Pergunta

NELSON

MEU AMIGO ROBERTO ESTÁ COM O MICRO DELE COM DEFEITO E PEDIU PARA VC DAR SUA OPINIÃO SOBRE O PEUGEOT 307.

A MULHER DELE GOSTOU E ELE ACHA QUE ELA VAI ACABAR COMPRANDO UM.
UM ABRAÇO,

FERNANDO

Resposta

Caro Fernando,

Na revista Carro deste mês (edição 130 / Agosto / 04) a mesma traz uma importante matéria comparando os modelos Peugeot 307, VW Golf e Ford Focus. Na verdade a revista publica um teste comparativo entre estes três modelos dotados de câmbio automático, ou seja, ainda que esta não seja a intenção de seu amigo, a mesma é interessante pelo fato das informações contidas nesta (números dos testes).

Vale lembrar que o modelo Peugeot 307 ficou em primeiro lugar destacando três pontos importantes: transmissão, espaço interno e nível de equipamentos disponível no modelo.

O VW Golf sempre foi o grande “player” no mercado dos hatchs médios. Em 2003 perdeu esta posição para o recém chegado Fiat Stilo. Em 2004 (até junho) a VW parece que retomou a posição com 7.151 veículos Golf emplacados, contra 4.445 veículos Stilo emplacados.

O modelo Peugeot 307 não aparece na lista dos top 30 do mercado, pois até uns meses atrás era importando da França, fazendo com que o mesmo chagasse com custos bem mais altos quando comparados aos concorrentes fabricados localmente. A partir de agora o modelo Peugeot 307 é fabricado no país vizinho Argentina e passa a gozar de maiores incentivos, visto o regime de comércio que mantemos junto à comunidade do merco sul. Com certeza será um forte concorrente no mercado dos Hatchs médios.

O cenário é tão verdadeiro que parte da justificativa da VW já ter lançado o seu Golf geração V np mercado Europeu foi em função destes novos modelos (Peugeot 307, novo Astra, novo Ford Focus, Citroen C4, entre outros). Aqui no Brasil permanecemos com o Golf Geração IV e segundo a Empresa este novo geração V só seria viável em função de um maior volume de vendas, cenário este que o mercado local não comporta. Ainda segundo a própria montadora este novo Golf representa um novo carro, ou seja, se fabricado por estes lados custaria ainda mais que o modelo aqui oferecido.

O caso VW Golf é sempre utilizado nas consultorias sobre o Peugeot 307 pois atesta que o modelo francês representa um carro mais novo, mais moderno, mais recente. O concorrente VW para este modelo, em outros mercados é o Golf geração V. Tudo isto mostra que o Peugeot 307 só não teve o sucesso que merece pois enquanto importado da França o mesmo desembarcava no Brasil com preços fora de seu segmento de atuação. Agora com sua fabricação no País vizinho, com certeza veremos muito mais desses belos veículos rodando por nossas ruas.

Vamos anexar uma tabela que traz umas informações do modelo com motor 1.6. Vale lembrar que esta motorização (1.6) estava disponível nos modelos “made in França” pois o modelo 2.0 tinha um preço ainda mais caro quando comparado aos concorrentes locais. Agora com a fabricação no País vizinho a relação custo / benefício do motor 2.0 passa a ser melhor e quando comparamos a categoria deste veículo junto aos concorrentes, chegamos a conclusão que o motor 2.0 de 138CV deveria ser a opção de compra.

Se esta for sua intenção de compra (motor 2.0), na seqüência buscamos os dados sobre tal motorização.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento