Pergunta

BOM DIA!

Gostaria de saber dos srs., a respeito do escort hobby 1.0, pois pretendo comprar um + ou – 96. estou levando em consideração a segurança ( devido o porta malas ), economia e desempenho (carregado), é uma boa compra? ou tem outras opções?

Pois os compactos acho que não dá muita proteção p/ quem está no banco traseiro, estou certo ou errado neste aspecto?

O meu receio é qto ao motor, não é um pouco fraco p/ o tamanho do carro?

Bom, no momento eram as minhas duvidas.

Sem mais ,

Um abraço a todos,

Antonio N. Shinosaki

Resposta

Caro Antonio,

De acordo com a publicação Motor Show a motorização 1.0 (versão Hobby) foi oferecida na família Escort entre 1993 até 1996. A partir de 1997 a linha Escort já passou a ser oferecida com o motor Zetec Rocan 1.8, considerado por muitos um dos melhores produtos da industria automotiva, quando o assunto é motorização. O cenário é tão verdadeiro que até hoje a Ford continua oferecendo os motores da família Zetec Rocan em seus vários veículos e em várias configurações (1.6, 1.8 e 2.0).

Se você pudesse pensar num maior investimento e considerar a compra de um carro um pouco mais novo e com este motor Zetec Rocan, com certeza estaria fazendo um melhor negócio.

Ainda assim só você conhece o seu orçamento previsto e pode até já existir uma oportunidade comercial a vista, justificando em parte o seu questionamento.

Vale lembrar que estamos diante da compra de um usado e mais do que a escolha do veículo, modelo, motorização, etc, etc, o estado geral do mesmo, documentação e procedência são tão importantes quanto. Em nossa homepage temos várias consultorias publicadas que dão algumas dicas de compras de carros usados. A leitura de alguns destes trabalhos poderá te ajudar um pouco mais em sua compra final.

Em relação a sua opção de compra (Escort Hobby 1.0) aqui vão algumas informações técnicas:

Motor: gasolina, dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, comando de válvulas no bloco, alimentado por carburador de corpo duplo
Potência: 50CV a 5.800 rpm
Cilindrada: 997 cm3
Torque: 7,3 kgfm a 3.500 rpm
Frenagem de 80 a 0 km/h: 33,9m
Consumo cidade: 10,77 km/l
Consumo estrada: 14,08 km/l
Consumo médio: 12,10 km/l
Nível de ruído (80 km/h em quinta marcha): 68 decibéis
Velocidade máxima: 141,8 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 19,87 seg

Tanque: 50 l
Porta malas: 325 l
Carga total: 400 kg
Peso veículo: 855 kg
Peso / potência: 17,1 kg/CV
Estilo: monobloco, duas portas, 5 ocupantes

Equipamentos série: ventilação forçada, banco traseiro rebatível e câmbio de 5 marchas

Equipamentos opcionais: protetor de Carter, janelas traseiras basculantes, para choques com filetes decorativos, retrovisor direito, banco do passageiro reclinável

Fonte das especificações: Revista Quatro Rodas Edição 405 Abril / 94.

Ainda de acordo com esta Revista Quatro Rodas este veículo tinha como pontos positivos o desempenho, a estabilidade e os freios. Como pontos negativos à publicação apresenta o conforto e acabamento, o espaço interno e a capacidade do porta malas.

Em relação as suas dúvidas para o quesito segurança, é errado pensar que a carroceria do modelo Escort trará um pouco mais de segurança em relação aos outros veículos deste segmento (ex. Gol, Corsa, Palio, etc,). O que pode parecer é que o porta malas de maior dimensão caracterize o veículo mais para o segmento dos Sedans, onde percebesse mais a definição deste espaço de bagagens quando comparados os veículos considerados como modelos Hatchs, ainda assim não existem estudos de que um Gol é menos seguros do que um Escort devido a este parta-malas mais saliente.

Qualquer batida que chegue a comprometer a segurança dos passageiros de trás de um modelo Hatch fará o mesmo estrago quando comparado ao seu modelo Escort. Quando a industria automotiva colocou os bancos traseiros numa posição mais para tr´s, com certeza também adotou melhores sistemas de proteção a impactos, ou seja, este representa um dos objetivos das montadoras, um veículo com maior espaço interno (a colocação dos bancos para trás, como também um maior entre eixos) e mais do que isto a segurança de seus ocupantes em primeiro lugar.

Valer lembrar que você pretende comprar um carro 1.0 e como no momento do lançamento deste tipo de veículo a Ford não dispunha de um veículo pequeno, como os concorrentes à mesma chegou a oferecer o modelo desprovido de vários acessórios como retrovisor do lado direito, quebra sol do passageiro, regulagem de encosto do banco do passageiro, etc, etc. Era a única alternativa da montadora de oferecer um produto num mercado que tinha como premissa que o carro popular deveria custar algo próximo de US$ 7,000 (sete mil dólares americanos). Nos dias de hoje este valor em dólar vale algo próximo de R$ 21 mil reais e temos opções mais em conta. Como naquela época um real equivalia a um dólar, o carro estava muito mais barato do que custo atualmente. Na verdade aquele dólar estava errado, ou seja, num determinado momento passamos a ganhar bem quando pensávamos em dólar americano. Quem ganhava R$ 3 mil reais, ganhava o equivalente a três mil dólares. Hoje este quem ganha os mesmos três mil dólares é uma minoria da população, pois representa um salário acima de R$ 9 mil reais.

Se você encontrou uma boa oportunidade de compra,m pode ser uma boa opção de compra. Se ainda está pensando e/ou pesquisando, considera a compra de um Escort da geração mais nova, aquele com motor Zetec. Vale lembrar que o carro pretendido também está descontinuado e isto acaba trazendo uma maior desvalorização ao modelo e situação melhor para o seu bolso. Ainda assim existem os chamados problemas de pós-vendas (manutenções preventivas, corretivas peças de reposição e mão de obra especializada) que serão sempre maiores quando comparados os carros ainda em produção, mesmo que o veículo pretendido, seja um pouco diferente do modelo 0 km. Como a Linha Escort vendeu bem e muito de sua motorização é oferecida em outros modelos da montadora, aspectos mecânicos não serão o grande problema, mas fica aqui o registro.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

OI, NELSOM!

BOM DIA.

OLHA, GOSTEI MUITO DAS VOSSAS EXPLICAÇÕES A RESPEITO DE TODOS OS ASPECTOS DO QUE FOI PERGUNTADO, FOI MUITO BOM MESMO.

FICO MUITO AGRADECIDO, POIS AGORA , JÁ POSSO PENSAR MELHOR A A RESPEITO DESSA COMPRA, DEPOIS DISSO VOU FICAR COM UM PÉ ATRÁS , UMA COMPRA MAL FEITA DEPOIS NÃO TEM VOLTA.

AH! FIQUEI SABENDO DO SITE, FAZENDO UMA PESQUISA.

SEM MAIS, MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

ANTONIO N. SHINOSAKI