Pergunta

O CUSTO DE MANUTENCAO DO AUDI A3 E MAIS CARO QUE O DE UM GOLF.
QUAL SERIA O CUSTO APROXIMADO AO ANO.

ALESSANDRO CARLONI
 

Resposta

Caro Alessandro,

Inicialmente gostaríamos de agradecer a sua indicação de nosso projeto junto aos seus conhecidos. Como buscamos uma profissionalização do mesmo esta suposta maior audiência acaba representando um importante fato ao Projeto.

Em relação aos vossos questionamentos, devemos informá-lo que aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e muitas das consultorias já respondidas atestam esta informação. Os exemplos de consultorias publicadas e já respondidas mostram bem o objetivo principal do mesmo. Quem sabe num futuro próximo não criamos esta competência em nosso projeto, mas até o momento quando o assunto refere-se a aspectos mecânicos, na maioria das vezes, tentamos reproduzir o que vem impresso na mídia especializada.

Custo Manutenção Audi A3 x Golf:

Você deve saber que estes dois veículos são montados sob a mesma plataforma, ou seja, este conceito representa a utilização de peças em comum. Teoricamente estes itens em comum deveriam apresentar os mesmos preços, em relação ao mercado de reposição, mas talvez isto não aconteça.

Primeiramente o modelo Golf vendeu (historicamente) algo em torno de 30 mil unidades / ano, enquanto que o seu irmão Audi A3 encontra-se em volumes de 9 mil unidades / ano.

Não é difícil perceber que quanto maior o numero de vendas de um modelo, melhor as condições de se depreciar a chamada operação de pós-vendas (peças de reposição, mão de obra especializada, pontos de assistência técnica, treinamento, etc, etc).

Além disso o portifólio VW é muito maior, não só em oferta de produtos, como também volume de vendas. Ambas as Empresas pertencem à mesma Organização, do ponto de vista de Controle acionário, mas mantem operações distintas, ou seja, aquilo que é VW representa um segmento do mercado e aquilo que é Audi representa um outro segmento. Tanto é verdade que até um passado não muito distante, a justificativa da marca Audi debaixo da bandeira VW representava os automóveis de luxo do fabricante VW. Evidentemente nos dias de hoje a VW já tem em seu portifólio alguns exemplos de que a bandeira mudou de estratégia, passando também o oferecer não só os “carros do povo” como também aqueles do segmento de altíssimo luxo (Linha Passat, VW Phateon, VW Touareg, entre outros).

Um VW Touareg, recém lançado Sport Utility da marca, custa em terras locais, mas de US$ 115 mil dólares americanos. Com certeza em função do baixo volume de vendas, talvez uma revenda autorizada Audi, que já mantem veículos do Tipo A6 e A8 estaria mais preparada para atender este veículo, não só em termos de capacidade tecnológica, mas também em termos de atendimento personalizado.

Quando você compara um Audi A3, com o VW Golf e chega a conclusão que em termos de automóveis estamos diante de veículos muito semelhantes e o que diferencia ambos e a marca das quatro argolas que se traduz em status, evidentemente que os serviços de pós-vendas também devem seguir tal estratégia e neste sentido um atendimento mais personalizado tem custos mais elevados. Numa simples avaliação, com certeza o custo da mão de obra especializada Audi é maior do que o custo da mão de obra especializada da VW. Isto em parte é decorrente do que já foi mencionado (baixo volume de vendas, etc, etc). Ainda assim a personalização Audi acaba custando mais caro.

Todos nós gostaríamos de andar de carro de luxo e pagar custos de carros populares. Infelizmente isto não é possível.

Custos fixos:

Licenciamento: o licenciamento no Estado de São Paulo, representa 4% do valor venal de um veículo. Isto se aplica a todos os modelos.

Seguro: o mesmo está diretamente relacionado ao valor do bem. Teoricamente em condições normais de pressão e temperatura uma apólice de seguros deveria ter um valor médio anual girando em torno de 8% do valor do bem. Evidentemente seguro representa a aquisição da garantia de um suposto sinistro que pode ou não ocorrer. Neste caso como a linha Golf vende em maior quantidade (está mais exposta a esta ocorrência de sinistro) e representa um modelo preferido pelos ladrões, acaba representando um aumento de custos de apólices de seguros, em relação aos veículos concorrentes de seu segmento. Tradicionalmente aqueles 8% de custo anual não se aplicam a alinha Golf. A linha Audi também é visada por ladrões, mas estatisticamente os Golf são mais procurados. Neste item de custo anual o modelo Audi deve levar ligeira vantagem.

Lembre-se que estamos falando de carros da mesma categoria, ou seja, não dá para comparar um Audi S3 (importado top de linha da família, com um Golf 1.6). Também não dá para comparar um Audi 1.6 com o Golf GTI VR6, “special edition” de 99 unidades comercializadas no Brasil.

Conclusão final: acreditamos que manter um Audi A3 custe um pouco mais do que o seu similar VW Golf. Não que este cenário inviabilize a sua intenção de compra, afinal de contas você estará sentado num veículo das quatro argolas, que num primeiro momento tem obrigação e estratégia de competir com Mercedes-Benz e BMW, ou seja, representa outro segmento da industria automotiva.

Em relação ao Audi A3, quando o mesmo fora concebido representava um dos poucos veículos a que caracterizavam o segmento de “compact premium”, ou seja, é pequeno, oferece espaço interno, desempenho, funcionalidade, status e todos aqueles acessórios e itens de segurança desejados por qualquer motorista. Nos dias de hoje, qualquer um desses pequenos, recém lançados são caracterizados ou estão enquadrados como compact premium (VW Pólo, Ford Fiesta, Citroen C3, GM Corsa, Renault Clio, etc, etc). Custam menos que um Audi A3 de entrada (motor 1.6) mas também oferecem uma excelente relação de custo / beneficio. Ainda assim são segmentos distintos, ou seja, poderíamos dizer que o Audi A3, está no segmento dos compact premium, bem mais caros…….Talvez o Audi A3 e o Golf estejam enquadrados nos segmentos dos médios e classificados ainda na categoria dos hatchs. No caso do Audi A3 podemos chamá-lo de “Médio Hatch Premium”.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento