Pergunta

Estou pensando em trocar de carro, mas confesso que está dificíl a escolha, pois uma vez que vc tem um veículo importado, o padrão de qualidade..é outro, enfim, tenho pensado em compra um Peugeot 306 entre 99 a 2001 hatch, é um bom carro?

Alexandre Machado

Resposta

Caro Alexandre,

Com certeza os veículos importados apresentavam melhores índices de acabamento e qualidade quando comparados as nossas carroças (a definição não é minha e sim de um antigo presidente da republica) entretanto há uns cinco anos atrás o Brasil passou a representar um País produtor de vários veículos considerados veículos mundiais, ou seja, são fabricados em poucos lugares, representando uma maior produção (ganho de escala) e vendido em diversos mercados.

São exemplos destes carros mundiais:

# O nosso Golf Geração IV fabricado em São José dos Pinhais – Paraná é exportado com sucesso para os mercados americanos e canadense. É bem verdade que o Golf geração V para estes mercados será atendido num futuro próximo pela fábrica VW no México.

# A VW produz localmente a linha Polo e já exporta a versão Sedan para o mercado alemão.

# A VW do Brasil irá produzir a linha Fox atendendo a demanda interna, bem como outros mercados.

# A nova família Ford Fiesta representa um produto mundial, ou seja, muitos dos veículos fabricados em terras locais estarão rodando por outros mercados.

# A Citroen fabrica localmente o modelo C3, o mesmo produto que é vendido no mercado europeu.

# O mesmo raciocínio é valido para a Peugeot, considerando a linha Peugeot 206.

Todos os exemplos acima e muitos outros (GM Meriva, Citroen Picasso, Fiat Stilo, Renault Scenic, Honda Civic, Honda Fit, Toyota Corolla, Mitsubishi TR4, Nissan Frontier, etc, etc) valem para mostrar que saímos daquela condição de produtores de carroças para a manufatura de carros globalizados. Qualquer um desses modelos é tão bom quanto a sua intenção de compra.

Sua intenção de compra, inclusive pode ser usada com exemplo. O modelo Peugeot 306 foi substituído pelo modelo Peugeot 307. Este modelo Peugeot 307 é feito no País vizinho Argentina pois a estratégia do fabricante mostrou que o carro menor seria feito no Brasil (Peugeot 206) enquanto que o carro médio ((Peugeot 307) seria feito na Argentina. Como temos relações comerciais dentro do bloco Mercosul tanto faz fazer o carro aqui ou ali, que os impostos de importação não inviabilizam as estratégias comerciais dos fabricantes.

A linha Escort e agora a linha Focus da Ford oferecidas em nosso mercado, sempre foram “made in Argentina”.

Peugeot 306:

O carro é um modelo importado e sempre representará maiores preocupações no pós-venda (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada). O carro vendeu em poucas unidades, piorando ainda mais este cenário. O carro deixou de ser fabricado, ou seja, foi substituído pelo novo modelo Peugeot 307.

O modelo Peugeot 306 não é um veículo ruim mas por todos estes fatos acima apresentados e quando comparamos com as nossas novas opções de mercado de veículos na mesma categoria, acreditamos que uma opção “made in Brasil” seja um melhor negócio.

Talvez a relação de custo / benefício do veículo pretendido possa parecer um bom negócio, mas não se iluda. Parte deste bom preço de compra é em parte justificada pelo alto custo de se manter um importado. Faça uma cotação de preços daqueles itens considerados como consumíveis (filtros, pastilhas, correias, lâmpadas, escapamento, apólices de seguros, etc) em relação a um veículo nacional. Como o veículo pretendido não oferece, nada há mais, em relação aos nossos competidores locais, recomendaríamos a compra de um outro modelo nacional.

Ainda assim se você continuar com a sua intenção de compra, aqui vai uma tabela com algumas especificações técnicas do modelo pretendido.

Desejamos a você sucesso com o seu novo veículo, seja ele o Peugeot 306 ou outro qualquer.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento