Pergunta

Parabéns pelo site, pesquisei muito e ainda fiquei na dúvida, nenhum site é tão completo quanto este.
Por isto acho que podem me ajudar.

Vou adquirir meu primeiro carro e pretendo que seja com motor 1.0- esta é única certeza que tenho.
Estou indecisa entre um corsa hatch a partir do ano de 2000, celta VHC (2003) ou um Palio (modelo mais antigo ou Novo palio, embora este último esteja com o valor um pouco mais alto do que eu pretendo gastar).
Mas se for bem mais vantajoso, eu poderia comprar.

A minha dúvida é esta: qual é mais vantajoso com relação a gastos com manutençao e com combustível.
Tenho receio que a Fiat tenha uma manutenção (mecânica) mais cara, porém só vocês podem me esclarecer com detalhes isto.

Sei que o palio Fire gasta menos combustível que os outros palio, mas ele é mais vantajoso do que os modelos da Chevrolet?

Ou ainda o melhor nesta história mesmo é o GOL??

Em resumo qual 1.0 é o mais aconselhado para quem quer economizar depois da compra, com manutenção em geral??

Preciso muito acertar na compra do meu primeiro carro.
E conto com vocês.

Mais uma vez Parabéns, pela grande consultoria prestada.

Obrigada.
Rosana Gonçalves

Resposta

Cara Rosana,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto. Como estamos agora numa fase de profissionalização do mesmo, contamos com a sua ajuda na divulgação deste. Um aumento de nossa audiência neste momento é sempre bem vindo.

Qual carro comprar ????

Carro 1.0: de início você já acertou na decisão de compra, pois representa o seu primeiro veículo e este segmento de carros já representou 75% dos novos veículos comercializados, ou seja, você não estaria fugindo do rebanho em sua decisão de compra. Depois das alterações do Governo na cobrança do IPI a participação dos novos veículos 1.0 (0 km) em nosso mercado caiu um pouco mas ainda assim representa próximo de 55% deste.

Sua intenção de compra diz respeito a um veículo usado e neste cenário além da escolha do modelo, vale também a consideração do estado geral do veículo, sua procedência, pendências financeiras, licenciamentos, multas, etc, etc. No mercado de usados, teoricamente quanto mais novo o veículo, melhor para você, pois as possibilidades de problemas serão sempre menores. Numa normalidade de mercado um carro 2003 sempre será melhor que um 2002 e muito melhor do que um 2001 em termos de conservação, quilômetros rodados, desgastes de peças, etc, etc. Evidentemente que existem aqueles veículos considerados “moscas brancas” carros mais antigos, pouco rodados, de um único dono apenas, com todas as revisões feitas em revenda autorizada, etc,etc. Se você encontrar um desses já representa um bom início de compra.

Em nosso site existem alguns trabalhos publicados sobre dicas de compras de usados e uma leitura deste material irá contribuir um pouco mais em sua decisão de compra. Em relação aos preços praticados no mercado, considere sempre uma pesquisa nos sites www.fipe.com.br e www.molicar.com.br. Imprima estas cotações tenha as mesmas em mãos durante as sua tratativas comerciais. No mínimo irá mostrar que você está “antenada” no mercado de veículo, sob o ponto de vista comercial.

Consumo de combustível: devo dizer que o maior apelo do segmento dos carros 1.0 diz respeito ao baixo consumo de combustível, ou seja, aquela montadora que lançar um veículo 1.0 r que não atenda estas premissas está com os dias contados. Também não existem milagres e achar que modelos fazem mais de 20 km com um litro de combustível. Aquele popular que fizer uma média de 10 a 12 km/l de combustível na cidade e algo próximo de 14 km/l de combustível em estradas já está atendendo plenamente suas metas de consumo de combustível. Qualquer veículo 1.0 de nosso mercado trabalha nestas faixas acima.

Gastos de manutenção: o pós-venda (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) também a ser um forte argumento de vendas, ou seja, o carro precisa ser confiável, ter um baixo custo de manutenção. Perceba também que isto também representa uma premissa para qualquer montadora de veículo.

Vamos abaixo apresentar um volume de vendas e você perceberá que nenhuma montadora alcançaria tal resultado (expressivos volumes de vendas) com um modelo com alto custo de manutenção. Os veículos 1.0 vendem em maior quantidade e isto acaba representando uma manutenção mais em conta, pois representa uma melhor administração de estoques, mais peças de reposição nas prateleiras, pessoal mais bem treinado, maior fluxo de veículos junto as oficinas, maior facilidade na depreciação dos custos, etc, etc.

Os volumes de vendas abaixo apresentados facilitarão um pouco a sua escolha. Como você mencionou um veículo a partir de 2000, vamos partir deste exercício observando apenas os veículos que estão presentes no segmento dos populares (carros 1.0).

Ano 2000:

VW Gol: 243.115 unidades vendidas
Fiat Palio: 148.468 unidades vendidas
Fiat Uno: 103.142 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 21.444 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 84.578 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Hatch: 78.150 unidades vendidas
Ford Fiesta: 41.356 unidades vendidas
Renault Clio: 24.814 unidades vendidas
Peugeot 206: 12.239 unidades vendidas

Ano 2001:

VW Gol: 265.898 unidades vendidas
Fiat Palio: 163.706 unidades vendidas
Fiat Uno: 114.416 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 90.159 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 83.524 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Hatch: 52.093 unidades vendidas
Ford Fiesta: 43.239 unidades vendidas
Renault Clio: 29.128 unidades vendidas
Peugeot 206: 27.387 unidades vendidas

Ano 2002:

VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Fiat Uno: 93.305 unidades vendidas
Chevrolet Celta: 110.573 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Chevrolet Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas
Renault Clio: 27.555 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077 unidades vendidas

Ano 2003 (em 2003 a avaliação de mercado já passou a ser mais difícil de ser analisada pois os volumes de vendas passaram a ser mensurados pelos Renavan – veículos licenciados. Aquelas montadoras que possuem famílias de veículos com a mesma definição totalizam as vendas em um único modelo, independente se o mesmo é modelo antigo, novo, sedan , hatchs, etc, etc. Ainda assim vejamos estes números com algumas ressalvas):

VW Gol: 179.816 unidades emplacadas
Fiat Palio: 119.405 unidades emplacadas
Fiat Uno: 93.305 97.023 unidades emplacadas
Chevrolet Celta: 115.011 unidades emplacadas
Chevrolet Corsa: 120.743 unidades emplacadas (modelos novo e antigo, modelos sedan e hatch)
Ford Fiesta: 67.361 unidades emplacadas (modelos novo e antigo, modelos sedan e hatch)
Renault Clio: 41.343 unidades emplacadas (modelos sedan e hatch)
Peugeot 206: 34.430 unidades emplacadas.

Pelos números acima já podemos chegar a algumas conclusões:

# O Gol ainda é o veículo mais vendido em nosso mercado e diante do cenário não podemos falar mal do mesmo. Em compensação é o que mais tem perdido market share nos últimos anos. Somente como exemplo no acumulado de 2004 (até julho) o modelo emplacou 102 mil unidades ou seja bem menos que aquele recorde histórico de 265 mil unidades / ano 2001. Se o resultado do segundo semestre for repetido o mesmo ainda alcança a marca de 200 mil unidades. Um sucesso.

# GM Celta: na minha opinião o melhor carro no segmento de entrada (carros 1.0 mais baratos). O modelo foi lançado em 2000 e em pouco tempo já ocupou as primeiras posições em nosso mercado. Este sucesso de vendas jutifica em muito a qualidade do veículo.

# Fiat Uno: vende bem pois tem o apelo de carro 0 km mais barato de nosso mercado. Como representa um projeto um tanto desatualizado perde de longe para o veículo GM Celta. Em 2004 a Fiat deu uma mudada em seu modelo Uno e há quem diga que ficou pior do que estava…….

# GM Corsa: no segmento dos sedans a montadora sempre vendeu muito bem, tanto o modelo antigo como o novo Corsa. Como está não é a sua intenção de compra esqueça. No segmento dos Hatchs, a família Corsa Hatch antiga foi descontinuada e o novo modelo Corsa Hatch nunca chegou a fazer o mesmo sucesso em relação aos seus concorrentes mais próximos (VW Pólo e Novo Ford Fiesta). Comprar um Corsa Hatch antigo, já descontinuado não seria um bom negócio.

# Ford Fiesta: a geração antiga do Ford Fiesta ainda convive com a nova geração em função de seu excelente motor (Zetec Rocam) e uma excelente relação de custo / benefício. O custo de seu seguro também é um dos mais baixos do mercado. Pode ser uma boa opção de compra, apesar de existir sempre aquela ressalva que poderá deixar de ser fabricada (geração antiga da família Fiesta) a qualquer momento. Como sua intenção de compra é para um veículo usado, esta “síndrome do vai sair de linha”, etc, etc, etc….

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

 

Agradecimento

Sinceramente, achei excelente!

A consultoria foi bem abrangente e completa.
Agradeço muito, pois foi grande e valiosa a contribuição deste site para a compra do meu primeiro carro.
Levem adiante este projeto, pois sem dúvida ele é muito útil para quem está interessado em automóveis.

Mais uma vez vocês estão de Parabéns.
Obrigada.

Eu tomei conhecimento desses serviços através do site de busca: GOOGLE
Contem comigo para divulgação deste projeto à amigos e parentes, será de grande utilidade para eles também.
Abraço!

Rosana