Pergunta

Caros amigos,

É com grande prazer que escrevo-lhes.

Minha labuta na procura de respostas só me trouxe informações rasas e pouco precisas.
Então vamos lá!!

Gostaria de saber se o Astra da GM vai sofrer alguma mudança estética ou mais profunda no ano de 2005.
Se isso não ocorrer, existe alguma pervisão de mudança?

E sobre seus concorrentes de mesma categoria (Golf, Stilo, 307) não virão as versão 2005 equipadas com motor movido a álcool e gasolina?

Agradeço desde já a atenção!!!!

Rafael Barsch

Resposta

 Caro Rafael,

A sua pergunta não vale um milhão mas é um pouco difícil de ser respondida. Isto porque na verdade as respostas representam as estratégias das montadoras e só sentando no “board” das Companhias é que teríamos acesso a este tipo de informação e neste caso as mesmas seriam tratadas como confidenciais. Em nosso site existem algumas consultorias já publicadas sobre estes veículos e muito do que está lá publicado será aqui repetido.

Estamos falando de quatro modelos de veículos mundiais: GM Astra, VW Golf, Fiat Stillo e Peugeot 307, os chamados veículos globalizados, ou seja, produzidos em plataformas distintas, em poucos lugares mas oferecidos a diversos mercados.

VW Golf:

Recentemente (na verdade já faz algum tempo) li uma reportagem que a VW (nível mundial) depende em 22% do seu negócio focado na família Golf. Perceba que estamos falando de um sucesso de vendas há mais de 30 anos sendo produzido uma quinta geração do modelo.

Como estamos falando de veículos globalizados não é o cenário Brasil que irá responder pelas estratégias das Organizações e sim o contexto mundial. Além disso, em nosso mercado tais modelos representam o nicho intermediário (hatchs médios com motores acima de 1.0), ou seja, aquele modelo que vende mais de 20 mil unidades / ano já é motivo de comemoração dentro da montadora.

A VW fabrica em terras locais (São José dos Pinhais – Paraná) o Golf Geração IV. O mesmo é exportado para os EUA / Canadá. Nesta semana a montadora anunciou que exportará o veículo de número 200 mil, ou seja, um excelente resultado, considerando que no melhor exercício em terras locais o Golf atingiu pouco mais de 30 mil unidades / ano.

Na Europa com a chegada dos novos veículos (Fiat Stilo, Peugeot 307, Citroen C4, novo Ford Focus, nova Opel Astra) a VW não podia ficar para trás. Naquele mercado já roda o Golf geração V, uma evolução de nosso modelo. Esta suposta evolução acaba dificultado ainda mais a montagem deste no Brasil, pois o veículo e totalmente novo, com melhorias tecnológicas, mais itens de acabamento e segurança, etc, etc. Aquele cenário de 30 mil Golf por ano, foi reduzido para 15.326 unidades em 2003 (43% há menos que os 27.169 unidades de 2002) e neste ano de 2004 (até junho) estamos com um volume de 7.151 unidades.

Tudo isto é valido para mostrar que além da intenção de fabricar, alguém tem que pagar a conta. Com certeza um volume anual de pouco mais de 15 mil unidades não justifica a implantação de uma nova família de veículos.

E a exportação para os EUA / Canadá ??? A VW já declarou que o Golf geração V que irá atender estes mercados será fabricado em Puebla – México, ou seja, aquele País faz parte do mercado Nafta (México, EUA, Canadá) e deve haver justificativas estratégicas para tal decisão. Outra verdade é que o mercado americano demanda carros altamente competitivos e não seria o nosso Golf Geração IV que atenderia tal demanda.

Nitidamente se o Geração V foi necessário para o mercado Europeu o mesmo raciocínio vale para o mercado americano. Estamos falando de um mercado de 16 milhões de veículos / ano, onde o nosso velho e conhecido Honda Civic vende mais de 300 mil unidades / ano. Em terras locais o sucesso deste segmento (Toyota Corolla ) fechou 2003 com 38 mil unidades, enquanto o concorrente mais próximo (Honda Civic) alcançou 16 mil unidades.

Futuro do Golf na Brasil ??? Não sabemos……. Sabemos que a montadora tem intenção de produzir o geração IV até o final de 2005 e talvez haja uma chamada Geração “IV e meio”, se isto é possível, ou seja, haveria um “face lift” em nosso modelo atual. Diante do cenário acima exposto percebemos que é muito difícil para a montadora pensar em algo diferente.

GM Astra:

O cenário Golf pode que ser meio repetido para o cenário Astra. Na Europa a GM também depende em muito deste modelo e por isso o mesmo precisa ser bem competitivo. No mercado Europeu já circula o novo Astra e não há sinais deste novo lançamento por estes lados.

Neste caso existe ainda um agravante há mais: A linha Astra (Sedan e Hatch) totaliza em 2004 (até junho) 17.958 unidades emplacadas. Ocupa a oitava posição dos veículos mais vendidos, considerando ainda que em todas as outras posições aparecem modelos que são oferecidos, também com motor 1.0. Se consideremos que o mercado dos veículos 1.0 representa 55% dos novos veículos vendidos a GM deve estar comemorando as vendas de sua família.

Recentemente o Presidente da República esteve na montadora e testou o carro (modelo Astra) tri-combustível (bio-combustível + GNV). Há dois anos atrás o mesmo Presidente Lula esteve na VW (aniversário de 50 anos da montadora) e testou o primeiro veículo bio-combustível do mercado, um modelo Gol. Na época representou um impulso nas vendas. Com certeza este Astra tri-combustível será um diferencial de mercado e acaretará uma maior market share.

E o Astra Novo ??? Do jeito que vai, acho que vamos mesmo é ficar com o Astra atual, tri-combustível por mais algum tempo. Não devemos culpar a montadora. Se repetirem o cenário do primeiro semestre de 2004, a família Astra irá fechar com mais de 30 mil unidades / ano. Justifica a troca ??? Quanto custaria o projeto deste novo Astra ??? Quantos veículos há mais seriam vendidos, por conta deste novo lançamento ??? São perguntas difíceis de serem respondidas que com certeza suas respostas ou expectativas geram as estratégias corporativas destas grandes montadoras.

Fiat Stilo:

Em 2002 a VW vendeu 27 mil Golfs contra 5.909 Fiats Bravas. No ano anterior (2001) a VW vendeu 32.635 modelos Golfs, contra 12.207 Fiats Bravas.

Nitidamente a montadora mineira precisava de algo para concorrer no segmento dos hatchs médios.

O Fiat Stilo foi lançado em 2002 e já alcançou a marca de 8.166 unidades vendidas. Foram apenas três meses de oferta e já ultrapassou a seu irmão mais velho (Fiat Brava) e numa proporção de vendas (12 meses de vendas) teríamos 24 mil unidades, número muito próximo do seu concorrente Golf.

Evidentemente existe aquele apelo de lançamento e não há dúvidas que o mercado de veículo é em parte movido a lançamentos.

Em 2003 a Fiat emplacou 16.536 unidades do Stilo, conta 15.326 unidades do VW Golf. Por este cenário percebemos que a montadora de Betim conseguiu um fato inédito, ou seja, bater o seu maior concorrente no mercado dos hatchs médios.

Cenário 2004 (até junho): A Fiat já emplacou 4.455 unidades do Stilo, contra 7.151 unidades do Golf. Estranho que o Golf Geração IV consiga um melhor resultado que o anterior sucesso de vendas Fiat Stilo. Quem explica ??? Eu não consigo explicações…….

Tanto é verdade que a Fiat recentemente lançou um modelo Stilo com uma solução de telefonia, argumentando estrategicamente que oferece o primeiro automóvel nacional com tal dispositivo. Percebe-se uma estratégia da montadora em aumentar o seu volume de vendas do modelo.

Na Europa o Fiat Stilo já passou por um face lift bem pequeno representando a retirada daqueles lanternas vermelhas ao lado da placa de identificação traseira. Talvez o mesmo seja introduzido no Brasil pois tal artifício não melhora em nada o belo design do veículo. São apenas suposições……..Iria aumentar o volume de vendas do modelo. Com certeza não é isto que esta emperrando tal cenário, ou seja, o carro ainda é muito novo para grandes alterações de estilo e design.

Peugeot 307:

O carro é maravilhoso e muitos destes recentes lançamentos da industria automotiva mundial foram para combater a chegada deste. Porque não decolou em terras locais. No momento de seu lançamento a nível Brasil este já deveria estar sendo produzido no País vizinho (Argentina). Devido a problemas de crises sua produção chegou até a ser questionada, ou seja, os primeiros modelos Peugeot 307 vieram importados da França, etc, etc, etc………..

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

As vezes é dificil, somente escrevendo, expressar o quanto a ajuda de vcs é importante.

O conteúdo da resposta deixa claro que vc está inteirado das novidades mundiais sobre automóveis.
Minha dúvida foi totalmente sanada e só me resta agradecer a atenção e a dedicação.

O site foi indicação de amigo e que agora também vou indicar para quem precisar.
Grande abraço e mais uma vez obrigado.

Ateciosamente,

Rafael Barsch.