Pergunta

Prezados Senhores,

Estou fazendo um trabalho sobre a estratégia de implementação dos carros Peugeot 206 e Peugeot 307.

Gostaria que, se possível, vocês me dessem dicas sobre as tendências do mercado de automóveis e as oportunidades que o mercado oferece(como por ex. redução do imposto, aumento do poder de compra das mulheres) para o aumento de venda desses dois carros.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

At, Anelise Kaippert

Resposta

Prezada Anelise,

Seu questionamento diz respeito aos dois modelos Peugeot (206 e 307) e neste sentido vamos tentar passar algumas considerações específicas sobre estes que poderão contribuir em sua pesquisa.

Peugeot 206:

Inicialmente fora ofertado em nosso mercado com a motorização 1.6. Com um design belíssimo, apelo de modernidades, conseguiu o que muitos achavam o impossível. Bater o Gol, o eterno campeão de vendas em nosso mercado, considerando todos os segmentos em que atua. Como este modelo VW já era oferecido com motor 1.0 e num mercado aonde chegamos a ter 70% das vendas de novos veículos concentradas neste segmento, evidentemente que o Peugeot 206 ainda vendia muito menos que o seu principal concorrente.

Na seqüência o fabricante passou a oferecer o modelo “made in Brasil” com motor 1.0. A concorrência não perdeu tempo, pois sabia que o modelo francês, naturalizado brasileiro faria o seu estrago. A VW oferecia o Gol com motor de 69CV. O Peugeot 206 era oferecido com motor 1.0 de 70CV e o maior motor da categoria sempre foi utilizado pela industria como forte argumento de marketing. Resultado: A VW passou a oferecer o Gol com um motor 1.0 de 76 CV e constantemente apresentava o seu produto com este diferencial (o motor mais potente da categoria).

No início de nosso projeto (ano de 2001) respondemos muitas consultorias sobre carros populares. Em muitas das oportunidades apresentamos o modelo Peugeot 206 como sendo a melhor opção de compra neste mercado. Não que o modelo Gol da VW fosse uma opção errada de compra, mas que no mercado de automóveis, a novidade tende ser um forte argumento comercial, visto que o produto veículo tem uma tendência a ser “comoditizado”, ou seja, aquilo que é novo no mercado e oferecido numa suposta excelente relação de custo / benefício, representará uma receita de sucesso.

Parte deste sucesso pode ser explicado com os volumes de vendas do modelo Peugeot 206 nos últimos anos, posicionando o mesmo junto aos outros seus concorrentes do segmento. Vejamos estes números que nos trazem algumas explicações e conclusões futuras:

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103 142 unidades vendidas
GM Celta: 21.444 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 84.578 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 78.150 unidades vendidas
Ford Fiesta: 41.356 unidades vendidas
Renault Clio: 24.814 unidades vendidas
Peugeot 206: 12.239 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
GM Celta: 90.159 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 83.524 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 52.093 unidades vendidas
Ford Fiesta: 43.239 unidades vendidas
Renault Clio: 29.128 unidades vendidas
Peugeot 206: 27.387 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
GM Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
GM Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas
Renault Clio: 27.555 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077 unidades vendidas

Ano 2003:

VW Gol: 179.816 unidades emplacadas
Fiat Palio: 119.405 unidades emplacadas
Fiat Uno: 97.023 unidades emplacadas
GM Celta: 115.011 unidades emplacadas
GM Corsa: 120.743 unidades emplacadas (todos os modelos da família Corsa)
Ford Fiesta: 67.361 unidades emplacadas (todos os modelos da família Fiesta)
Renault Clio: 41.343 unidades emplacadas (todos os modelos da família Clio)
Peugeot 206: 34.430 unidades emplacadas

Ano 2004 (até abril):

VW Gol: 59.841 unidades emplacadas
Fiat Palio: 39.950 unidades emplacadas
Fiat Uno: 27.901 unidades emplacadas
GM Celta: 36.983 unidades emplacadas
GM Corsa: 37.102 unidades emplacadas (todos os modelos da família Corsa)
Ford Fiesta: 19.624 unidades emplacadas (todos os modelos da família Fiesta)
Renault Clio: 12.867 unidades emplacadas (todos os modelos da família Clio)
Peugeot 206: 10.659 unidades emplacadas

Nada como um volume de vendas para chegarmos a algumas conclusões:

# Num mercado estagnado em volumes de vendas nos últimos 5 anos seria natural que novos produtos e lançamentos “roubassem” market share de tradicionais campeões de vendas. Percebemos que a partir de 2001 os recém lançamentos da industria local (Peugeot 206, Renault Clio, GM Celta) fazem este papel contra tradicionais campões de vendas (Gol, Palio, Uno).

De certa forma este cenário justifica um pouco que o mercado de automóveis é em parte movido por novidades. Ainda assim o conceito da novidade não dirá para sempre, sendo que o modelo Peugeot 206 teve o seu melhor momento em 2002 com mais de 40 mil unidades vendidas. Em 2003 o mesmo já sofre com a chegada de outros fortes concorrentes (VW Pólo, novo GM Corsa, novo Ford Fiesta, reestilização da família Clio, etc, etc).

Em função de uma falta de lançamento frente aos novos produtos ao final de 2003 e início de 2004 a montadora Peugeot passou a oferecer a sua família 206 com alguns benefícios. O item ar-condicionado passou a ser oferecido num esquema de subsídio que representava uma melhor relação de custo / benefício do modelo. Na seqüência a montadora também reestilizou o seu modelo, representado apenas por um face-lift na linha Peugeot 206 (nova grade frontal, novas lanternas, novas rodas, etc). Também passou a oferecer o modelo com uma motorização 1.4 buscando um melhor posicionamento do modelo.

Será que vai trazer o resultado. Como o veículo é um produto mundial esta maior concorrência em função desta suposta desatualização do produto, frente aos novos lançamentos já é sentida em outros mercados e com certeza a Peugeot já deve estar considerando uma nova geração do modelo 206, ou mesmo o lançamento de um novo produto como a montadora costuma fazer. Talvez o Peugeot 207 já esteja a caminho e seguindo nova estratégia adotada pela mesma, os modelos dos veículos passam a contar com 4 dígitos em sua identificação, ou seja, seria o novo 2007. Ainda assim estamos apenas especulando em função de fatos, ou seja, como não sentamos no “board” da Companhia, ficando aqui pensando em alternativas futuras.

Peugeot 307:

O veículo chegou ao mercado com o prestígio de carro do ano na Europa em seu mercado de atuação. Só isto já seria suficiente para justificar o sucesso do modelo em nosso mercado local. A VW lançou a nova geração V da família Golf no mercado Europeu em parte justificada pelos novos lançamentos da industria e o Peugeot 307 faz parte deste time, bem como Fiat Stilo, novo Focus, novo Astra e no futuro o novo Citroen C4.

Estrategicamente falando a Peugeot definiu como a planta Brasil a produtora dos veículos pequenos (linha 206) e a planta Argentina como a produtora dos veículos médios (linha 307). Em função dos problemas econômicos no País vizinho a produção da linha 307 foi adiada e no momento deste lançamento do modelo em nosso mercado o mesmo era importado da França, pagando mais impostos e por conseqüência sendo oferecido numa pior relação de custo / benefício.

Buscando um melhor posicionamento do produto a montadora passou o oferecer o modelo apenas com um motor 1.6 de 110CV e acredito que a mesma apresentava subsídios financeiros para os primeiros veículos apresentados ao mercado.

Ainda que o motor 1.6 atendesse as expectativas dos Clientes, quando comparávamos os modelos concorrentes na faixa de atuação e preço do Peugeot 307, percebíamos que o mesmo deveria ser oferecido com um motor mais potente. O carro tinha aspectos de um Médio Premium, mas meio “carente de motor”. A concorrência (VW Golf, etc, etc, etc,,,,,,,
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos
site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento