Pergunta

Nelson, gostei muito da consultoria na compra do meu primeiro carro, porém, existem outros pontos que eu não perguntei anteriormente.

Estamos em setembro, e eu não estou com tanta pressa de comprar o meu carro, desde que seja melhor esperar um pouco.

Ou seja, sempre tive dúvida com relação a melhor época para comprar um carro, seja ele novo ou semi- novo.
Por favor, me oriente (se baseando em outros anos) em que meses pode- se aproveitar melhores promoções. Penso em comprar meu carro em dezembro, pois talvez as concessionárias lancem alguma promoção.

Isto está certo???
Ou seria melhor esperar até janeiro, fevereiro, etc…?
E se a compra for de particular (não de concessionária), no final de ano é melhor ou não?
Tentei procurar esta resposta em outras consultorias, mas não me esclareceu muito bem.

Vocês poderiam me orientar direitinho, se devo comprar o carro (zero Km ou usado) em dezembro ou seria melhor esperar o ano de 2005?

Qual o melhor Mês??

Conto com vocês.
Muito obrigada.
E parabéns.
Falei deste site para meus amigos e todos acharam excelente!
Um abraço!

Rosana Gonçalvez

Resposta

 

Cara Rosana,

Historicamente nos últimos quatro últimos exercícios a briga pela primeira posição em número de vendas tem sido muito acirrada, pois a Fiat vendeu os três últimos, a VW jamais tinha perdido tal posição até acontecer este situação e em 2003, Fiat e GM disputaram palmo a palmo até o último instante. O que isto significou, Que tínhamos a todo o momento as chamadas mega promoções, mega feirões, feirões de fábrica, etc, etc.

Neste exercício de 2004 (até julho) a GM ocupa a primeira posição em vendas com 197.252 unidades emplacadas, contra 187.801 da Fiat. Em 2003 neste mesmo período a Fiat tinha 177.162, contra 176.220 da GM, ou seja, estavam bem mais próximas. Acredita-se que em função do cenário, portifólios das montadoras, intenção de manter os números das Empresas (resultado operacional) a Fiat não consiga bater a GM neste exercício. Estar na primeira posição em vendas sempre representa aquela estratégia comercial para o ano seguinte.

As promoções começam a aparecer quando os modelos do ano seguinte normalmente são lançados. Historicamente isto ocorria apenas no final do ano (tradicionalmente em outubro), entretanto de uns tempos para cá, os modelos 2005, as vezes já estão disponíveis no início de 2004. Basta o carro ser novo, ou com alguma alteração mais profunda que a montadora já o caracteriza como modelo do ano seguinte.

Ainda assim ao final do exercício você sempre encontrará algumas boas oportunidades para os veículos 2004 / 2004. Resta saber qual o último mês deste tipo de oferta, que dependendo do modelo pode acabar antes de dezembro.

Se você esperar para janeiro / fevereiro pode perder aquele apelo maior das brigas das montadoras. Tradicionalmente estes dois primeiros meses são fracos em volumes de vendas e teoricamente, voc~e potencial Clientes faria sucesso com sua intenção de compra. Ainda assim a industria também se prepara para este período menor de vendas, ou seja, concede férias coletivas aos seus funcionários ao final de ano, diminui os volumes de produção, realiza as paradas de fábrica necessárias, etc, etc. Acredito que ao final de ano, as possíveis promoções sejam melhores, quando comparados aos meses seguintes. Quantas estratégias comerciais são lançadas para você utilizar o sei u 13 salário na compra de seu novo veículo. A quantidade de dinheiro que entra em circulação no mercado por conta deste pagamento adicional é enorme e qualquer comerciante, seja ele de qualquer segmento busca parte de seu aumento de faturamento por conta deste suposto aumento de poder de compra.

Não acredito que particulares pensem de maneira estratégica para vender os seus veículos. Quando o fazem é porque estão precisando de dinheiro ou estão trocando de carros e precisam girar o seu patrimônio. Com certeza para o particular é mais fácil vender o mesmo ao final do ano, quando comparado ao início do ano seguinte. No caso de São Paulo, ainda tem o problema das taxas de licenciamento, ou seja, já no mês de janeiro vence a primeira (são três) parcela do IPVA, ou seja, se desfazer do veículo em dezembro, representa passar este conta para o novo proprietário. Este cenário é meio ilusório, mas bom negócio seria você pagar a taxa e usar o veículo durante aquele ano de pagamento. Se você vender um veículo ao final de março, você acabou pagando todos os tributos do mesmo e o novo comprador é que se beneficiará pelo pagamento já realizado.

Vamos nos falando,

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento