Pergunta

Tenho plano de viajar pela América do Sul no final do ano.

Serão entre 80 e 90 dias de viagem e o percurso é de 30.000Km, sendo que mais ou menos 70% do percurso é de asfalto e os outros 30% de cascalho ou terra.

Serão 4 pessoas no carro.

Gostariamos de comprar um carro gastanto no máximo R$25.000 e revende-lo na volta da viagem.
Gostaria que vocês nos dessem umas dicas sobre quais carros poderiam ser utilizados para essa aventura.
Pensamos na S10, Ranger, Blazer, Toyota Bandeirantes, mas realmente não sabemos qual a melhor opção.

O que vocês acham?

Pedro Tavares

Resposta

 Caro Pedro,

Inicialmente acreditamos que o orçamento previsto para a compra do veículo é um pouco reduzido, visto que o mesmo deve ter como premissa à tração 4×4. Seria um suicídio pensar neste tipo de viagem sem este recurso. Como o mesmo será vendido no retorno (um pouco mais desvalorizado) vocês podiam pensar em um orçamento maior para a compra do veículo, pois este representa sem duvida 80% do sucesso de tal viagem.

Qual veículo comprar. Imaginamos um veículo a diesel pois a facilidade de encontrar tal combustível, a economia do mesmo, a durabilidade deste tipo motor acabam justificando tal cenário.

Como fanático pela linha Land Rover não poderia de mencionar o modelo Defender 110 que não minha opinião representa o melhor veículo para este tipo de expedição. Carrega até 11 passageiros, mas evidentemente aqueles bancos traseiros posicionados frente a frente só servem para pequenas viagens. Como vocês vão em 4 passageiros irá sobrar lugar de sobra dentro de veículo para bagagens utensílios, etc, etc,. Além disso vocês podem considerar a instalação daquele tipo de barrada acima da capota do mesmo, ou seja, utilizam o teto do veículo (via bagageiro) como apoio de tal acessório.

Infelizmente estamos falando de um veículo um pouco mais caro, mas com certeza representaria uma tranqüilidade em termos de durabilidade, confiança, valor de revenda. Um Land Rover, principalmente a linha Defender sempre representou dinheiro em caixa, ou seja, se você tenciona vende-lo sempre terá um comprador a sua espera. Além disso você também terá disponível oportunidades de compras de veículos já preparados para este tipo de expedição, ou seja, com guinchos, macacos especiais, snorkel, bagageiros de tetos, luzes auxiliares e especiais, tanques adicionais, etc, etc.

S10, Ranger e Blazer: estamos também diante de excelentes veículos e sou sincero em dizer que todos estes representam, até um pouco mais de conforto em relação à linha land Rover Defender. Em termos de capacidade de vencer obstáculos e durabilidade não há como comparar com a primeira opção e como o cenário informado é que 70% da viagem será feito em estradas asfaltadas, talvez a opção de privilegiar o conforto seja melhor. Resta saber o grau de dificuldade deste 30% restante, pois estas outras opções tem a capacidade de uma condução 4×4 mais limitada, quando comparado ao modelo Land Rover.

Toyota Bandeirantes: até 1994 a linha Bandeirante era oferecida com motor Mercedes-Benz do caminhão MB 706. Era um absurdo a utilização deste motor num jeep tão pequeno, ou seja, parte do diferencial deste veículo era a durabilidade deste motor. Especialistas falavam que este motor bem tratado, com a utilização de um combustível de alta qualidade rodava mais de meio milhão de quilômetros. Este era um diferencial do veículo, mas ninguém falava dos problemas. Fui proprietário de um modelo 95 que já utilizava um motor japonês (maior potencia, maior velocidade final, melhor consumo de combustível). Chagava a fazer quase 13 km/l numa média de 50% estrada / 50% cidade. Comprei 0 km, rodei 37 mil km com todas as revisões feitas em revenda autorizada e não tive nenhum tipo de problema (a cada 5 mil km e mesmo estava na revenda autorizada para cumprir o plano de manutenção). O mesmo tinha direção hidráulica, item básico e necessário neste tipo de veículo. Os freios do mesmo eram horríveis, ou seja, precisava sempre ficar atento ao transito, pois numa situação de maior urgência e com uma velocidade um pouco elevada já representaria uma situação de perigo. Tanto é verdade que em 96 a Toyota passou a disponibilizar o modelo com freios a disco nas rodas da frente.

Para a sua expedição o modelo pretendido deveria ser aquele de chassis longo que se assemelha muito ao land Rover Defender 110. Ainda assim esta semelhança diz respeito ao estilo de carroceria, pois não há o que comparar em termos de veículo, durabilidade, conforto, etc, etc. Se você achar um Toyota em bom estado pode ser uma opção de viagem.

Manutenções preventivas corretivas: desconheço o percurso a ser realizado e talvez fosse prudente descobrir as revendas autorizadas disponíveis nas cidades mais próximas. Não adiante você utilizar o melhor veículo disponível no mercado (por exemplo aqueles Hummers) e quando precisar de uma peça de reposição, não ter a possibilidade de compra. Evidentemente aquele “initial kit” de peças mais passíveis de troca farão parte de sua lista de componentes mas esta deve ser a mais enxuta possível, ou seja, a compra nas localidades mais próximas serão a alternativa a ser pensada. Neste cenário talvez as marcas Ford e GM estejam mais presentes por onde vocês passarão. Vale lembrar que a Ford fabrica a linha Ranger no país vizinho (Argentina) e oferece tal modelo a vários paises do continente sul americano. Talvez seja um diferencial a favor de tal montadora.

Esta mensagem representa apenas um início de nossas conversas sobre tal expedição. Vamos evoluir um pouco mais na decorrer dos tempos, considerando o orçamento previsto, possibilidades de compras, pesquisas de localidades e suas facilidades disponíveis, etc, etc. Seria ingenuidade acharmos que uma simples resposta seria suficiente para definir o melhor veículo, numa expedição tão complexa.

Existem vários sites de veículos 4×4 que trazem dicas de expedições, veículos apropriados, utensílios mínimos a serem considerados, etc, etc. Uma navegada nestes endereços, também representaria uma boa estratégia de plano de viagem.

Vamos nos falando.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Primeiro respondendo as duas perguntas.

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida
Realmente o serviço prestado por vocês é muito bom.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ?
Através de um pequeno banner no site motorclick

Abraços,
Pedro Tavares