Pergunta

Em primeiro lugar parabens pelo excelente site.

Gostaria de saber onde posso obter informações a respeito de “feirões” de automoveis usados.
Estou indo morar no exterior e tenho um Fiesta 1998 para vender.
Os preços oferecidos pelos revendedores de automoveis é muito baixo.

Pensei em tentar venda direta por intermédio de feirão de veiculos, mas não sei onde e nem quando acontecem.

Eunice Lassance

Resposta

 Cara Eunice,

Pelo seu DDD apresentado você deve ser da região da grande São Paulo e neste sentido não há melhor feira do automóvel do que a que acontece todos os domingos no estacionamento do Anhembi.

Você deve chegar por volta das 07:00hs da manhã, buscando um bom lugar para expor o seu veículo e esteja preparada que antes das 11:30hs é quase impossível de sair. Isto porque os veículos são estacionados muito perto e fica difícil executar uma manobra buscando o caminho de saída. Ainda assim vale a aventura, pois teoricamente passam pelo evento mais de 8.000 pessoas por domingo.

Não imagine que este público são de apenas pessoas comuns, ou seja, a feira é muito visitada pelos lojistas e você ainda continuará recebendo as famosas propostas indecentes, principalmente no início da manhã.

Na última vez que estive no evento a entrada do mesmo custava R$ 25,00 / carro. Hoje em dia deve custar um pouco mais do que isto. Existe uma infra-estrutura de comidas / bebidas e banheiros. Parece programa de índio, mas representa uma boa estratégia para a venda e mostra de seu produto (veículo)

Uma dica importante:

Navegue nos sites www.fipe.com.br e www.molicar.com.br e veja o quanto vale o seu veículo. Você pode imprimir tais cotações e levar estas referências para a feira. No mínimo irá mostrar que você está “antenada” no mercado e sabe bem o quanto vale o seu veículo. Perceba também que estes valores são referência de vendas no mercado de usado, ou seja, para um particular a referência pode virar negócio, mas um lojista jamais pagará esta tabela. Na maioria das vezes eles ganham é na compra do veículo.

Você também pode anunciar o seu veículo nestes sites automotivos que possuem o classificados de veículos para a pessoa física. Os melhores são o www.webmotors.com.br e o www.carsale.com.br. No passado estes anúncios eram de graça e como mingúem faz milagres o prazo pelo não pagamento diminuiu um pouco. Você inseri o veículo por alguns dias (degustação) e na seqüência caso não tenha realizado a venda precisa pagar para manter o veículo anunciado. Existem diversos tipos de anúncios, ou seja, com foto, em destaque, por prazos determinados, até que a venda se realize, etc, etc. Tudo vai depender de seu bolso. Atualmente este esquema tem dado um certo retorno. Antes da publicação de seu anuncio, considere uma busca (nestes sites) de veículos parecidos com o seu. Permitirá uma avaliação do valor do veículo no mercado, bem como mensurar o tamanho da concorrência.

Os classificados de veículos dos grandes Jornais de circulação também representam uma boa opção de vendas. Os melhores na grande São Paulo, são o Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, Diário de São Paulo e Diário do Grande ABC. Se o seu orçamento não permitir, pois neste caso os custos já são um pouco mais elevados, considere um anuncio conjugado no Estado de São Paulo (domingo) com o Jornal da Tarde (quarta-feira). Ambos jornais pertencem ao mesmo grupo empresarial e trazem cadernos de veículos com grande circulação e audiência.

Particular x lojista: com certeza a venda a particulares representa uma suposta melhor oferta financeira, mas também tem os seus riscos. Jamais aceite cheque de terceiros. Vender veículos para particulares, representa realizar a transação financeira na “boca do caixa”, ou seja, a posse do bem, a passagem do documento de propriedade do veículo só é realizada quando o dinheiro já foi depositado e está disponível em sua conta corrente. Até cheques administrativos são opções que podem dar errado. O ideal seria um depósito em dinheiro, mas sempre existe aquele receio de ir ao banco com tamanho montante. Passe esta responsabilidade ao comprador. Espere o mesmo em seu banco e realize o depósito.

Não esqueça daquele trato especial em seu veículo antes de se dirigir à feira de automóvel. Uma boa lavagem é o mínimo esperado. Se puder considerar uma encerada no mesmo representa uma boa estratégia. Informe os diferenciais de seu veículo em um papel a ser afixado no pára-brisa (único dono, baixa km, manuais originais, revisões realizadas em revenda autorizada, acessórios, documentação em ordem, procedência, etc, etc). Se não existem estes diferenciais coloque apenas o que você achar prudente.

Vale lembrar que com o lançamento do novo Fiesta Ford o seu veículo perdeu um pouco o apelo de mercado. Ainda assim o mesmo é muito procurado no mercado pela qualidade do produto e principalmente pelo baixo valor de seguro, quando comparado aos veículos concorrentes de sua categoria.

Desejamos a você sucesso em suas vendas e continuamos aqui para melhor orienta-la.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento