Pergunta

Olá, achei o site muito interessante, parabéns.

Estou pensando em comprar um subaru impreza sw 1998 e gostaria de saber:

1 – Se esse modelo é nacional ou importado;
2 – Os custos de manutenção e seguro;
3 – Se a mecânica desse carro é boa e sua potência.

Grato,

Ricardo.

Resposta

 

Caro Ricardo,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso projeto. Contamos com a sua contribuição divulgando o mesmo aos seus conhecidos. Estamos neste momento buscando uma profissionalização do projeto e um aumento de nossa audiência é sempre bem vindo.

Vejamos as suas considerações:

Subaru Impreza: nacional ou importado. É importante lembrar que estamos diante de um veículo genuinamente importado, ou seja, toda a linha Subaru oferecida em nosso mercado representa veículos importados, sendo a maioria deles fabricados no Japão.

Mecânica boa: uma informação importante que em parte atesta a qualidade da mecânica Subaru diz respeito a garantia de fábrica de seus veículos. Quando os mesmos foram ofertados em nosso País a montadora concedia garantia mecânica de 5 anos (a única do mercado a oferecer tal prazo), garantia contra corrosão perfurativa (aquela que vem de dentro para fora) de 25 anos (25 anos mesmo, não é erro nosso….) e garantia para os pneus de 100 mil km. Como os veículos possuem tração permanente nas quatro (o desgaste é menor e mais homogêneo) e eram configurados com pneus importados da marca Michelin, este tipo de oferta era possível.

Evidentemente todas estas garantias tinham como premissas avaliações constantes dentro das revendas autorizadas da marca, buscando também uma fidelização e relacionamentos com os Clientes durante o período de pós-venda.

Tudo isto, em parte, serve para mostrar a qualidade do produto Subaru. Historicamente as marcas japonesas (Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, entre outras) gozam de prestígio no mercado internacional de veículo e muito disto foi conseguido pela qualidade, robustez, baixo nível de problemas, confiabilidade de seus produtos. Particularmente até acredito que o produto Subaru esteja num nível acima deste outros produtos japoneses.

Subaru Impreza 98 SW: atualmente os veículos da linha Impreza representam o nosso de consumo de qualquer aficionados por carros, principalmente aqueles veículos da serie especial WRX que correspondem aos veículos de ruas, muito parecidos com aqueles bólidos de corridas utilizados nos Campeonato Mundial de Rally. A sua intenção de compra não diz respeito a este modelo, mas pertence a mesma família. Se você tiver oportunidade de ver um desses veículos pertencentes a este serie especial perceberá do que estamos falando.

Veículo importado: hoje você já é proprietário de um veículo importado e sabe bem o que isto representa em termos de atividades de pós-vendas (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). No seu caso a linha Renault Meganbe sempre vendeu em maior quantidade, quando comparado com a linha Subaru e os pontos de vendas e assistência técnica são infinitivamente em maiores números, ate porque a montadora francesa possui manufatura local e está no Brasil com outra estratégia de atuação e presença. Fabrica carros aqui para aumentar a sua participação mundial e os veículos aqui produzidos também serão exportados para outros mercados (América Latina entre outros).

A Subaru já tem uma estratégia diferente e recentemente até mudou a mesma, tentando posicionar os seus veículos numa categoria mais premium, ou seja, a partir de agora os seus veículos devem concorrer em qualidade, preço, performance, com as grandes marcas de prestígio do mercado mundial (BMW, Audi, Mercedes-Benz, Volvo, entre outras).

A nova Subaru Outback, baseada na família Legacy, com motor V6 deve custar mais de 250 mil reais, concorrendo diretamente com Audi All Road, Volvo XC70. Resta saber se a marca japonesa irá conseguir tal proeza, ou seja, aliar preço, performance, status, sonho de consumo. Aqueles veículos da serie WRX já conseguem em parte deste sucesso. Ainda assim estão posicionados numa faixa mais acessível, ou seja, custam algo próximo de R$ 130 mil reais. Vejas os candidatos de peso quando subimos para a faixa de R$ 250 mil reais.

Seguro: além de importado o mesmo já deixou de ser oferecido, pelo menos na sua intenção de compra, ou seja, a família Impreza atual é um pouco diferente do modelo pretendido. Veículo fora de produção e importado representam fortes argumentos para as Seguradoras, taxarem suas apólices de seguros. Em parte p cenário é até justificado, pois um reparo sempre será mais difícil e mais oneroso. Isto pode comprometer (aumentar) um pouco os custos de sua apólice de seguros. Em termos de sinistralidade, como o modelo vendeu pouco e não deve ter um alto índice de roubo, estes itens podem ser favorecidos na mensuração dos custos da apólice, ou seja, aqueles custos referentes a índices de roubos e sinistralidade devem ser menores, quando comparados com aqueles veículos mais visados (ex. VW Gol, VW Golf,, picapes, veículos a diesel, etc, etc).

Recomendamos uma cotação prévia junto ao seu corretor de confiança, antes do fechamento do seu negócio.

Especificações técnicas (os números dizem respeito a versão Sedan, mas servem como base a sua intenção de compra):

Motor: 4 cilindros, opostos dois a dois, (boxer), dianteiro, gasolina, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica multpoint

Cilindrada: 1.994 cm3
Potência: 115 CV a 5.600 rpm
Torque: 17,6 kgfm a 4.000 rpm
Suspensão dianteira: Tipo McPherson, independente, amortecedores telescópicos hidráulicos, e molas helicoidais
Suspensão traseira: Tipo Dual Link, independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos
Freios dianteiros: a disco
Freios traseiros: a tambor
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,92 seg
Retomada de 40 a 80 km/h: 13,8 seg
Velocidade máxima: 188,8 km/h
Frenagem: de 80 km/h a 0: 29,1 m
Consumo médio: 10,37 km/l
Consumo cidade: 8,90 km/l
Nível de ruído (média): 65,08 dB(A)

Fonte das especificações técnicas: Revista Quatro Rodas, edição 444 – julho / 1997

Caro Ricardo, como potencial comprador de um veículo Subaru, não deixe de ler uma outra consultoria já publicada em nosso homepage (canal: consultorias / assunto: Subaru Usado Comprar ??? / id: 456 / data: 28/07/2004). A mesma tarz informações importantes a sua pessoa.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento