Pergunta

Para os aficcionados por carro como eu e com certeza também para os leigos é sempre um lazer e eum prazer passear pela consultoria deste site extremamente profissional.

Baseado na confiança das informaçoes que vcs transmitem é que eu pergunto se já existem informações concretas sobre o novo Fiesta Sedan que deve ser lançado em pouco, para que eu possa verificar se vale a pena trocar o meu veículo por esse.

Desde já muito obrigado!

Sandro L. Cordeiro

Resposta

Caro Sandro,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto.

Em relação ao novo produto Ford (novo Ford Fiesta Sedan) já estamos avaliando as revistas e publicações especializadas (infelizmente as montadoras ainda não nos convidam para os testes de lançamentos) e a impressão inicial é muito boa, com destaques para os seguintes pontos:

#1) Este lançamento coloca a Ford a também oferecer o solução bi-combustível, uma promessa antiga da montadora e uma cobrança antiga de potencias Clientes que já consideravam tal oferta como um diferencial de mercado. Segundo a montadora a solução tardou a aparecer, mas em compensação está mais desenvolvida, ou seja, foi desenvolvida em cima de uma taxa de compressão para a solução álcool (12,3 : 1), representando maiores ganhos de potencia no motor 1.6. Somente como exemplo este motor fornece atualmente 95CV (solução a gasolina somente). Na solução bi-combustível a potencia sobe para 105,2CV quando roda somente com gasolina e para 111CV quando roda somente com álcool.

A Ford irá sempre usar tais diferencias para justificar o seu atraso no lançamento da solução.

A partir de agora toda a família Fiesta 1.6 (Hatch e Sedan) passa a contar com a solução bi-combustível. Para os motores 1.0 e 1.0 SuperCharger ainda não existem definições se será oferecido com tal solução bi-combustível.

#2) A Ford passa a oferecer no mercado dos Sedans pequenos um verdadeiro concorrente de peso. É mais do que sabido que o segmento dos Sedans pequenos representa um grande market share de nosso mercado e os concorrentes já fazem relativo sucesso neste. A GM com a sua linha Corsa Sedan, (antigo e novo) a Fiat com o recém lançado Fiat Siena, a Renault com o Renault Clio e a VW com o seu VW Pólo Sedan estão bem posicionadas. Faltava a Ford um produto com maior apelo de vendas. O modelo anterior carregava o “carma” de possuir o design da família anterior e mais do que isto, era um modelo importado que acaba afugentando potencias compradores. Agora este novo modelo é “made in Brasil” e deve repetir o mesmo sucesso de seu irmão mais velho o novo (já não tão novo) Fiesta Hatch.

#3) Design: a primeira vista o veículo me pareceu muito bonita. A traseira segue um pouco a linha de outro sedan da marca o recém modificado Ford Mondeo. O retrabalho de estilo feito neste veículo Mondeo foi maravilhoso e infelizmente o modelo não tem o sucesso de vendas que merece pois sendo importado passa a ser oferecido numa faixa de preços muito elevada. A adoção deste estilo de traseira no modelo Fiesta Sedan foi acertada por parte da montadora. A frente (até a coluna do para-brisa) o veículo é idêntica a versão Hatch que também tem um certo apelo de vendas, quando o assunto é design.

Acreditamos que o recém lançamento da Ford será um sucesso e permitirá um avança ainda maior da montadora que passa a atuar de verdade em um segmento (Sedans pequenos) onde apenas mantinha uma posição de oferta de produto, sem a necessária competitividade.

O cenário se repete quando valíamos a setor das picapes pequenas. O mesmo sempre foi dominado por Fiat Strada e VW Saveiro. A picape Corsa da GM e a picape Courier da Ford sempre venderam muito menos quando comparado a estes dois concorrentes. A GM já faz estragos com a sua recém lançada GM Montanha, cabendo ainda a Ford uma nova picape pequena derivada da linha novo linha Fiesta. Talvez este seja o próximo produto da montadora. Há quem diga que deve ser um novo veículo para atender aquele segmento de entrada (carros mais baratos). Infelizmente o nosso velho e conhecido Ford Ka já não faz aquele sucesso todo do momento de seu lançamento. Para quem quer uma maior participação de mercado precisa ter um produto altamente competitivo naquele mercado que ainda representa 55% dos novos carros vendidos (carros populares com motor 1.0).

Com este recém lançado Fiesta Sedan, um novo produto no segmento de entrada e outros projetos que com certeza estão guardados a sete chaves, veremos a Ford ocupando novamente as primeiras posições do mercado. Não seria justo para a Ford aquela que sempre foi a segunda montadora em volumes de vendas (cenário mundial) quase ser ultrapassada pela Renault em nosso mercado. Vale lembrar que em 2003 a Toyota vendeu mais veículos que a Ford passando a ocupar a segunda posição do ranking. Os japoneses em 10 anos querem estar no topo da lista. No Brasil a participação da Toyota atualmente chega a 3,34% (acumulado 2004 até julho). Em 2010 eles querem 10% do mercado local.

Nosso mercado está assim dividido (acumulado 2004 até julho):

1) Chevrolet: 24,68%
2) Fiat: 23,50%
3) VW: 22,57%
4) Ford: 10,90%
5) Renault: 3,90%
6) Honda: 3,54%
7) Toyota: 3,34%
8) Peugeot: 2,58%
9) Citroen: 1,45%
10) Mitsubishi: 1,36%
11) Mercedes-Benz: 0,57%
12) Nissan: 0,56%
13) Audi: 0,46%

Seu veículo atual é ainda muito novo, entretanto numa futura troca e se tencionar permanecer no segmento dos sedans pequenos, o novo Ford Fiesta Sedan terá que fazer parte de sua lista de possibilidades. Irá trazer trabalho para a concorrência.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caros Colegas,

Mais uma vez a resposta foi extremamente profissional, ainda que eu desejasse saber mais sobre dados específicos a cada modelo e motorização.

Entendo perfeitamente que por tratar-se de um modelo ainda fora do mercado fica bem mais difícil.
De qualquer forma a resposta foi excelente.

Obrigado!!

Tomei conhecimento deste site através de site de busca na internet.
Sandro