Pergunta

Bom Dia, antes de comprar qualquer carro, peço opniões à vocês e fico muito bem resolvido, agradeço sempre as consultorias

Agora estou num dilema cruel, vendi meu Audi A3 Turbo o + completo ano 2.003.

Agora deixa eu explicar um pouco minha necessidade, trabalho c/ Carro e nos finais de semana vou à praia p/ pegar onda, então levo minhas pranchas, e também gosto de carros mais possantes outro detalhe é que fico em média 5 meses com o carro, e estou em dúvida entre Ecosport 2.0 16v ou 4WD, Zafira Elite Aut, Astra Elite Aut, Fielder Aut, Peugeot 206 CC, ou gastar menos entre Meriva Flex, Palio Week. Adv./05, Strada Adv./05, Montana, ou outra opção que tenha,

Preciso saber mercado dessas opções se vai haver alguma alteração estética ou motor, e se depois na revenda não vou perder muito.

Agradeço desde já,

Gustavo Bello

Resposta

Caro Gustavo,

Vejamos algumas considerações em suas opções de compras:

Pelo cenário apresentado (utilizar o veículo a trabalho durante a semana e partir para o litoral durante os finais de semana para um “surf session”) temos a acrescentar:

Eco Sport 2.0 16V ou 4WD:

Não há duvidas que o Ford EcoSport representa uma das grandes opções de compras de nosso mercado. No segmento dos comerciais leves onde o modelo se posiciona, até maio deste ano o mesmo ocupava a primeira posição no ranking das vendas com 13.656 unidades emplacadas. Para um veículo que parte de R$ 40 mil reais não é oferecido com motor 1.0 (aquela versão SuperCharger não conta) representa um excelente resultado. Somente como comparação. Na lista dos veículos mais vendidos que não são oferecidos com motor 1.0, o Toyota Corolla aparece na oitava posição com 14.626 unidades, vendidas, até maio de 2004.

O cenário mostra que o EcoSport é um campeão de vendas e um sucesso absoluto. Versão 4WD. Em minhas consultorias sempre referenciei que o dia que a Ford lançasse este modelo 4WD, com maior motor, duplo air bag, melhor acabamento, o mesmo teria um valor muito próximo do Mitsubishi TR4 e ficaria muito difícil de competir neste cenário. Hoje a Mitsubishi oferece o seu modelo por algo próximo dos R$ 70 mil reais e se você comparar com o preço do EcoSport 4WD perceberá que o modelo TR4 passa a fazer parte de sua opção de compra. Analise este outro veículo e perceberá o que estou falando.

Como ambos são produzidos em terras locais a síndrome e os problemas do veículo importado já não mais existem. Como sua intenção de compra também representa um lazer de final de semana, ambos atendem bem estas premissas, considerando ainda um apelo de carro bem jovem.

Zafira Elite ou Astra Elite: representam opções de segmentos distintos mas não tem a identidade de um proprietário jovem e mais do que isto, um surfista. A Zafira nitidamente representa um dos modelos do segmento dos monovolumes e pelo fato de oferecer a terceira fileira de bancos está mais direcionada a um carro família. Caso você pretenda descer com o seu “quiver” de pranchas dentro do mesmo, este modelo pode lhe trazer vantagens quando o assunto é espaço interno. Ainda assim não acredito que o mesmo tenha a sua identidade.

Astra Elite: Em 2004 a família Astra consegue ocupar a nona posição de veículo mais vendido com 14.223 unidades emplacadas e só isto já representaria um atestado para a qualidade do mesmo. Não acredito numa reestilização local do modelo num curto espaço de tempo, ainda assim já sabemos que na Europa o modelo Astra já sofreu tal mudança, ou seja, sempre existirá aquela síndrome de um carro desatualizado. Recentemente vi uma publicação especializada fazendo uma comparação do Astra com o Honda Civic e dando vantagem para o modelo GM. Me parece um tanto estranho tal posicionamento, mas existiam justificativas para tal cenário. Ainda assim os modelos japoneses (Civic e Corolla) me parecem melhores opções de compra, quando o assunto é Sedans médios.

Toyota Fielder: quando a montadora Toyota decidiu lançar a sua Station Wagon no mercado houve bastante receio se o modelo teria o mesmo sucesso de seu irmão mais velho, o Toyota Corolla Sedan, até porque o segmento das Stations Wagons quase que desapareceu. No segmento onde as Fielder se posiciona só sobrou a Fiat Marea Week e a Peugeot 307 SW. O modelo Fiat não alcança 60 unidades / mês, enquanto que o modelo Peugeot 307SW era importado da França, ou seja, chegava em nosso mercado com um preço um pouco elevado. A Partir de agora a Peugeot 307 SW também passa a ser fabricada no País vizinho (Argentina) representando a oferta do modelo numa melhor relação de custo / benefício. A Toyota espera vender 600 unidades / m~es de seu modelo e pelos carros já vistos nas ruas percebe-se que parte desta estratégia comercial tem sido obtida. Há quem diga também que a montadora está vendendo veículos para os seus próprios potencias consumidores, pois muitos Clientes do modelo Sedans optaram pela compra da Station Wagons. Ainda assim esperasse que a somatória de ambos represente um “market share” ainda maior para a montadora japonesa Toyota. A mesma tem planos de até 2010 ter 10% de nosso mercado e para quem vendeu mais veículos a nível mundial do que a Ford em 2003 a façanha não parece tão difícil. Ultrapassando a Ford representa um posicionamento de segundo montadora em volumes de vendas (vendas mundiais) perdendo apenas para a GM. Este sucesso só é obtido com a oferta de excelentes produtos. Se a Station Wagon da fabricante atende os seus gostos pessoais, não há o que falar em relação à qualidade do veículo. Representará uma repetição do sucesso de vendas do modelo Sedan.

Peugeot 206 CC: o modelo Cabriolet / Coupe é um dos veículos mais bonitos de nosso mercado. É um modelo importado que devido as taxas cambiais, nunca chegou a ter aquele sucesso de vendas que a montadora esperava. Recentemente vi algumas revendas autorizadas, oferecendo o mesmo por algo próximo de R$ 60 mil reais. Se pensarmos no custo / benefício do veículo, percebemos que não existe nada parecido. È um dois lugares, conversível, capota elétrica, interior de couro, design maravilhoso, carro jovem, etc, etc. Mesmo que seu motor 1.6 não represente as altas potencias de seus similares de mercado, qualquer outra opção custará, pelo menos uns R$ 100 mil reais há mais. O que isto representa: desconheço se a montadora tenciona continuar oferecendo o modelo ao nosso mercado e isto pode acabar representa um mico, ainda que este seja considerado um “fuja do rebanho”. Para você que gosta de veículo, talvez o investimento compense a posse do mico. Só não acho que o mesmo seja o veículo ideal para as suas idas para a praia. Esta muito mais para o veículo de final de semana, “descapotado” e carro bem limpo. Tem mais a cara de um mauricinho do que um surfista…….

Meriva: com certeza atende mais a intenção de um jovem, quando comparado com o modelo Zafira. Ainda assim também é um carro família, ou seja, não tem muito, a cara da geração Surf.

Palio Weekend Adventure e Fiat Strada: recentemente a Fiat alterou o design de sua família Palio buscando a permanência de seu ótimo posicionamento no mercado em que atua. No mercado das Stations Wagons pequenas a Palio Week vendeu em 2004, 5.543 unidades, conta 5.603 unidades da VW Parati,. Com certeza o que justifica tal cenário é que muitos compradores do modelo ficaram aguardando a chegada da nova Station Wagon da Fiat. Em 2003 a Palio Week totalizou 32.740 unidades, contra 22.527 unidades da VW Parati, ou seja, até o cenário da mudança a montadora de Betim dominava este setor.

No segmento das picapes a Fiat Strada sempre foi a campeão de vendas, até porque era a única a oferecer a modelo de cabine estendida. Com o lançamento da nova GM Montana o cenário mudou um pouco.

No acumulado 2004 (até maio) o ranking de vendas é o seguinte:

Fiat Strada: 9.213 unidades vendidas
GM Montana: 9.186 unidades vendidas
VW Saveiro: 7.400 unidades vendidas

Se pensarmos que em 2003 o cenário foi:

Fiat Strada: 25.652 unidades vendidas
VW Saveiro: 21.366 unidades vendidas
Pick-up Corsa: 8.636 unidades vendidas
Ford Courier: 7.983 unidades vendidas

Chegamos a conclusão que a GM lançou um produto que passou a fazer parte do cenário Picapes pequenas, até então dominado pelas montadoras Fiat e VW, ou seja, as suas duas opções de compras, encabeçam a lista das mais vendidas do segmento. O seu gosto pessoal irá decidir pela melhor opção de compra.

Passamos aqui uma prévia das opções apresentadas e algumas considerações que irão contribuir em sua decisão de compra.

Vamos nos falando.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações,
Permanecemos a sua inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos

site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Ok.
Muito Obrigado pelas dicas, com isso estou em um empasse entre o Astra Elite e uma Meriva ambos 2005, hoje conversando com um cliente aqui da empresa, que era um projetista da GM, questionei-o sobre o futuro do Astra e ele colocou que em Agosto de 2.005 ele vai mudar, agora não sabe se pouco ou muita coisa, mas apartir daí já vejo problemas numa revenda, por se tratar de um Carro no valor que beira os R$55 mil, então vou economizar e possivelmente pegar o modelo 2005 da Meriva, por se tratar de um carro mais novo, e com baixa probabilidade de mudança, e seguro também mais baixo !!!!!

Obrigado pelas recomendações e recomendarei vocês a todas as pessoas que se encontram numa mesma situação que eu,

Valeu…….

Gustavo Bello