honda Accord vive há anos do sucesso de um dos veículos mais vendidos nos últimos anos no mercado americano, considerando ainda a credibilidade dos japoneses em nosso mercado em função da qualidade, durabilidade, baixa custo de manutenção de seus veículos. Existem diversos destes veículos com mais de 100 mil km rodados onde os únicos gastos representaram as manutenções preventivas apontadas pelo fabricante. Representam veículos com baixos índices de falhas. É claro que o C5 também atende estas premissas, mas como é um produto ainda novo no mercado não desfruta desta tradição dos carros japoneses.

Qual veículo comprar: a pergunta é um pouco difícil de ser respondida. Com certeza o design do veículo poderá influenciar em sua decisão e nos parece (opinião particular) que neste caso o modelo francês leva um pouco de vantagem. Já a tradição do veículo japonês pode fazer com que sua escolha mude de lado. A decisão é difícil.

O que poderia ser pensado seria uma opção por um veículo nacional do segmento anterior. Perceba que um Toyota Corolla vale quase a metade dos veículos pretendidos e oferece muito mais do que a metade quando pensamos em um automóvel. Nesta situação o Honda Civic também passa a fazer parte desta lista, mas infelizmente quando comparamos estes dois japoneses, nos dois últimos exercícios, o Toyota Corolla tem vendido muito mais que seu maior concorrente local.

Pense no assunto. Representa um investimento muito menor e uma qualidade de veículo muito similar. Ainda assim mais vale o gosto do que o dinheiro no bolso. Muitas vezes a compra de um automóvel acontece pela paixão e não pela razão. Se não fosse assim não existiriam tantas opções de veículos para todos os gostos e bolsos.

Vamos anexar uma tabela comparativa com os dois modelos pretendidos. Representa um material adicional a sua decisão de compra.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento