Pergunta

Prezados consultores da Automoveldicas,

Desde 2002 utilizo-me deste eficiente serviço de consultoria para realizar minhas pesquisas quando o assunto é carro, motivo pelo qual sempre o indico aos amigos!!

PARABÉNS pelo site!!

Recorro uma vez mais a essa equipe, para buscar informações a respeito de uma linha de utilitários;

No inicio do ano, em um sério acidente, minha pick up Mitsubishi L200/95, foi perda total… estou procurando agora uma nova caminhonete/pick up para compra, com as seguintes caracteríticas: – valor R$ 45.000,00 a 50.000,00; – air bag(fundamental); – diesel(preferencialmente) ou Kit gás; – 4×4; – 97 a 2000.

Muito bem, partindo do pressuposto que as caraterísticas acima tem que ser mantidas e já me permitiram chegar a algumas marcas: Pajero, Pathfinder, Cherokee, Kia, Blazer Turbo diesel, Toyota SW4…

Solicito uma análise destes modelos, com vantagens e desvantagens, para que eu possa ter subsídios para escolha!

Agradeço desde já apresteza da equipe eos esclarecimentos que serão enviados!

Forte abraço!

Elson Góis

Resposta

Prezado Élson,

Além das considerações aqui apresentadas você pode navegar em nossa homepage e verificar alguns de nossos trabalhos já realizados sobre os veículos pretendidos. A idéia de publicar algumas de nossas consultorias representa disponibilizar de imediato um material adicional aos nossos Clientes internautas bem como fornecer ainda mais informações, a correta compra de seu próximo veículo.

Mitsubishi Pajero:

Não existem ressalvas, exceto o fato de ser um veículo importado e isto valerá a todas as outras opções de importados de sua lista. Os serviços de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre serão mais caros e mais difíceis quando comparado a um veículo nacional.

No caso da linha Pajero você tem opções para todos os gostos e bolsos. A versão atualmente vendida corresponde à geração III da família com algumas pequenas mudanças de design na linha 2004. Aquelas primeiras Pajeros importadas, a partir de 1996 / 97 ainda são bem bonitas e já sofreram uma certa desvalorização de mercado por conta desta nova família. Se você pensar num motor a gasolina, considere o 3.5 de 202 CV. Aquele motor 3.0 de 150CV deixa um pouco a desejar em função do peso do veículo e ao propósito que o mesmo se destina.

A linha Pajero conta ainda com a família Sport que representa os veículos de entrada. Não devemos nos esquecer que atualmente a Mitsubishi também oferece a versão TR4, made in Brasil, este sim é o carro de entrada da família Pajero no Brasil. Talvez não seja este o veículo que atenda as suas premissas de uso, visto a lista de opções informada.

A linha Sport é mais recente mas chegou a ser oferecida na versão 4×2 e 4×4. Se você não precisa da tração pode representar um menor investimento, mas tenha em mente que na hora da venda futura, a tração sempre conta algo a mais num veículo Sport Utility.

Se você encontrar um veículo em bom estado, com o plano de manutenções preventivas realizado em oficina autorizada, que nunca tenha feito trilhas pode representar um bom início do processo de compra.

Nissan Pathfinder:

Não há como negar que representa também uma das boas opções do mercado. Infelizmente o modelo pretendido nunca chegou a vender tão bem quando comparado com a linha Pajero. Tivemos no início dos processos de vendas problemas em relação à representação da marca em terras locais. Quando a montadora se estabeleceu no Brasil o modelo Pathfinder importado já sofria com as altas do dólar inviabilizando qualquer intenção de compra. Tanto é verdade que a montadora passou a oferecer uma versão made in Brasil (Nissan Xterra) para atender esta demanda pelos Sport Utilities.

Os primeiros modelos do veículo Pathfinder possuíam um motor de 170CV e havia muita reclamação em relação a este motor (baixo desempenho). Na seqüência a montadora passou a oferecer uma versão mais potente com motores de 243CV. Infelizmente a oferta deste motor já coincide com a pior fase dos importado no Brasil, ou seja, com a alta da moeda americana quase todos estes veículos passaram a ter preços proibitivos para o potencial comprador local.

Quando o assunto é conforto e dirigibilidade o modelo Pathfinder é o campeão considerado por muitos, um dos primeiros SUV onde a sensação de dirigir é a mesma que estar num grande sedan de luxo. Sua plataforma deriva de um veículo de passeio da montadora Japonesa e tal diferencial sempre foi utilizado como estratégia de vendas pela montadora.

Jeep Cherokee:

Depois da Ford Explorer sempre foi o segundo Sport Utility mais vendido nos EUA. Só isto já atesta a qualidade do produto. Neste caso também existem opções para todos os gostos e bolsos pois foi oferecido como modelo Sport, Laredo e Limited. Da mesma maneira como ocorre na linha Pajero a linha Cherokee também já sofreu bastantes alterações de design, ou seja, os carros mais antigos já depreciaram mais em função deste cenário. Excluindo aqueles problemas de pós-vendas, pode comprar sem receios.

Kia:

Tenho respondido muitas consultorias sobre carros da marca Kia, o futuro da Empresa, etc, etc. Muitas pessoas me perguntam sobre o futuro da família Sportage, pois acreditam tratar-se de uma boa opção no mercado mas estão receosas. Não tem jeito, quem não produzir localmente não terá competitividade em relação aos importados. Um Pajero TR4 (made in Brasil) custa menos que R$ 70 mil reais. Seu concorrente Toyota (RV4) ou Honda (Cr-V) ultrapassam a casa dos R$ 120 mil pelo simples fato de serem modelos importados. Diante deste cenário sempre haverá aquele questionamento se a Kia não está subsidiando a venda de seu modelo Sportage quando oferece um veículo (SVU) com motor a diesel, na casa dos R$ 80 mil reais. Todos os proprietários que possuem o modelo gostam muito, mas se sentem receosos em relação ao futuro da marca em terras locais.

Recentemente a montadora passou a importar uma versão top de linha do modelo Sorento. Nos EUA o modelo faz muito sucesso sendo vendido inclusive com uma garantia de 10 anos (é o preço da conquista de mercado). O tenista americano André Agassi, também foi contratado pela montadora como garoto propaganda da marca. No Brasil o veículo será ofertado com apenas 2 anos de garantia. Também existem intenções da fabricação local de um modelo, mas ainda representam planos e estratégias futuras da Companhia. Se isto ocorrer, com certeza representará uma maior tranqüilidade aos proprietários atuais da marca, bem como aos futuros potencias compradores.

Blazer Turbo Diesel:

Até o lançamento da Nissan Xterra a GM sempre reinou sozinha no mercado dos SUV nacionais. Tanto é verdade que num determinado momento este modelo a diesel, versão executive chegou a custar R$ 106 mil reais. No lançamento do Nissan Xterra tal modelo já teve preço reduzido para R$ 90 mil reais (viva a concorrência) pois não há como negar que o modelo Nissan possui muito mais atributos em relação à velha e nossa conhecida Blazer GM.

É um carro “made in Brasil”, você tem a maior rede de revendas autorizadas dentro das opções apresentadas, vendeu e ainda vende em grandes quantidades, ou seja, quando comparamos com as opções dos importados a mesma leva inúmeras vantagens.

Toyota SW4:

Sempre foi oferecida em duas versões (gasolina e a diesel). A configuração gasolina representava o top de linha da família, ou seja, configurada sempre com maior requinte. Vale lembrar que o mercado dos SUV sempre teve a sua origem no mercado americano, ou seja, o americano gosta dos modelos mais requintados e sempre na versão gasolina com motores muito potentes. A versão a diesel já era configurada de maneira mais simples, tentando compensar o fato de ser mais cara, pelo motor diesel. Recentemente o modelo deixou de ser importado, vindo em seu lugar o Land Cruiser Prado. Você sabe o que é o Land Cruiser. Representa a evolução de nosso Toyota Bandeirantes (bem evoluído por sinal). O nome Land Cruiser (cruzador da Terra) foi traduzido para Bandeirantes que significava os nossos desbravadores. Quando comparamos o nosso Toyota Bandeirantes com os Land Cruiser vendidos pelo mundo, chegamos a conclusão que realmente fabricávamos carroças. Não adianta argumentar que os veículos eram robustos, confiáveis, etc, etc. Qualquer novo modelo atende tal premissa da mesma maneira, com muito mais conforto, dirigibilidade, desempenho, etc, etc. Nada como uma abertura de mercado para percebermos o que representa uma competitividade industrial. Em 1995 foram fabricados pouco mais de 750 veículos da família Bandeirantes em terras locais. Somente em 2003 a Toyota fabricou mais de 38 mil modelos Corollas por estes lados……..

Caro Élson,

Passamos aqui algumas informações preliminares que contribuirão em sua decisão de compra. Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas dos veículos pretendidos, presentes em nosso banco de dados.

A sua inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – www.automoveldicas.com.br

Agradecimento