Pergunta

Estou interessado em comprar um veiculo com tração nas quatro rodas.
Peço uma orientação e um esclarecimento: o que significa tração reduzida, tração diferenciada e tração super select?
Qual o melhor EcoSport ou Pajero TR4??
No aguardo.
Claudio R. de Oliveira

Resposta

Prezado Cláudio,

Aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e você poderá verificar o principal objetivo em nossas consultorias já publicadas no site. Ainda assim vejamos o que as revistas especializadas trazem sobre a tração 4×4 do modelo Mitsubishi TR4.

Revista Carro Edição 106 (agosto de 02):

“O sistema 4WD-I possibilita quatro opções de uso:

# 4×2 em condições normais de uso

# 4×4 continuo on-road, para aumentar a estabilidade em pisos molhados

# 4×4 off road com o diferencial bloqueado, próprio para terrenos como lama, terra e areia

# 4×4 reduzida para utilização em situações que exija, o máximo de força de tração”.

Revista Quatro Rodas Edição 506 (setembro 02):

“O Pajero TR4 conta com um sistema de tração com 4 alternativas de uso:

# 4×2 ele roda como um veículo comum, com tração nas rodas traseiras

# 4×4 on road o diferencial central (de acoplamento viscoso) compensa a diferença de rotação entre os eixos, garantindo maior estabilidade ao veículo. É a opção ideal para pisos de poucas aderências como estradas sob fortes chuvas

# 4×4 off road com diferencial central bloqueado é indicado para condições como areia, terra e lama

# 4×4 reduzida serve para situações mais severas como subidas íngremes ou lamas profundas”.

Qual o melhor veículo:

Em muitas de minhas consultorias já respondidas sempre referenciamos que quando a Ford lançasse o seu EcoSport com tração 4×4, com um motor 2.0 e repleto de acessórios, incluindo aos air bags este veículo teria preço muito próximo no Pajero TR4 da Mitsubishi.

Evidentemente quando comparamos os dois veículos vemos uma certa vantagem para o modelo Mitsubishi, até se comparáramos os segmentos em que estes atuam. Na verdade o EcoSport está sozinho num recém inaugurado segmento definido como Sport Utility Ligth, enquanto que o Mitsubishi TR4 também está enquadrado no segmento dos Sport Utilities menores e seus concorrentes de mercado seriam o Toyota RAV 4 e o Honda CR-V. Evidentemente pelo fato destes concorrentes Mitsubishi serem modelos importados acabam se posicionando em patamares acima dos R$ 110 mil reais, ou seja, o Mitsubishi TR4 oferece uma melhor relação de custo / benefício.

Nos classificados deste final de semana a Mitsubishi oferecia o seu modelo TR4 por R$ 71.964,00 (ano e modelo 04) versão manual. Além disso o mesmo vinha acompanhado de um seguro especial Mitsubishi com taxa de 5,2%, sem perfil, com dispositivo antifurto / roubo Lo Jack e anuidade grátis. Em termos de mercado de seguros, uma taxa de 5.2% do valor do bem ao ano, representa um bom negócio.

Desconheço as condições comerciais que a Ford tem oferecido para a linha EcoSport e como estamos diante de um receita de sucesso desde o seu lançamento no mercado, a montadora nunca precisou fazer grandes artifícios para avalancar as vendas de sua nova família de veículos. Com certeza a venda da versão 4×4 sempre irá esbarrar em outras opções de compra e talvez este cenário justifique um pouco esta suposta agressividade comercial que a Mitsubishi oferece. Ela sabe que se não distanciar muito o valor de seu veículo TR4, em relação ao EcoSport mais caro, irá roubar estes potencias compradores, quando estes estão “antenados” no mercado e partem para pesquisas e comparativos das opções de compras.

Se o seu orçamento permitir pense com carinho na opção Mitsubishi TR4. Existe a tradição da montadora Mitsubishi no segmento dos 4×4. Não que a Ford não tenha esta competência neste setor, visto que o Ford Explorer representa o Sport Utility mais vendido no mundo, mas quando comparamos as suas opões de compras, nos parece que o modelo TR4 leva certa vantagem.

Ambos os modelos são fabricados em terras locais (TR4 – Catalão / Goiás – EcoSport – Camaçari – Bahia). Talvez a Ford leve vantagem quando o assunto é pós-venda pois são maiores os pontos de vendas e rede de assistência técnica (revendas autorizadas) instalados no País e seu modelo deve também possuir um índice de nacionalização maior quando comparado ao modelo TR4. Isto acaba representando peças de reposição mais baratas, mão de obra especializada mais disponível, etc, etc.

Vale lembrar que o EcoSport é oferecido no mercado com motor 1.0 SuperCharger representando um valor de entrada muito inferior ao modelo TR4. Isto acaba gerando maior volumes de vendas, e como conseqüência uma operação de pós-venda mais fácil. Em 2004 (até junho) o modelo EcoSport já emplacou 16.838 unidades, ocupando a primeira posição do mercado no segmento dos comerciais leves. Este ranking de vendas vai até a décima posição, ocupada atualmente pela Nissan Frontier com 3.232 unidades emplacadas. O Mitsubishi TR4 está abaixo disto, mas ainda assim temos notado um maior número destes veículos rodando pelas nossas ruas.

Como você é da cidade de São Paulo, talvez estes aspectos de maior dificuldade no pós-vendas são representem problemas quando comparado com aquelas cidades mais distantes, onde a montadora japonesa não está presente.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson LRC Bastos..

Tomei conhecimento de vcs em pesquisa na internet, passei horas pesquisando sobre veículos e achei o site de vcs e pelas pesquisas que vi, percebi que vcs poderiam me ajudar e já te falo que a 1a. impressão esta sendo super positiva .

Com certeza vou precisar de muita orientação em relação a compra/venda de veículos e parte mecânica.
De ante mão fico muito agradecido,

Parabéns..!!

Claudio Oliveira